Friday, July 31, 2015

O Fim Das Esperancas. Levantar Acampamento E Pick The Mule.

Quando me levaram de volta ao Brasil peguei os anos Llulla quando parecia aos estrangeiros (principalmente europeus) que o Bananal viraria a 5 potencia economica do mundo, falariam 6 idiomas no pais, e dinheiro seria mais comum que arrastao em praias. Um presidente que foi indicado ao nobel, uma moeda forte, uma potencia em minerios e producao de comida. O que poderia dar errado?

Sempre considerei qualquer um que seja de um pais civilizado um doido ou incauto ou muito inocente mesmo por escolher o Br para morar. Dizia isso a toneladas de europeus (que me achavam louco ou rude) e ate mesmo aos americanos do corn belt onde morei. Brazil is the future, now! diziam. Brazil is the next big thing, this time for real. "This time". Para eles USA era passado e Br o futuro (for fuck's sakes, como podiam dizer isso?).

Vivi o suficiente para testemunhar um mol deles indo embora para casa sabendo que a vida passa bem sem caipirinha, samba, bikini pequeno, sol o ano todo, arrastao, dificuldades graves para se ter uma empresa, saude debil para quem nao tem um seguro de saude corporativo, impostos escandinavos, governos incapazes, imoveis, pesados e caros. 

Que sejam felizes na europa. 



Thursday, July 30, 2015

Boa Noticia News. They're Back!

Quem diria que alem de pagar minhas contas a amazon ainda faz isso de bom?

http://www.amazon.co.uk/b?ie=UTF8&node=7124555031

Screw BBC, right in their ears.


Criatividade Agressiva Das Empresas De Venda Online

Uma nova tatica, fiquei bem surpreso pela ousadia. Seria reflexo de desespero? Sera isso legal?

Recebi email de empresa que vende vinhos online. O email ja envia um link para eu registrar senha e comecar a comprar. Vem ate com desconto de 5% para comprar saca rolha. 

"prezado joao precisa ativar sua conta antes de comecar a fazer suas compras. ative sua senha agora mesmo, etc etc''.

Bravo.


Tuesday, July 28, 2015

Frase Do Ano (Ate Aqui). Dilma, Ninguem Segura Essa

So essa jumentice valeria um impeachment.

No encerramento de seu discurso durante o lançamento do programa Pronatec Jovem Aprendiz na Micro e Pequena Empresa, nesta terça-feira, a presidente Dilma Rousseff afirmou: "Não vamos colocar uma meta, deixaremos em aberto e, quando atingirmos ela, nós dobraremos a meta".

Pequenos Vinhos, Grandes Precos

Ha tempos digo que vinhos vendidos ou produzidos em grandes quantidades tem problemas. E quem vende vinhos em grandes quantidades? As importadoras mais tradicionais do mercado, alem de supermercados.

As mesmas que ainda nao perceberam que ha mudancas sensacionais e dramaticas em curso AGORA.

Essa semana que passou fui agraciado com uma degustacao de CHIANTI CLASSICO. Havia um campeao de vendas ali que esta com problemas. Custa bem mais do que vale. Um vinho humilde, mais ou menos bem feito. Quase um vinho de mesa na Italia. Mas aqui em Banania ainda tem muitos fans. 

Ate quando esse vinho sera adquirido por tontos de plantao ? Se os consumidores tivessem mais parametros (vao ter) esse vinho deveria mofar nas prateleiras.

Feito pela gloriosa Marchese Antinori, marca que cobra carrrrrrrro pelo ''prazer'' de degustar uma joia tao rara quanto uma sauva no cerrado mineiro.

Depois dizem que deus nao ajuda, a dilma faz nao sei o que, etc. 

Um vinho desses nao pode custar mais que R$ 80.00, nao importa (sem trocadilho) que saia caro na origem (ele sai mais caro da cantina do que vale).

Peppoli. Nunca mais.

Invasao De Sommerdiers Avanca Alem Do Suportavel

Lojas da rede 7 eleven de bairros ou regioes upscale ja dispoem de um sommerlier. Artigo no LA Times da semana passada conta sobre a explosao (no mau sentido) de escolas para somms por toda California.

Ja nao he mais possivel comprar um vinho de USD 2.99 sem poder contar com a inestimavel ajuda de um sommerdier. 



 I just can't it take anymore.

Saturday, July 25, 2015

Mais Cambios Historicos Em Curso Agora No Vinho

Gotas do liquido precioso aleatorias:

Lava jato ja faz estrago no mundo do vinho tambem. Clientes dos mais diversos tinham contato ou afazeres junto as empreiteiras e construtoras. Castelo de areia ruiu, cairam todos juntos. Inclusive as vendas.

Demorara MUITO TEMPO para as empresas grandes apresentarem o mesmo portafolio (esp) de antes. Sera dada prioridade somente aquilo que vende mais. Vinhos de regioes raras, diferentes, de paises exoticos ficarao la para tras. 

Guarde o catalogo 2014 de uma importadora grande e compare com o mesmo de 2016. Depois me cobra. Adeus aquela lista telefonica com tanta coisa que era mais para imagem. 

Dollar e euro caros??? Tem que haver solucoes. 

  • Uma delas he trocar de fornecedor. 



  • Segunda solucao: Em alguns casos HA ESPACO PARA DIMINUIR MARGENS. Ha vinhos no mercado que nao valem 50% do que custam. Alem do custo brasil ter que vir abaixo, tambem temos que ter em consideracao outros custos. Tudo que estiver fora da realidade tem que se ajustar mais cedo ou mais cedo.

  • Terceira solucao: O aumento do subfaturamento. Nao tenham duvidas, muita gente vai arriscar e pagar em cash boa parte da compra. Deve ter um monte de neguinho de novo viajando com montes de euros na cueca.
E mais uma vez falo do varejo: De dar do (substantivo MASCULINO). 

Por ultimo uma boa noticia: Essa forte correcao vai selecionar mais uma vez os que tem mais BALA para aguentar pancada e os mais espertos. Tem muita gente que poe vendedora gostosinha e burra para vender que nao tem a minima ideia do que vende. Tenho exemplos diarios disso. Quem for bom ou esperto (ou malandro), vai ficar no mercado. Para que ficar nao sei, mas vai ficar.




Wednesday, July 22, 2015

Fim De Capitulo.

Missao comprida e cumprida. Desde o comeco tive como objetivo aprender, conhecer, trocar informacoes e com alguma sorte conhecer algumas pessoas legais. Consegui tudo isso.

Pessoal mais chegado aqui ja deve saber que ha tempos buscava picar a mula do mundo do vinho e do pais.

Pois bem, o foco do blog saira bem do eixo do mal do vinho e nao sei ainda o que faço com isso. Talvez publique piadas de portugues, sei la.

Por enquanto deixo esse artigo que nao sei se deixa os pessimistas contentes ou os otimistas tristes. Na duvida, pica a mula do pais.

Da veja.com:

21/07/2015
 às 6:32 \ EconomiaMercado de ideias

O ‘paper’ sobre economia que está chocando quem o lê

É bem pior do que você imagina.
Um artigo de nove páginas escrito por três economistas com trânsito junto à academia, empresários e políticos está causando choque e depressão em quem o lê.
Em “O ajuste inevitável,” Mansueto Almeida Jr., Marcos Lisboa e Samuel Pessôa tentam quantificar, pela primeira vez, o aumento do gasto público já contratado para os próximos 15 anos.Mansueto Almeida Jr
Até 2030 — ou seja, antes que um brasileiro nascendo este ano possa votar — o gasto anual do Estado brasileiro terá subido 300 bilhões de reais, uma aumento de 20 bilhões de reais por ano.
Para neutralizar este aumento de despesas, será preciso criar um imposto equivalente a uma nova CPMF a cada mandato presidencial de quatro anos (entre este ano e 2030). Para ficar claro: não se trata de renovar a CPMF a cada quatro anos, e sim de cobrar uma nova CPMF em cima da anterior, sucessivamente, a cada novo governo.
Este aumento de 300 bilhões é a soma apenas dos aumentos nos gastos com previdência, educação e saúde já contratados por conta da legislação vigente.
Mas antes disso, há o desafio atual: para estabilizar o tamanho da dívida pública como percentual do PIB, o Brasil tem que transformar o rombo de 32 bilhões de reais no ano passado em um superávit de 3% do PIB (quase 170 bilhões de reais). Isto significa que a sociedade terá que achar 200 bilhões de reais por ano para passar do ‘vermelho augustín’ para o ‘azul levy’. E, até 2030, achar aqueles outros 300 bilhões por ano.
Em outras palavras, se a cultura de ’taxar e gastar’ não for mudada, daqui a 15 anos o Estado brasileiro estará demandando da sociedade 500 bilhões de reais a mais — por ano — para honrar com suas obrigações.
O ‘paper’ de Almeida, Lisboa e Pessôa destrói a análise superficial que diz que o problema fiscal brasileiro é apenas uma questão de ajustar a rota depois de alguns anos de gastos exorbitantes.
Se o desafio conjuntural chega a ser paralisante, o problema estrutural das contas públicas é mortal.
Os economistas mostram que, desde 1991, a despesa pública cresce a uma taxa maior do que a renda do País, em parte porque o Estado está sempre distribuindo novos benefícios a grupos organizados.
Para bancar estes gastos, o Executivo e o Congresso se uniram e aumentaram a chamada carga tributária (o conjunto dos impostos pagos pelos eleitores) de 25% do PIB em 1991 para cerca de 35% do PIB no ano passado. É para isso que você trabalha um terço do ano: para financiar os gastos com programas sociais, inclusive a Previdência, e para manter a União, Estados e municípios funcionando.
Marcos LisboaE, como há os tais aumentos de gasto encomendados; a única forma de financiá-los será aumentar ainda mais os impostos.
Além da rigidez do gasto público — que só pode ser alterada com vontade política e emendas constitucionais — o problema fiscal brasileiro vai se agravar também por conta do fim do chamado bônus demográfico, o período em que o país tinha tantos jovens na força de trabalho que eles conseguiam pagar pela previdência dos mais velhos. Como a taxa de natalidade caiu, o Brasil envelheceu, e um ‘velho’ custa duas vezes o que o Estado paga para manter a população na escola. (A conta é feita comparando-se os gastos da previdência com os gastos em educação pública.)
Ao contrário do que pode parecer, esta não é uma conta que dê para pagar com uma grande privatização. Pausa para checar o dicionário.
[Privatização: s.f. Tentativa de levantar caixa ou melhorar o desempenho da economia, mas que produz, no imaginário político de países atrasados, ‘entreguistas’ de um lado, ‘verdadeiros patriotas’ do outro, e ‘iludidos’ no meio.]
O Brasil tem hoje um problema de fluxo, além do estoque de dívida — da mesma forma que alguém que gaste mensalmente 1,5 vez o seu salário pode até vender a casa e abater a dívida, mas continuará para sempre fadado ao cheque especial.
De onde vem tanta gastança?
“O Brasil tem uma tradição de concessão desenfreada de benefícios, de forma descentralizada, e sem analisar o conjunto da obra e o impacto que isto tem na sociedade,” diz Lisboa, já conhecido no debate público por alertar sobre o problema da ‘meia entrada’, os benefícios que grupos de interesse conseguem do Estado e que são bancados por toda a sociedade. “Se isto não for resolvido de alguma forma, o Brasil pode enfrentar um problema como o da Grécia na próxima década.”
Samuel Pessoa z copiaEm tese, haveria uma saída para o Brasil conseguir financiar o aumento do gasto público já contratado até 2030 sem mexer no ‘pacote de bondades’ que o Estado oferece e sem aumentar impostos. Mas neste cenário, a economia teria que crescer 5% ao ano daqui até lá para turbinar a arrecadação e, mesmo assim, algumas despesas vinculadas ao PIB teriam que ser alteradas. Obviamente, as chances disto acontecer são remotas, dada a ausência de reformas na estrutura do Estado.
Essas reformas teriam que atacar benefícios concedidos por Brasilia que não custam dinheiro diretamente — ou seja, não tem impacto fiscal —, mas que reduzem a concorrência e sufocam a produtividade da economia, desde regras de conteúdo nacional a barreiras não-tarifárias que criam reservas de mercado, incluindo os inúmeros benefícios tributários dados a setores ‘estratégicos’.
Como é que o Brasil ainda não havia se dado conta de que o buraco fiscal era tão mais embaixo?
“Um ponto essencial do nosso argumento é o entorpecimento que a arrecadação excepcional entre 2000 e 2010 produziu na sociedade e nos analistas,” diz Pessôa. “Nós ‘congelamos’ um setor público que somente se sustenta se a arrecadação crescer acima do PIB para sempre.”
E como no Brasil os gastos públicos são fixados como um percentual do PIB, nem uma inflação mais alta resolve o problema. Além do que, “a inflação só não é pior que uma guerra civil como forma de gestão do conflito distributivo,” diz Pessôa.
Talvez a maior contribuição do artigo — cuja íntegra está aqui — seja mostrar que serão necessárias coragem e visão de Estado para o País fazer o que tem que ser feito.
Para além de todo o barulho de curto prazo sobre o destino deste ou daquele político, as pessoas responsáveis — nos partidos, nas empresas e na sociedade — deveriam usar este diagnóstico como o ponto de partida de uma conversa séria e urgente.
Por Geraldo Samor

Saturday, July 18, 2015

Grandes Viagens, Preços Decentes. Peru, Cuzco, Machu Piccho, Valle Sagrado (UPDATE)

Se voce acha que ir ao Peru é somente Machu Picchu ou fumar maconha em Lima, esta bem enganado. Mas MP tem que ser boa parte da sua viagem ainda assim.

A parte andina do Peru tem muita cultura, historia, paisagens, monumentos e comida boa para oferecer. 

Esqueça a parte esotérica, mistica de MP. Ha outros lugares tao bons quanto que valem muito a pena seu tempo. Recomendo com maos juntas e de joelhos uma passada boa no Valle Sagrado tambem.

Em MP ha paisagens simplesmente inesqueciveis, mas tambem trilhas muito perigosas e nao ha estrutura para atendimento medico algum. Se cair do penhasco ou torcer seu joelho, provavel que va virar comida de Condor.

Em Cuzco eu recomendo que jamais deixem de consumir muito mate de coca. Perde-se muita agua e a respiracao he horrivel. Estamos a quase 4,000 metros de altitude. 

Carne de alpaca eu nao achei muita graça. Ja a lã nao tem igual. El cuy (porco da india) he uma iguaria local nos andes. Esse eu nao comi, mas para quem for macho, be my guest, parece ser bom.

Destaque para cafe de 2,700 metros que se produz na provincia de Cuzco. Gostoso, bem equilibrado. Mas ainda assim eu prefiro o colombiano, que he mais barato e mais "macio", melhor torrado.

Mais destaque para a grande historia Inca e o pouco de relatos que deixaram, mas ainda assim ha muita historia boa que envolve pedaladas religiosas e outras falcatruas (a roca sagrada he o pinaculo do trambique religioso.

Update (obrigado aos comentaristas de plantao):

Faltou falar dos vinhos: Todos os vinhos peruanos que meramente degustei no Peru sao feitos com uvas francesas. E todos tinham o mesmo gosto dos vinhos normais da argentina, chile. Exceto que nao eram tao pesados na madeira.

As opcoes sao poucas e as grandes vinicolas da argentina e chile mandam la. Uma coisa que me chamou a atencao foi que nos ultimos anos dobraram o consumo de vinho. Hoje estao em 1.75 litros pessoa ano e esperam alcancar 2.0 em pouco tempo. Em 10 anos dobraram o consumo. Mas um grande consumo de vinho so pode acontecer quando ha muita renda, muita tradicao, muita comida e tempo para tal. 

Devem bater num teto ja ja e dai vao ficar como no Brasil. Ao menos no Brasil ja ha muito mais opcoes, de espumantes a vinhos doces. No Peru eu vi muito vinho daqueles que sao porta de entrada do vinho.





Wednesday, July 15, 2015

Enopicareta (Mirim) A Solta (Com Crase)

Por ter sido uma pessima pessoa em outras vidas voltei como importador de vinhos, empresario e outras coisas mais de castigo nessa incarnaçao.

Recebi visita de um infeliz que vende vinho nacional. O dito veio oferecer entre outras preciosidades um espumante champenoise curto. 

Segundo vossa insolencia o vinho possui o frescor do charmat e a elegancia do champenoise. Por isso é tao especial. E por isso custa tanto. 

Se voce acha que tem tranqueira no RGS, tenta um pouco da turma de SC. 

O pior do brasil é o brasileiro. E o pior do brasileiro deve estar no mundo do vinho.

Tuesday, July 7, 2015

Adeus A Colorado

Colorado foi vendida a Ambev. Good riddance.

Na boa, ja dava para perceber que a qualidade nao era a do começo.

Vou fazer cerveja na banheira de casa e verticalizar minha vida o maximo que puder.

Aumento Dos Impostos Em SP Vai Mudar Setor Dos Vinhos Para Sempre



Governo atual de SP ja anunciou aumento da ST para a faixa dos 30% e poucos para abril de 2017. Hoje a ST esta em 17% e alguma coisa.

Quem paga ST he a PJ que revende produto para consumidor final. Transacoes vendidas para pessoa fisica nao sao carregados de ST.

Precisa desenhar o que vai acontecer no maior mercado de vinhos do pais?






Image result for fucked up

Saturday, July 4, 2015

Pensamentos Aleatorios: Sorte Ajuda Mais Na Importacao Que Tudo Atualmente

A situacao atual no mundo (China, Euro, USA e Brazil) promove ondas de volatilidades e incertezas no cambio de moedas. Quem importa em EUR ja esta com a impressao que o cambio esta chegando num nivel muito perigoso dada a demanda atual.

Importadores hoje preferem pagar tudo antecipado que correr o risco de levar uma pancada em mais uma boa subida do EUR ou do greenback. Antes credito e prazo era a dupla dos sonhos, hoje procura-se estabilidade no cambio desesperadamente.

Ah, mas e o hedge cambial? Por que voces nao fazem isso?

Ate o fazemos, mas os bancos e seguradoras nao tem muito de trouxas, estao embutindo o risco no preco dos contratos e dai salve-se quem quiser.

Se quiser arriscar menos e trazer menos produtos os produtos ficam com margens muito baixas (custos fixos de corrupcao, despachantes, portos, transporte interno, etc). Isso quando o cambio ajuda.

Se quiser diminuir peso do custo fixo e importar em grandes volumes pode morrer no cambio.

E voce ainda acha bom negocio comecar com importacao de vinho? Inocente ou ignorante, escolha uma opcao. Ou os dois.