Pascoa e
pesach. Época do ano em que renovamos nossas esperanças na humanidade, os
pecados são perdoados, as cunhadas revelam intimidades à mesa (casamento aberto
funciona mais para ela do que para ele, feioso que não vai pegar ninguém), e um
monte de oferta chega por e-mail ou no aplicativo.
Enquanto a
familia discutia se a Janete vai aparecer na segunda temporada de “o mecanismo” --assisti um pouco forçado. Vale pela delegada raimunda. Será que as delegadas da PF andam com roupinha justa também? -- eu olhava as ofertas de vinhos que chegaram.
Você que já
estava com o saco cheio de críticos de vinhos que dominavam os rumos do mercado
em gosto, estilos e preços, agora tem mais um motivo para jogar ovo no onibus
da sua vida: A era dos milhões de consumidores usados como críticos e
referência para suas compras.
Não sei
onde que a humanidade se perdeu e decidiu que outros tinham autorização e
legitimidade para nos contarem o que deveriam usar, assistir, comprar, tomar,
onde estudar, onde e como nos informar sobre as notícias.
Passamos de
pensadores (bons ou maus) a consumidores de baboseira pronta para consumo. Ao
invés de lermos e interpretarmos algo, hoje pegamos tudo pronto e escolhemos as
idéias que nos agradam mais. Voltando a questão dos consumidores críticos: As
empresas estão juntando os dois infernos possíveis; os parkers e seus filhotes
com qualquer um Ze Ruela juntos.
“que vinho”,
“uau que vinho”, “sem palavras para esse vinho”, “vinho feito por rock star”,
foram algumas das pérolas chinesas que li recentemente. A miriade de frases
mal-feitas não tem fim e infelizmente aparecem na nossa cara (eles sabem como e
onde colocar as mensagens para evitar fujões desesperados como eu).
Wine Spectator famously said, “B... keeps going and going and going...”
Dois exemplos reais que li recentemente. Tem como ser mais vazio que isso, e ainda assim ditar rumos do mercado?
Prevejo que
em pouco tempo os aplicativos estarão lotados de opiniões influenciadoras
feitas por algo ainda mais irritante e pernicioso que críticos e consumidores
sem cérebro: BOTS, que assim como já
fazem em websites de filmes, roupas esportivas, restaurantes e afins, vão nos presentear
com mais essa.
O fim tem
que estar próximo.
Eu fico feliz de nunca ter caído nesta. Afinal, gosto é individual... E tomei uma decisão, um ano e meio atrás, da qual não me arrependi (após me despir de todos os preconceitos possíveis): assinei um desses clubes de vinhos (Wine). Escolhi receber duas garrafas de vinho branco/rosé ao mês. Junto, uma revista. Me impressionei positivamente com tudo: a qualidade da embalagem, da revista e, principalmente, dos vinhos. Ainda ganho um descontinho esperto no site e aproveito algumas promoções para dar um repeteco no que já gostei e experimento outras variedades de vinicolas cujos vinhos brancos me agradaram. Agora mudei a assinatura para tintos, para variar. Para gastar até 40-50 reais por garrafa, está excelente. E foi surpreendente mesmo...
ReplyDeleteQue bom que esteja contente, Lavi. Em relacao aos descontos, sao para ligar e desligar certas areas do cerebro. Eles dao desconto em relacao ao que poderia ser...e dai cobram um preco mais correto com 50% off na cara. Funciona!
DeleteInteressante constatar que wineclub esteja em alta ainda por ai, pois em outros lugares do mundo a coisa ja passou faz tempo.
Imagino que estrago podem estar fazendo em lojas e importadoras tradicionais... dificil competir com e-commerce com produtos iguais.
SDS.
Pois é. Pela faixa de preço, tem valido a pena. Mas eu sempre dou uma pesquisada nos rótulos para decidir arriscar. E lembrando sempre de que o segredo da felicidade é a redução das expectativas! E vinho caro eu só compro em viagem...
DeleteREconheco que comprar bons vinhos a bons precos por ai he um feito. Demanda tempo, sorte... quando aparece saldao autentico tem que aproveitar.
DeleteEntão, minha experiência com a Wine foi péssima, em seis ou sete meses não lembro bem, uma vez veio dois vinhos bebíveis, nos outros meses somente porcarias....caí fora...
ReplyDeleteEmerson, cada um com orcamento e gosto que lhe apetece, mas vi o que amigos compravam. Nada de especial.
DeleteVinhos modestos com precos melhores que a competicao. E da-lhe propaganda.
Ate chablis he de terceira categoria. Mas impressionam a muitos pelo jeito...