Friday, January 30, 2015

Crise News: Pior Janeiro Da Historia De Importadores De Vinho

Quem me garantiu essa foi um fofoqueiro de mercado com bom transito as importadoras. Com queima, sem queima, e-mails e tudo mais nao houve o que levantasse as vendas.

De novo: So ficarao de pe as muito grandes e os bem pequeninos. O resto da cambada vai dancar.




Apos O Natal Vem O Fechamento Das Portas

No meio de uma recessao e de uma das piores crises no jovem mercado do vinho (sao poucos anos para ja algumas crises, pense nisso), mais uma casa de vinhos bateu as garrafas em SP. Foram 3 em Janeiro, que eu saiba.

Dessa vez foi uma que ja teve socio ate ''famoso'', na avenida europa.

Estamos numa crise historica e a correcao em precos e custos mal comecou. Com alugueis de pontos custando 40% do faturamento como alguem consegue se manter em pe vendendo vinho? Melhor dizer tentando vender vinho.






Em Banania Um Pouco De Sucesso Igual A Aumento De Preco

Oferta x procura ditam muito das nossas vidas. Pode ser nas amizades, petroleo, empregos, disponibilidade de agua, energia...

Agua ''mineral'' em galao esta bem mais cara que em 2013. Oferta x procura.

No mundo do vinho o mesmo acontece. Para a turma que tem uma procura modesta mesmo  para vinhos fantasticos nao ha como praticar precos alem daquilo que o mercado vai pagar. 

O fato de um vinho levemente desconhecido ser considerado por algum critico como excepcional ja o torna mais caro. Produtor sobe o preco, as pessoas continuam a compra-lo e a vida continua assim desde que a demanda continue em alta.

Recentemente eu elogiei uma cervejaria nacional (eu estava certo, eles sao bons mesmo) e fiquei ate contente com os precos justos cobrados pelas garrafas.

Pouco tempo depois da obtencao do sucesso e reconhecimento as cervejas ja estao no minimo 50% mais caras em qualquer lugar. Falo da Wals.

Falei com pessoas de conhecimento nao muito alem do comercio deles, mas nao me deram explicacao para os aumentos a nao ser que houve aumento apos a onda de premios que levaram. E me disseram que as vendas (demanda) sofreu queda legal apos os aumentos.

Lame.

Friday, January 23, 2015

O Bananal E A Falta De Agua. 100 Anos De Atraso. Ou Mais

Jornais de SP noticiam que agricultores do cinturao verde vao ter que subir os precos das verduras deliciosas que produzem por conta da falta de agua.

Nada mais justo.

Nada mais atrasado tambem.

Africa, Asia do primeiro mundo (JP e KO), America do Norte, Israel e cercanias ha decadas produzem produtos melhores com muito, mas muito menos agua.

Ate quando nosso agricultor vai ficar de joelho na terra de sol a sol, captando agua de rios poluidos para producao de alimentos?









Monday, January 19, 2015

Produtos De Nicho

Uma expressao bonitinha que sempre leio e ouco he a dita ''produto de nicho''. Como consumidor eu acho uma delicia ver UMA garrafa de vinho feito no Tirol e importada para ca. 

Como importador eu sofro junto do infeliz que esta trazendo vinhos da suica -- vinhos denomidados 'de nicho'. Caso alguem esteve de coma semana passada e perdeu o que o banco central suico fez com o franco suico, eu sugiro uma lida na acao, na reacao e nos desdobramentos da mudanca de politica cambial. Paul Krugman explica como muita facilidade e didatica o que ocorreu e ocorrera.

Ja imaginou que delicia deve estar a importacao de vinhos e produtos da Suica agora? Eu ja.

Aguardem os novos precos de chocolates, queijos, cafes....canivetes.

Hora boa para trazer o dinheiro escondido de la, no entanto....

Friday, January 16, 2015

40 Anos De Copersucar. Tempo Passa

Essa semana completa-se 40 anos que o primeiro Copersucar (depois virou equipe Fittipaldi) estreou oficialmente nas pistas.

Muita coisa ja se escreveu e se falou sobre a aventura dos irmaos, como de habito no bananal. Muita gente se achou no direito (se acha) de opinar sobre o que fizeram, deveriam ter feito, desvios, ditadura, ba ba ba ba.

Para mim como empresario (ate quando?) o que importa he a historia que esses dois deixaram e aparentemente ninguem aproveitou. 

Ousadia, risk taking, boldness, cara de pau, coragem, assertividade.... de montar uma equipe brasileira de F-1 no Brasil.

Conseguiram feitos que muitas equipes jamais sonhariam entre eles 3 podiums. Rato inclusive teria sido campeao uma ou mais vezes pois estava no auge da forma durante a epoca que saiu da McLaren. Pena para a carreira dele, mas ao menos teve a decencia de tentar, de fazer. 

Jamais vou me encontrar com o Rato ou com o irmao dele, mas fica aqui um parabens virtual pela data e deixo a mensagem que se estivessem na Finlandia teriam comemorado a derrota com um espumante.

Finlandes comemora derrotas empresariais pois sabe da importancia delas. Talvez a diferanca seja que la eles aprendem com os percalcos.

Abaixo o fantastico F5-a que chegou em segundo no RJ em 1978.

PS: Um futuro campeao mundial dirigiu para eles (um ano apos sair da Fittipaldi Keke foi campeao) e 2 dos melhores designers da historia tambem trabalharam la. 




Tentando De Tudo.

Recebo simpático email de vinícola rio grandense que me quer "dar" 4 taças de acrílico para cada caixa de vinho comprada.

Tentativa valida, faz parte do negocio, e por ai vai, mas para mim deixa uma mensagem de "estamos desesperados". 

Passo na oferta das taças, vou esperar a próxima com oferta de assinatura de casa claudia. Ou até capricho.






Thursday, January 15, 2015

Orgulho Paulista

Sao Paulo he um lugar sempre a frente do restante do bananal: Aqui ha restricao hidrica enquanto em outros lugares ha seca, falta de agua.

PS: A eletropaulo vai indenizar os milhares de negocios que estao no prejuizo por falta de energia?


Monday, January 12, 2015

Dietas Detox E Os Ignorantes

Ha tempos que digo que meu mantra he ''fazer o contrario do que dizem e fazem artistas de novela, cinema e similares". Qualquer coisa, sempre, vou no contra dessa turma. 

Uma desgraca carregada de ignorancia virou moda recentemente. Gente que esta em qualquer website de fofoca falando que ''eu nao vi-vo sem um suco de-tox" todos os dias, faz um disservico incrivel aos mais ignorantes.

Aprendi isso quando li que em Hollywood nao era cool e eco-friendly quem nao tivesse carro hibrido, isso la nos 2000. Gas guzzler beast quem nao tivesse um prius da vida.

Eles tinham que estar errados, e estao! Carro hibrido pode ser o maior poluidor do mundo dentre todos os carros dependendo da fonte que produz eletricidade. Duvida?

Aqui o link do estado traduzido sobre DETOX. A moda dos tontos. 


http://vida-estilo.estadao.com.br/noticias/bem-estar,nao-seja-tolo-dietas-detox-no-ano-novo-sao-perda-de-tempo,1617219

Chutando O Balde: Franquias

Li no fim de semana ja distante que ha franquias de sorvetes ''mexicanos'' (sic) feitos no interior de S. Paulo que a taxa de franquia ja passou dos R$ 120,000 (and up!!)

Tambem ha gente do bem escolhendo franqueado para os food-carro/truck/kombi ja batendo na taxa de franquia dos R$ 200,000.

Ninguem que gasta um $$ desses faz conta?

O empresario brasileiro he muito doidao para aventuras sem historia, fundamentos. Muita ''fe'' e ''emocao''. 

Friday, January 9, 2015

Valores E Pesos E Medidas (Com UPDATE)

Pensamentos aleatorios... enquanto grande parte do mundo ocidental se choca com os eventos na Franca (e comemoremos a morte daqueles lixos terroristas) nem 2 segundos de cobertura foi destinado a Nigeria onde os simpaticos terroristas do Boko Haram mataram milhares de pessoas inocentes essa semana. Pessoas que nasceram e morreram sem saber do porque terem vindo ao mundo. Criancas inclusive.

A diferenca? Talvez porque na Nigeria nao exista queijo, vinho, torre, etc etc. Acho. 

No link noticia de hoje, sabado. E ninguem dara importancia... http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2015/01/10/menina-bomba-mata-ao-menos-20-pessoas-em-atentado-na-nigeria.htm

A screen grab from a video released by Boko Haram, showing its leader Abubakar Shekau delivering a speech - 31 October 2014

Dica Cultural: Das Melhores

Para quem pode assistir ao vivo (voces dos USA, Canada e EUR), HBO Real Time with Bill Maher nessa sexta-feira. Um convidado especial estara la e depois da palhacada daquelas imbecis em Paris o programa deve ser um dos melhores de todos, ainda que o nivel do programa seja tao alto constantamente e seja dificil melhora-lo.

No Bananal o programa passa na HBO signature sabado, domingo e nao sei mais quando.

Nao perca.

Thursday, January 8, 2015

O Bom Velhinho Me Deu Uma Cafeteira Nespresso. Avaliacao

Achei uma tribo que sabe menos ainda do que bebedor de vinho, mas adora posar de expert em algo: os bebedores de nespresso. Basta ir a uma loja boutique (argh) --(fui no higienopolis) para fazer o teste dos 9.

Com grande atraso acabei adquirindo uma maquina e la fui testar as capsulas de ''boas vindas''.

Os cafes nao sao ruins, mas tambem nao sao tao bons. Nao da para querer milagre pagando entre 1.60 a 2.00 reais uma capsula.

O negocio he meramente pratico, rapido, e a prova de idiota, mas fiquei com uma baita impressao que os cafes sao todos muito parecidos. Ou entao eu sou um tapir para cafe. 

De 0 a 10 a aventura leva um 6.0, mas quando eu tiver minha maquina profissional no meu cafe eu nao vou fazer tanta questan de ver nespresso na frente novamente.

E claro que a crema feita pela maquina ao vivo (mesmo la na loja) fica longe daquela dos comerciais. Um pouco rala e sempre de cor leve. 

Enquanto essas maquinas de capsulas e saches estiverem disponiveis em qualquer lugar as pessoas nao aprenderao a desenvolver gosto para coisas melhores. Mas parece que nao estao muito preocupados com isso.


Andiamo.

Cafe "Salva" Serena Williams. Sera Que Salvaria A Numero 200 Do Mundo?

Conversa que certamente agradou os que gostam de cafe. Eu sou fanatico por cafe, mais ate que vinho ultimamente. Mas tambem disputo os poderes milagrosos e lendarios da bebida....a nao ser quando bebo depois das 5 da tarde.

Read on. http://esportes.terra.com.br/serena-williams-toma-cafe-apos-levar-60-e-consegue-virada,9221a7883b9ba410VgnCLD200000b2bf46d0RCRD.html

Monday, January 5, 2015

Uma Foto Que Vale Algumas Lagrimas

Essa foto foi tirada durante um arrastao na subida da serra de Santos. Feliz ano.

Pior que uma semana depois (quando nao ha mortes) as pessoas se esquecem e levam a vida... como se isso fosse a normalidade.

Assaltante aponta arma para motorista na Imigrantes

2014



Ano passado foi o ano que por conta do dinheiro mais curto definitivamente colocou-se na cabeca das pessoas que nao precisam tomar meia garrafa de vinho todos os dias, cozinhar com azeite premio, comer com azeite trufado (horrivel que custa mais de R$ 80 por 50 ml), beber toda semana cerveja gourmet, comer caviar em pasta, comer queijo serra da estrela (R$ 220/kg).... em suma, foi o ano que perdemos muito do progresso que havia sido feito tem termos de ''educacao'' do consumidor.

Foram cortadas as compras em volume e em ticket medio e ai que mora o perigo; o tiozinho que achava que somente vinho de R$ 100.00 prestava (oh o ego) viu que ha boas alternativas a R$ 60.00.

Lamento pela involucao do azeite pois esse sim he um produto que oferece saude, cultura. Em pequenas doses nem faz tanto estrago na cintura.

Eu prevejo que somente na proxima geracao (que esta fora da onda ''gourmet'') havera uma recuperacao desse mercado. 

Enquanto isso em breve vai ter vinho sobrando no RGS, cerveja ''gourmet'' sendo produzida de cargueiro.



Friday, January 2, 2015

Lista Dos Melhores Vinhos Do Ano: Pensar Ofende

Li recemente a lista de melhores vinhos do ano publicada pela revista adega (ta no site do uol). 

Para que servem essas listas na maneira como sao feitas?

Eu tive nitida impressao que foi uma lista feita com metodologia meio.... nao definida. Se os vinhos que estao ali sao os 100 melhores do ano eu gostaria tambem de ver os 400 melhores vinhos e saber o criterio que colocou o vinho 167 colocado ali e nao em 150 ou em 399 lugar.

Preguica, uma obrigacao de escrever ou publicar qualquer coisa, pessoas despreparadas, falta de criterios bem definidos (os criterios podem ser ruins, mas tem que haver algo), essas sao as impressoes que me dao essas listas.

Outra colza; e o numero excessivo de rotulos que pertecem a poucas importadoras? Por que nao ha importadoras deconhecidas do grande publico? 

Que tal publicar uma lista com as melhores novas importadoras todo ano? Best newcomers, para os que adoram escrever em ingles.

Eu nao tenho nenhuma simpatia por uma importadora chamada mistral. Mas eu garanto que no catalogo da mistral ha no minimo 100 vinhos melhores (ate pelo preco) que os vinhos que ali estao. Ate mesmo a subsidiaria da mistral (vinci) conseguiria emplacar uns 50 vinhos ali.

Parece que ninguem melhora conforme o tempo passa. Todos desse setor continuam sendo a mesma coisa que eram ha 20 anos.

Ou vai ver estou puto porque tenho uma pilha de boletos para pagar hoje. 


Dica Cultural

Para comecar bem um ano que todos ja receiam: A era do ressentimento. Otimo livro do otimo L. F. Ponde. Ler esse livro apresenta muitos bonuses, entre eles descobrir mais autores que sao indicados pelo autor.