Algumas visitas a supermercados, padarias chic, e emporios da um belo 'rao'-x (adoro falar rao) do mercado de azeites de oliva e cerveja.
Quanto que se caminhou para tras? Eu arrisco uns 10 anos. As gondolas estao ridiculas em quantidade e qualidade. As marcas ''alternativas'' de empresas novas, inovadoras, de bons produtos ja eram.
No caso da cerveja as boas artesanais importadas nem chegaram por aqui. Mas as importadas de grandes grupos ainda estao na area. Restariam as nacionais cujo sonho parece ser a aquisicao pela ambev ou outra companhia "co-irma''.
E ai seguimos firmes e fortes circa 2015.
No caso do azeite ha problemas ainda piores. Frustracoes de safra, precos fob altos, cambio caro, consumidores em numeros insuficientes para manutencao do leque de marcas que havia ate 2013, no maximo.
E em tempos de oligopolio e poucas escolhas adivinha quem se ferra?
Repitam comigo: 2 passos para tras, 1 para frente. 2 para tras, 1 para de lado...
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