Friday, February 27, 2015

Um Otimo Cafe Perto De Qualquer Um

Alem das viagens com minhas secretarias loiras gemeas um dos grandes prazeres que tenho na vida he a busca de otimos cafes com precos decentes. Geralmente trago cafe em viagens ou alguem pega para mim alguma coisa especial no wholefoods (pobrema he o preco).

Recentemente dei de cara com um cafe que me agradou bastante a ponto de ate desprezar por algum tempo cafes extrangeiros. 

Esse vem de MG e se chama Astro. Antes so existia em highbrow cafes, mas agora pode ser encontrado nos extras e pao de acucar da vida. 

Alias, o grupo P.A tem tudo para F com a venda nos cafes pois os precos nos supers estao bem mais baixo que nos cafes.

Comprei, degustei e aprovei o astro bourbon amarelo. Show de chocolate, caramelo. Torra perfeita, nem leve nem pesada.

R$ 13.00 por 250g. Fiz no coador e no aeropress (aqui ficou bem melhor).


Tuesday, February 24, 2015

Pensamentos Aleatorios

Palavras como "releitura", "vinhos", "remetem" nao deveriam jamais serem usadas em uma mesma incarnação, quanto mais numa mesma sentença.

Passo.




Monday, February 23, 2015

Complete A Frase Que Falta

Faltou escrever o que ela estava dizendo na hora. Voce sabe?

A frase mais criativa ganhara 2 tickets para o parque da xuxa.

Lavo Jato E Nos

Voce sabe como faz para vender vinho em grande parte dos restaurantes, websites e alguns emporios grandes no Bananal? Voce descobre quem manda na compra e quem vende os vinhos e se querem ganhar uma rolha por fora como incentivo.

Ha quem nao se preocupe com isso, mas eu fico realmente de saquinho cheio com a rolha PF.

Mas ainda ha coisas piores; como o sommerdier (expressao feliz criada e divulgada pelos pestes brasilienses) rolheiro que fica falando mal de politico. 

Cacete, o cara esta ganhando dinheiro sujo e ainda tem a cara santa de falar mal de corruptos e corruptores?

Nem tudo esta perdido no entanto. Ha ainda grupos dirigidos por gente seria onde o sommerdier rolheiro ganha de presente um pe na bunda quando descobrem os esquemas do palhaco (ou palhaca). 

Como saber quem sao os serios? Para voce que he de fora do ramo eu digo que uma boa pista esta na longevidade da empresa. Onde donos e funcionarios nao sao serios nao ha malandragem que sustente uma empresa por muito tempo.



Perguntar Ilumina O Dia

Voce tem ideia do tanto de gente que esta indo para a fila do seguro desemprego nas importadoras? 

Agora estao descobrindo que ate ''diretor comercial'' (ou equivalente) pode ser substituido por alguem que custa 20% do salario do cara. E pior para a ''diretoria'' que os resultados nas vendas devem ficar na mesma. 

Se alguem leu a parte de economia do Estadao ontem sobre as montadoras de auto e caminhoes e (oh, coitadas) que estao passando, garanto que o cenario no mundo do vinho nao nada melhor que aquilo.





Friday, February 20, 2015

A Impaciencia: Como Podemos Destruir Uma Civilizacao E Ainda Ficarmos Sem Bons Vinhos

Alguem que vem dar uma espiada aqui sabe que ha tempos critico o pensamento moderno de rapido consumo, falta de paciencia (e tudo que isso acarreta), falta de planejamento a longo prazo and so on.

O caso do vinho me parece emblematico e muito representativo da sociedade atual; para que esperar miseros 5 anos? Eu quero tomar esse vinho agora!

Hoje ao ler o artigo do financial times sobre tecnologia e os maleficios a medio/longo prazo para nos me lembrei novamente dos nossos amigos apressados (que perdem a chance de tomar algo bem mais gostoso enquanto vendem e compram acoes com prejuizo e sem necessidade).

Quem nunca foi apressado que queime a primeira biblia, mas nao se pode dizer que nao temos chances de corrigir habitos burros.

Nao percam a chance de ler esse artigo. Pode valer muito ou pouco patrimonio la na frente, alem de garantir que vao tomar vinhos melhores tambem.

http://www.ft.com/intl/cms/s/0/8c868a98-b821-11e4-b6a5-00144feab7de.html#axzz3SHWONIGU

Thursday, February 19, 2015

Fala, Mrs. Robinson

Do paladar (estadao) de hoje: Jancis Robison sobre os vinhos argentinos atuais consumidos na velha e otima Inglaterra:

Menos pontos, mais leveza. Mais que os vinhos, quem se destacou foi a britância Jancis Robinson, no seminário paralelo ao evento. E as palavras dela foram um balde de água fria: Jancis falou sobre a menor importância que os britânicos têm dado a pontuação dos vinhos, criticou o excesso de concentração e peso dos vinhos argentinos – e voltou a reclamar das garrafas excessivamente pesadas.

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Interessante, parece que ha mesmo um movimento contra os excessos que tanto temos combatido nos vinhos (principalmente) do novo mundo: Geleia de fruta, madeira, madeira, garrafas pesadas (e anti-ecologicas), excesso de materia seca, excesso de alcool.


Vinho Natural, Trafico De Drogas, Corantes, Tudo Junto. Otimo Artigo

Bem acima da media foi esse artigo do valor de hoje pelo afamado J. Lucki. Leia com tempo e atencao.

http://www.valor.com.br/cultura/3915162/vinhos-naturais-discurso-bonito-mas-impreciso




Wednesday, February 18, 2015

A Entrevista Do Ano

Voce tem empresa no pais? Gosta do tema food truck? Esta contente com os rumos do pais? Veja essa brilhante entrevista. Sao so 2 minutos muito bem aproveitados do seu tempo.

http://www.youtube.com/watch?v=FVrY2HnUhl8



Saturday, February 14, 2015

Valmarino Cab Franc 2012. Bom, Honesto, Mas Esperava Mais

A safra de 2012 na serra gaucha foi laureada por todos como a melhor desde 2005. Ja sabendo que algumas vinicolas tiveram uma bela chance de redencao em relacao aos vinhos tintos comecei minha saga eno-degustativa com os vinhos que consigo dessa safra da referida regiao.

Conheco Valmarino ha tempos e dificilmente me decepciono com os vinhos deles, mas quando as expectativas sao altas .....

Voce pensa nisso...

E leva isso (meia sola "meio" parecida com a outra, vale uma meia hora numa ilha deserta) 

O vinho he bom e vale os R$ 60.00 (preço SP), honesto, bem feito. Mas nao da vontade de compra-lo novamente. E tem aquele aroma que TODOS OS VINHOS da serra tem. Ainda nao sei de onde vem aquele aroma que nao identifico...mas é unico.

Bom vinho, experimente-lho e toque a vida para frente.

Friday, February 13, 2015

Wednesday, February 11, 2015

Ambev Compra Mais Uma "Artesanal"

Dessa vez a comprada foi a Wals (ja mencionada aqui algumas vezes) e a brasil kirin ja avisou que esta de olho em outras tambem.

Conforme bem comentado por um vivente atento, as grandes cervejarias (que fazem cervejas mirins) ja estao nesse mercado ha tempos. 

Em breve vamos todos fazer cerveja nas banheiras em casa. Nao vai haver mais nenhuma cervejaria artesanal de verdade. Ou alguem acredita que manterao a qualidade intacta?

Colorado resiste ate quando?



Tuesday, February 10, 2015

Dica Cultural.

Otimo livro escrito ha decadas, mas so agora chegou a minha biblioteca virtual. Baseado fortemente em fatos reais ( fatos reais da pleonasmo???). Page turner, thriller. 

Tudo que tem WWII e Alemanha me interessa. Esta com bom preço no kindle da amazon brasil (sempre melhor de preço que a amazon mother ship).

http://www.amazon.com/Every-Man-Dies-Alone-Novel/dp/1935554042




Monday, February 9, 2015

O Consumidor Tem Sempre Que Se FOD%&*$.

Tem mesmo?

Leio comentarios que sempre dizem a mesma coisa; consumidores (aqui no caso de vinho) sempre ultrajados por conta das importadoras e lojas predadoras. Um outro dia escreveu que o consumidor sempre se fode no final.

Mas precisa ser sempre assim?Nao ha escapatoria?



Eu acho que quem diz isso esta um pouco fraco da cabeca ou tem preguica pura. 



Quando falamos de vinho, nao estamos diante de um produto com inelasticidade absoluta, ao contrario, ha substitutos a altura e nao ha desculpa para nao buscarmos marcas, produtores, importadores e lojistas com bons precos, promocoes verdadeiras, e afins.

Nem precisa gastar gasolina. Internet da tudo hoje quase de graca.

Como importador eu poderia falar ''eu sempre me fodo'' afinal eu pago pelo vinho na origem, pago transporte, pago armazenagem, pago transporte interno, pago despachantes, sindicatos, marinha, pago os impostos, e as vezes em ultimo recurso vai uma caixa de doughnuts para um fiscal que jamais conhecerei. E ainda passam recibo!

Ainda corro o risco cambial, de calote, de economia estagnada, de processo trabalhista, de roubo de carga (as vezes ate socio mete a mao no estoque) e por ai vai.

Dessa palhacada toda que pago eu so nao escapo de uma: os impostos. Ate poderia escapar via meia-nota (mais conhecido como subfaturamento, mas dai la para frente haja confusao, to fora).



Sempre que nao estou satisfeito com os outros itens da cesta eu pesquiso, barganho, escolho outros para suprir os produtos, os servicos.

O baltic dry index esta muito muito muito baixo no momento (isso he grave na minha concepcao economica junior). Meu transportador tem que se virar e me dar um preco melhor para o transporte. Caso contrario mando o cara passear.

Quem tem que se F@#%* sempre sao os gersons de plantao, do comeco ao fim da cadeia. E quem vai F@$%@ os gersons somos nos, consumidores. So parar de reclamar e boicotar o cretino que nos explora.

Agora se seu esporte favorito he falar ''que na Banania os consumidores so se F'', ai sua vidinha vai continuar na mesma.

Aja. Ja. Boicote, divulgue. Acabe com os gersons e depois nao diga que sempre se f.




Eric Asimov Concorda Comigo: Va De Langhe

Em Banania os precos dos bons, medios e pessimos barolo e barbaresco fazem com que muita gente nao ouse comprar e/ou tomar esses vinhos no dinheiro proprio.

Acho que ja escrevi aqui, em vez de barolo e barbaresco ha uma otima opcao (tipo divisao A2) piemontesa:

Langhe. Nebbiolo na veia.

Como eu nao sou credenciado nem tenho competencia para falar nisso, fique com a coluna do Eric Asimov no NYTimes que ele da o recado:

http://www.nytimes.com/2015/02/04/dining/wine-school-langhe-nebbiolo.html?ref=dining&_r=0




Wednesday, February 4, 2015

Alternativa News. Nem So De Vinho Vive O Homem

Os mais antigos vao se lembrar ha um bom tempo as importadoras de vinho traziam quase tudo que fosse liquido potavel.

Whiskey, vodka, gin, etc etc. Ate entao as gloriosas multinacionais nao estavam no pais e nao se importavam em nao participar diretamente do mercado aqui.

Agora com o mercado do vinho em queda livre e sem resistencia do ar algumas  varias importadoras tradicionais outrora 100% vinho estao investindo em bebidas alternativas ao vinho.

Ao contrario de cerveja pelo menos as bebidas quentes nao tem data para expirar. Por que nao dar uma testada e ver o que acontece?

Uma certeza: Como esta nao pode ficar. 

Ate o tal mercado de vinho retomar o ritmo de antes sera tarde demais.