O Toro Loco é nosso
A incrível história do vinho barato que foi premiado na Inglaterra e terá toda a produção vendida no Brasil
N inguém dava nada pelo Toro Loco, que estava sendo comercializado discretamente pela rede de supermercados Aldi, na Inglaterra, por 3,59 libras (11,50 reais) a garrafa. Produzido pela vinícola Coviñas, situada na região de Utiel Requena, em Valência, era só mais um tempranillo barato espanhol para inglês ver. Tudo mudou em abril, quando a bebida ganhou medalha de prata na tradicional International Wine & Spirits Competition, competição que seleciona produtos oferecidos no varejo britânico e elege os vencedores em testes cegos. A safra 2011 do Toro Loco surpreendeu e derrubou concorrentes dez vezes mais caros.
Com a conquista, uma das maiores lojas virtuais de vinhos da América Latina (wine.com.br) decidiu dar uma tacada certeira e, com o aval de seu somellier, Manuel Luz, comprou toda a produção – 300 mil garrafas – do comerciante francês Benoit Calvet, representante da marca. O lote será vendido no mercado brasileiro com exclusividade pela Wine. Desde o mês passado, a empresa passou a oferecer o vinho em sua loja por 25 reais a garrafa – ou 21,25 reais para os sócios do Clube W. “O Toro Loco é um vinho de ocasião, com um nome forte, que usa tampa de rosca no lugar de rolha e tem, hoje, o melhor custo-benefício do mercado”, afirma Luz. “Só posso sugerir uma coisa: aproveite esta safra porque nada garante que a próxima será tão boa.”
Com a conquista, uma das maiores lojas virtuais de vinhos da América Latina (wine.com.br) decidiu dar uma tacada certeira e, com o aval de seu somellier, Manuel Luz, comprou toda a produção – 300 mil garrafas – do comerciante francês Benoit Calvet, representante da marca. O lote será vendido no mercado brasileiro com exclusividade pela Wine. Desde o mês passado, a empresa passou a oferecer o vinho em sua loja por 25 reais a garrafa – ou 21,25 reais para os sócios do Clube W. “O Toro Loco é um vinho de ocasião, com um nome forte, que usa tampa de rosca no lugar de rolha e tem, hoje, o melhor custo-benefício do mercado”, afirma Luz. “Só posso sugerir uma coisa: aproveite esta safra porque nada garante que a próxima será tão boa.”
Diversão para o paladar
Muito melhor do que o vinho alemão da garrafa azul
Muito melhor do que o vinho alemão da garrafa azul
O Toro Loco é um vinho leve e com 12,5% de graduação alcoólica. O presidente da Associação Brasileira dos Somelliers, Arthur Azevedo, o descreve como um tempranillo frutado e sem muito tanino, que vai agradar o consumidor brasileiro. Azevedo diz, porém, que 25 reais não é tão barato assim. Segundo ele, a marca já era vendida pela rede varejista catarinense Angeloni por 13,50 reais no ano passado. “O preço da garrafa na vinícola é de cerca de 1,20 euro (3,1 reais)”, diz.
Matéria publicada na Revista ALFA de outubro de 2012.
Fala cinturinha de provolone!
ReplyDeleteExcelente esta noticia vou comprar 14 caixas antes que suba para 50 pratas!
Abraco
E ai Tortel. Esta faltando aquela buzina fo fuo fommmmmmmm para todo mundo que saiu comprando esse vinho como se houvesse uma rolha premiada com viagem para Paranagua ali.
DeleteSeromano quer acreditar em coisas mesmo. Mitos. Abs.