Nao entendo muito como funciona a mente dos consumidores de vinhos. Vejo pessoas comprando verdadeiras bombas caras contra o figado e o bom-gosto, tentando se convencer que fazem boas compras.
Mas gostaria de ter mais uma vida para estudar essa gente, nosotros todos.
Ha vinhos bons por muitas partes do mundo. Ate no Brasil, Chile e Argentina (se bem que precos desanimam muitas vezes).
Recentemente comprei vinhos do Libano e da Hungria (nao Tokaji).
Os vinhos libaneses eram um show. Um pouco caro foi o custo, mas valeu cada gota. O que faz com que percamos tanta oportunidade de conhecer coisa nova e diferente??
E vinhos do Chile e Argentina ainda dominam o mercado.
Pergunta seria: por que continuam a comprar esses vinhos? Porque sao os dominantes nas gondolas? Pode ser. Por questao de preco? Pode ser tambem. Por qualidade? Nem a pow, Juvenal.
Tenho muitos cientes. Ha uma correlacao proxima de 1.0 entre a pessoa ser inteligente e esperta e saber o que compra e o porque. Analise estatistica informal, da minha mente apenas.
Voce esta perto do 1.0 ou do -1.0?
Excelente Post, como sempre!
ReplyDeleteAcho que esse preconceito vai muito da falta de informação. O consumo de vinhos tem crescido, mas a maioria não se importa em conhecer a bebida.
Vejo isso porque tenho amigos que começaram a beber vinho com mais frequência há 2 ou 3 anos, mas nunca se preocuparam em ler, nem ouvir nada sobre a bebida. Consequência: Continuam nos Argentinos, Chilenos, Bordeaux genérico de 50 reais (quase sempre EXTREMAMENTE caros para o que oferecem), e os eventuais "Toro Loco" que aparecem aí...
Pessoalmente, isso não me afeta nem um pouco. Afinal, eles que estão pagando, e se estão satisfeitos, está ótimo. Mas é uma pena, porque com um pouco mais de informação, e curiosidade, eles poderiam aproveitar muito mais o que gastam...
Aí vai da escolha de cada um. Talvez, pra alguns, vinhos e cervejas não são lá grande coisa. O importante é beber, e o que vier está bom. Pra outros, vale a pena ler um pouco e experimentar o melhor que as coisas têm a oferecer.
Matthew,
DeleteE se nossos metodos de compra para vinhos e cervejas fossem utilizados para tudo no cotidiano?
Escolha de namorada, carro, banco, medico, hospital, emprego, escola, livros, roupa, computador, amigos, deus, contador, funcionarios, telefone movel, fazenda, fabrica, equipamentos etc etc etc.
Ja pensou que lixo nossas vidas seriam?
Nao custa muito tempo, energia ou dinheiro tentar dar uma caprichada e inteirar-se por algo.
SDS
Joao, quem disse que esses métodos já nao sao usados para tudo no cotidiano?
DeleteSomos muito pouco criticos com os produtos/servicos que compramos/consumimos.....
Pensando melhor acho que voce esta certo.
DeletePor isso os serviços são tão ruins, em sua maioria... Se mais pessoas valorizassem mais seu dinheiro e seu tempo...
Delete