Saturday, December 31, 2016

Ano Novo. Vinho Novo

Getariako Txakolina?

Confesso que tomei um pela primeira vez na vida. Bem agradavel, diferente. Certamente na regiao deles, naquele pais doido deve haver um montao bem melhor que jamais sai de la....

Acidez, frescor, pouco alcool. Um vinho verde melhorado, turbinado.

E com precinho bommmmm.




Boa Noticia News. Mesmo

Sem mais. About f-ing time. So para comecar o ano bem.

http://www.bbc.com/news/world-asia-china-38470861?post_id=366062450423727_366062897090349#_=_

Friday, December 30, 2016

Promessas De Ano Novo

1. Nao ir ao show do justin bieber
2. Nao me tornar vegetariano (salvo por motivo de guerra)
3. Nao ler comentarios do que se escreve no uol, blogs sujos e afins
4. Deletar a primeira pessoa no facebook que tiver amigos que escrevam ''que familia linda mais abencoada, deus abencoe'' (volta orkut!)
5. Nao ir a Disney novamente
6. Nao aumentar o faturamento na empresa bananica
7. Nao pintar cabelo de acaju
8. Nao comprar vinho em oferta pega ratao
9. Nao ler aquele livro horrivel do chico buarque
10. Nao emagrecer



Voce Sabe O Nome Da Vaca Que Deu Origem Ao Seu Hamburger?

Agora voce pode saber. Dependendo do lugar a noticia nao he boa....mas os foodies no hemisferio norte agora podem comer um pedaco de sirloin, ou hamburger, ou ribs sabendo que o bicho se chamava ''janete'' ou ''wandergleyson''.

So o meu hamburgo tiver algum gosto mais especial eu prometo falar sobre isso.

http://www.wsj.com/articles/foodies-can-order-meats-from-a-single-animal-1475690882


Thursday, December 29, 2016

Vinhos Da Sardenha. Por Que Ainda Nao Sao Conhecidos?

Uma pequena degustacao de vinhos da Sardegna ja bastam para me convencer que temos problemas no mundo. Vinhos tintos e brancos dos mais deliciosos por uma fracao de preco de muita bomba por ai. Como que o povao ainda nao descobriu isso? Gee......

He muita delicia numa garrafa...quase que da vontade de passar uma temporada la.

Esqueca o lixo toscano caro, ja esta na hora.


Espumante Com Gelo "Conquista" O Brasil. Ah, A Jecaria

Paulo Francis chamava certo grupo de seromanos de jecaria. 

A jecaria continua a atacar na forma de consumidor brega. 

Apesar dos esforcos do estado paladar, a ''enxurrada'' de espumantes so deve acontecer na cabeca de quem escreveu o artigo. Ha muito mau gosto no mundo, em Banania, mas onde havera a tal invasao dos espumantes com gelo? eu nao sei porque nao basta ter mau gosto para por gelo em champagne, tem que pagar bastante tambem.

Se voce nao he politico e tem dinheiro sobrando, he um afortunado.

Perdi 5 minutos nessa materia infeliz.


Tuesday, December 27, 2016

Star Wars. Rogue One. Another New Hope....

One ought to know a given movie isn't that great when the highlights are the soundtrack, 2 dead actors who were on the movie due to CGI tricks and a second actor which voice is unparalleled and his character has been dead before.

Rogue One is sort of all right... but doesn't live up to the hype. Screw Disney (right in the ear) and the 4 movies about star wars they'll release per year....

Boa Noticia News. As Novas Superfoods Estao Chegando

Superfood.... otimo video. Poluem menos, alimentam/nutrem mais, custam menos.

E eu pensei que o futuro do planeta fosse herbalife....

Aproveitem para assistir enquanto comem um porco no rolete.

https://www.youtube.com/watch?v=XuIniR_iW4A

Sunday, December 25, 2016

A Semana Em Vinhos

Gostei do rosso piceno e dos gamaches.... otimos gamaches. Mas meio carinhos.

https://www.vivino.com/users/plowk/latest


Quem Planta Tamaras, Colhe Tamaras

Todo natal recebo uma mensagem idiota sobre a tal lorota das tamaras. Pois he, agora voce pode saber que ninguem precisa esperar 80 anos para plantar e colher tamaras. Como faria sentido isso?

https://en.wikipedia.org/wiki/Date_palm

Existe um ditado que diz: "Quem planta tâmaras não colhe tâmaras" isso porque as tamareiras levam de 80 à 90 anos para darem os primeiros frutos. Certa vez um jovem encontrou um senhor de idade plantando tâmaras e logo perguntou: porque o senhor planta tâmaras se o senhor não vai colher? O senhor respondeu: se todos pensassem como você, ninguém comeria tâmaras. Cultive, construa e plante ações que não sejam apenas para você, mas que sirvam para todos. Nossas ações hoje refletem o futuro... se não é tempo de colher, é tempo de semear.

Haja besteira espalhada sem fact checking.

Feliz 2017

Agradeco a quem parou por aqui para dar pitacos engracados, espertos ou informativos. Eu aprendi com alguns. Desejo que nada se renove em 2017. Que tudo comece do zero porque 2016 foi uma porcaria que parecia nao ter fim.

Image result for worst christmas photos

Thursday, December 22, 2016

A Ceia De Natal E A Patrulha Ideologica. O Dia Do Saci

Assunto mais chato do mundo, mas conseguiram ir mais alem ainda da chatice. Patrulha esquerda brasilianista defendendo que se sejam consumidos apenas produtos  brasileiros na internet. Ninguem tem que se curvar ao dominio dos porcos capitalistas.

Concordo que comer um porcao pururuca em palmas nao faz muito sentido. Ou castanhas portuguesas (nao sao) em manaus...mas defendo o direito de qualquer um comer o que tiver de vontade de comer e ponto. 

Vinho tinto nao combina com calor? Bohooo. Deixa o cara. Nao sera dessa vez que voces vao aprender a tomar vinho mesmo..ou alguem acha que o mercado vai seguir o clima?

Para ir no contra vou de bordeaux branco e riesling austriaco. Postarei sobre eles.




As Tais Reformas Trabalhistas

As analises dessas eu deixo para quem he pago para tal. O que posso dizer he que ja trabalhei com e sem FGTS, 13 salario, ferias pagas, indenizacoes.... no Bananal e em outros paises do mundo.

Adivinha?

He melhor ter a flexibilidade de ir e vir como/quando quiser. Para pedir demissao basta um ''estou saindo'' assim como para demitir he so um ''vaza''. 

Pais que trabalha 10 meses por ano (trabalha mal) e ainda recebe 13 salarios (ou mais) he pais pobre, improdutivo (no sentido figurativo e matematico), pais que nao vai para frente.

Nas maos de incompetentes e outros que nao vale mencionar isso ai jamais sera nem portugal, quanto mais uma suecia.


Tuesday, December 20, 2016

Chateau D'Yquem 1929. Espetacular ! E.....

Mas....

Eu me pergunto por que ainda comeco a ler essas coisas se nao vou ler ate o fim nem degustar um madeira 1910 ou um DRC 1990, para quem se interessa, vai aqui uma lista de vinhos muito especiais que voce nunca vai chegar perto.

Saude.

https://winejournal.robertparker.com/top-25-greatest-wine-drinking-experiences-of-2016

Monday, December 19, 2016

Boa Noticia News. "Green" Energy Storms Forward

Otimo.

https://www.bloomberg.com/news/articles/2016-12-15/world-energy-hits-a-turning-point-solar-that-s-cheaper-than-wind?utm_source=meio&utm_medium=email

Ironicamente, sweet fate justice...os paises pobres estao ajudando o mundo. Mas o dominio da energia, o comercio seguramente continuara nas maos de quem pode e paga mais.

Se tivesse sobrado algum centavo esse ano, tomaria uma para celebrar essa.


A Semana Em Vinhos

Da ate vontade de por aquela musica do silvio santos falando da semana do presidente e o lombardi falando ''o presidente joao figueiredo inaugurou uma fabrica de leite em soja em rio branco, silvio.''....

https://www.youtube.com/watch?v=D1dsflt_7vE

Anyway, i digress. Vai aqui o link.... https://www.vivino.com/users/plowk/wines


Sunday, December 18, 2016

Big Read. FT Weekend On Wine

Esse blog recomenda: Caderno especial do FINANCIAL TIMES de ontem sobre vinhos. Mais para investidor do que para gentalha, mas ainda assim gostoso e facil de ler. 3 paginas com bastante figurinha para os impacientes....


Saturday, December 17, 2016

Cold War 2.0

This blog endorses and cherishes the new cold war soon to be with us. With those lunatics strategically placed across the globe it's about time a lot of tension will rise and some crap blow the fan.

This new serious could war could provoke more poverty, division, famine and disgrace, but we may end up (if not dead) with better poetry, artists, music, and a sense of purpose again to living.

Welcome cold war overlords, Putin and Drumpf and your mini-mes scattered in south america or in africa or in asia.



Special Releases. A Parte Mais Legal Do Inverno No Hemisferio Norte

O capitalismo nao pode parar. Agora nao da mais, vamos ate o fim assim.

A parte que sempre gostei do fim de ano frio he que ha muitos motivos para comemorarmos o fim das colheitas, as queimas das bruxas nas fogueiras, ou mesmo o suposto aniversario de jesuis (ai meu santo do p oco). Um monte de bebida e comida he lancada no mercado..algumas em carater sazonal, especial, seasonal.

Case in point? Essa belezinha que tomei recentemente. Imagino que custe um monte de $$ no bananal e por aqui tambem nao estava barata....mas vale a festa. E vai bem com um charutinho.


Vinhos Alcoolicos. Voce Pediu E Agora Se Arrepende. Wine Trends Que Me Gustan

Apos escutar opinioes de inumeros clientes esse ano, estou convencido que ha (mais uma) mudanca no mundo dos vinhos, e essa parece que para melhor. Agora quero ver o que sera das vinicolas (muitas, muitas) que tanto acompanharam e manipularam o gosto dos consumidores incautos.

As boas mudancas que estao a acontecer, pouco a pouco:


  1. Chardonnay com manteiga a la ''ultimo tango de paris''. Acredite, ja tem gente se cansando disso.
  2. Madeira. Certos vinhos realmente precisam de passagem por madeira nem que seja por lei, mas tudo aquilo de horroroso que vivemos nas ultimas decadas esta pouco a pouco desaparecendo. E nada nada vinho parado na adega enquanto ''descansa'' em barrica custa dinheiro ao produtor. 
  3. Alcool: Ja tem mais gente -- hasta que en fin-- reclamando de excesso de alcool que no passado. O nosso querido aquecimento global definitivamente esta produzindo muito mais acucar que antes nas bagas, mas como se sabe no laboratorio tambem houve abusos. Vinhos com 15% ou mais derrubam qualquer um apos 2 tacas.
Enfim alguma luz no tunel da desesperanca. Pensando nos anos todos que venho tomando vinho como consumidor ou profissional (antes do amor, hoje ...sei la) desanima um pouco perceber como a informacao e/ou conhecimento caminham tao devagar. Ao menos em outros temas tambem... 

Friday, December 16, 2016

Pensamentos Aleatorios: Azar De Quem Nao Gosta De Eggnog

Era isso. 

PS: Como em todo lugar do mundo ha gente que cobra mais pelo que a coisa vale...mas assim caminha o mundo.

Sunday, December 11, 2016

Thursday, December 8, 2016

Dica Cultural. Bitch Livro (Puta Book). As Origens E Significado Do Universo.

Um livro daqueles de agradecer por ter aprendido a ler na vida. Altamente recomendado, nao contem fisica para especialistas...mas otima filosofia, e muita ciencia ao alcance de qualquer um.

Por que o mundo existe, como foi formado, para que estamos aqui? Perguntinhas basicas que sao abordadas, entre outras, de uma maneira ultra didatica e deliciosa. Deve ter em portugues tambem.

https://www.amazon.com/Big-Picture-Origins-Meaning-Universe-ebook/dp/B014EOUMZA/ref=sr_1_1?s=digital-text&ie=UTF8&qid=1481000158&sr=1-1&keywords=sean+carroll

Nada Admiravel Mundo Velho

Dispenso.

A lista das trinta pessoas mais influentes no mundo em espanhol saiu. O escritor Paulo Coelho é o segundo, após o diretor de cinema Pedro Almodóvar. O ranking, organizado pelo jornal madrilenho El País, leva em consideração os nomes mais citados pela imprensa de sua língua ao longo de 2016. Outro brasileiro aparece na lista. É Caetano Veloso, em 27º.

Meio que me da vergonha pensar que durante anos fiz assinatura do El Pais. So pode ser a versao ''the onion'' deles.

A [Des]degustacao Da Semana

Quanta lorota! O povinho que conta historinha besta para vender vinho ruim....

14 Hands
A história da 14 Hands se remonta ao tempo em que cavalos selvagens, medindo o equivalente a 14 palmos(humanos) percorriam livremente as colinas do Estado de Washington. Por realizarem o percurso muito rapidamente, eram conhecidos por sua resistência e espírito selvagem. Daí surgiu o nome da vinícola. Com solos argilosos de areia e cascalho, as colinas exigem vinhas fortes, resultando em vinhos expressivos e poderosos.


Wednesday, December 7, 2016

O Que Vem Depois Da Inflacao Dos Pontos Nos Vinhos?

Devido ao volume grande de vinhos que tenho que vender e/ou degustar, estou cada vez mais convencido que os pontos nos vinhos como sao agora estao cada dia que passa com o final dos tempos se aproximando.

Esta dificil para uma vinicola hoje em dia NAO enviar vinhos para QUALQUER publicacao ou critico para uma avaliacao e obtencao de altos pontos.

Qualquer bomba obtem 90+ pontos. No comeco da brincadeira otimos vinhos obtinham 88, 89 pontos...91 era um arraso (seja qual havia sido a fonte dos pontos). Me lembro do meu primeiro RP 93. Me lembro do meu primeiro RP 100. 

Os consumidores estao se desestimulando cada vez mais com altos pontos e pequenos vinhos. Um lixo de $ 11.00 obtem 92 pontos de Joaozinho Pavao e um vinho de $ 90.00 obtem 93 pontos de critico XYZ.

Grandes vinhos do mundo compartilham mesmo numeros que pequenas bombas de qualquer lugar.

Criticos olham para os reviews dos ''companheiros'' para constante medicao de quanto Monica Gava deu para aquele brunello. Se ela deu 94, eu tenho que ficar perto. Monica por sua vez fica de olho nas notas de Zeca Gava (irmao dela). Como Zeca ganhou um tutu da vinicola para uma viagem com tudo pago, o mesmo deu uma inflada nos pontos. Afinal...pagaram business class, ele comeu e tomou do que havia de melhor na...Apuglia. Moniquinha sobe os pontos junto com Zeca. 

E assim nasce uma tradicao; a dos altos pontos sem muito fundamento.

Assim como qualquer um ganha uma medalha hoje por completar uma corrida de rua idiota de 5K, filmes espetaculares do passado (E o vento levou, Dersu Uzula, Citizen Kane, 2001, Barry Lyndon... tem a mesma pontuacao que qualquer ''transformers'' ou qualquer filme com a bonitinha Amy Adams ou algum lixo como ''missao impossivel XXI"); e qualquer vinho ''ganha'' uma medalha de ouro no concurso mundial de Bruxelas em Zagreb, qualquer vinho obtem pontos. Sistema de quotas para todos, ate para os vinhos idiotas. 


O que sera de milhares de vinicolas e vinhos que ainda sao vendidos a base dos pontos? 

Ao mesmo tempo as vendas online no mundo todo aumentam, paradoxalmente vejo uma saida na pessoa de confianca para dizer ''nao se preocupe, eu conheco esse vinho, he otimo, mesmo sem pontos''.


Valeria Ninfo entra na loja 10 vezes por ano. Sempre atras de '' muitos pontos por poucas unidades de $''. Por mais que seja lenta, uma hora vai perceber que essa conversa de pontos ja deu.

Aguarde, vem ai 100+ pontos. Ou vao mudar para sistema de letras. AAAAA, AAA++++, AAA+, BB, BBB+.......etc etc. Mas nunca menos que B. Teremos ate B-, mas nao um CCCCC+++.

Nao seja um jumento, nao cai nessa de comprar algo por pontos.

Monday, December 5, 2016

Sushi Com Arroz Macrobiotico. Moda Que Pegou, Mas...

No lugar onde se come os melhores sushis fora do Japao, eu encontro demais a opcao sushi feito com arroz macrobiotico. Chamado brown rice. Tem um gosto estranho e fica longe de ser espetacular, mas da para encarar. Mas nao he a mesma coisa que o original mesmo.

Por que nao fica igual? Well, leia o artigo e agora voce aprendera, como eu aprendi.

http://www.npr.org/sections/thesalt/2016/12/05/503907000/why-is-brown-rice-sushi-so-awful-heres-the-sciencehttp://www.npr.org/sections/thesalt/2016/12/05/503907000/why-is-brown-rice-sushi-so-awful-heres-the-science

Enopicaretas Acham Refugio Tranquilo No Brasil

Tenho meio que odio de vinicola picareta que vive atacando no mercado com vinhos ruins, falsos, mal feitos que nao respeita etica nos negocios, nao respeita o trabalho do importador e por ai vai.

Uma delas vem do Chile, pais de picaretas em grande quantidade. Assim como Argentina, Brasil, etc.... tipica gentinha que da ma fama ao setor e continente. Coitado do cara serio nesses paises, tem que lutar contra mercado, contra a fama que tem...

Essa turma esta faz tempo se queimando no mercado, mas nao desistem. Mudam de nome, atacam com novos rotulos, ''escondem'' o nome do produtor no rotulo muitas vezes colocando no contra-rotulo um nome desconhecido (nome da PJ oficial ao inves do nome fantasia ou de mercado).

Toda desgraca para essa gente he pouco.


Sunday, December 4, 2016

A Semana Em Vinhos

Grande destaque para o baratissimo e otimo Ancestry Provocant.


https://www.vivino.com/users/plowk/wines

PS: O Counoise da Ott & Murphy tambem delicioso.....

Saturday, December 3, 2016

Para Quem Tem Bom Gosto Ha Um Mercado Pior Que Vinhos? Sim, Ha.

Meu primo me envia promocao de single malt escoces de uma loja qualquer em Banania. Isso me fez lembrar na hora o bem que faz estar longe de tal lugar. Fazia muito tempo que nao consumia comidas e bebidas de nivel tao alto com tanta constancia e pesando tao pouco no bolso.

Pensando na dificuldade de comprar/vender/receber no mercado bananico de vinhos bons de verdade, constatei que quem gosta e sabe de whiskey de verdade sofre com as opcoes disponiveis no mercado.

Quase 100% pertence a grandes empresas multinacionais daquelas que fabricam 50 milhoes de garrafas da mesmas coisa por segundo. Alta qualidade? Qua qua qua, o consumidor nao tem paladar para isso. Alias, o mau gosto reina no mundo. Ainda bem pois sobra mais para nos. Nao haveria menor possibilidade de fornecer alta qualidade de qualquer coisa para todos no mundo.

Uma vez fui num tesco qualquer em England e quase cai para tras com o tanto de Grant's diversos que havia para escolher. TESCO. Nao era loja boa, era TESCO. E um whisky que peguei era delicioso. 

Na regiao onde moro ha muita destilaria artesanal e organica. Eu pensei que graos organicos fossem cascata ate que me provaram o contrario. Que diferenca graos organicos fazem no aroma e gosto. Sera que a diageo compra organico para por no red label?

Se ha alguem que tentou importar vodka e whiskey de alta qualidade no pais, eu tento imaginar o esforco que o infeliz fez. Bater de frente com a industria e marketing que ha por tras dos whiskeys de zona...e boite. 

Vender vinho de repente parece mais facil. Bem mais facil.

Thursday, December 1, 2016

The Grand Tour. Episode III

And they're back to fine shape doing what they know best; testing cars, showing wonderful landscapes (this time round in Italia), gags, jokes and so forth. Really glad they bailed on the crappy trail they'd showed on episode 2.

4.5 stars out of 5. 


Conheca A Uva Counoise. Por Que O Mercado Ainda Nao Viu Essa Uva?

Grata surpresa. Counoise. Usada em blends para Chateauneuf du Pape essa uvinha desconhecida pode produzir vinhos ultra aromaticos, frescos, leves e deliciosos principalmente para lugares com climas quentes.

Eu jamais tomara um vinho feito com 100% dessa uva e como tal, nao a conhecia. 

Facil de identificar framboesas, morangos.... com uma acidez agradavel que da um final bem longo ao vinho.... sem taninos agressivos.

Uma delicia. Onde encontrei esse vinho do Rhone? Well, muito longe de qualquer um de voces, muito longe. Mas nao titubeiem em experimentar essa delicia. 

Quando perguntei ao produtor como que o mercado ainda nao se apaixonou pela uva, o mesmo me respondeu que as pessoas sao idiotas. Querem sempre a mesma e chata coisa. Chardonnay, cabernet sauvignon.

Acho que nem todos sao idiotas visto que ele parece vender bem os vinhos feitos com a tal uva.