16/04/2012 - 07h00
Uísque vira 'luxo acessível' para nova classe média
Maria Carolina Abe
Do UOL, em São Paulo
O aumento de renda dos brasileiros somado à disseminação de drinques feitos com uísque foi a receita certa para impulsionar o consumo do destilado no Brasil. As empresas responsáveis pela importação e distribuição de uísque comemoram os bons resultados e apostam em um potencial de crescer ainda mais, com a bebida virando um "luxo acessível".
“Os fatores que estão influenciando esse cenário são o crescimento econômico do país, o crescimento da classe C e também a cultura de drinques com uísques, que vem se disseminando”, afirma Colin Kavanagh, diretor de marketing da Pernod Ricard Brasil. A multinacional francesa é responsável por marcas como Chivas, Teacher´s, Natu Nobilis e Ballantine’s.
Em 2011, a Pernod Ricard - registrou um crescimento de 40% no Brasil com suas principais marcas internacionais.
O brasileiro está consumindo bebidas mais caras, segundo a Diageo, responsável pela marca Johnnie Walker, entre outras. A marca cresceu 30% no país no último ano fiscal e o Brasil foi o mercado que apresentou o maior crescimento para o uísque Johnnie Walker Red Label no mundo.
A marca Ballatine’s registrou crescimento de 24%. Já a Chivas (entre R$ 100 e R$ 1.400) teve alta de 42% nas vendas por aqui.
A bebida “está na moda” e é um “símbolo de status”, diz a gerente de comunicação da Scotch Whisky Association (Associação de Uísque Escocês), Rosemary Gallagher.
Whisky não me parece ter gosto de nada além de álcool. Já tomei vários, dos mais caros aos mais baratos. Juro que nunca reconheci nenhum sabor naquilo. A única diferença perceptível é a gradação do álcool. Idem para pinga (e olha que sou mineiro!) e demais destilados. haha
ReplyDeleteOi Doni. Talvez eu saiba mais de suco em po generico do que whiskey, pero eu ja tive oportunidade de tomar alguns bem especiais e posso te garantir que sao muito melhores que os black labels da vida, or mega fucking awesome whiskeys dos quais ouvimos falar de tempos em tempos.
ReplyDeleteMas isso nao fez com que eu ficasse mais e mais interessado em whiskey. Vinho e cerveja oferecem muito mais ainda.
SDS