E ainda ha quem pense que americano nao sabe fazer vinhos, alias, ha quem escreva dizendo isso. Sou O fan de vinho europeu, mas quem sabe o que e como se faz esta nos EEUU. No caso americano laboratorio tambem he usado para o bem...ao contrario de uma tchurma que usa alquimia mesmo (novo mundo em geral, mas nao totalmente)
Link abaixo.
http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/dna-revela-que-micro-organismos-sao-essenciais-para-sabor-do-vinho-10892936.html
A verdadeira french connection....
"Fungoir" ?
ReplyDeleteGermoir?
DeleteBoa ideia.
"O recém-descoberto “kit micróbio”, no entanto, só valeria para locais em que o clima fosse parecido com o do país europeu."
ReplyDeleteA meu ver, isso não invalida o conceito de terroir.
Além disso, pode ser que a reportagem não tenha conseguido explicar bem, mas "vinícolas de três vales do estado", implica exatamente em terreno e clima diferente, portanto terroir, diferente "mesmo quando o cultivo era semelhante".
Mas o que me deu frio na barriga nessa reportagem foi "A Embrapa está selecionando leveduras e micro-organismos".
Isso significa organismos transgênicos sendo liberados a esmo pelo nosso país. Hoje, a Embrapa só sabe fazer isso: criar coisas transgênicas, e liberar no meio-ambiente, após estudos de 3 meses ou menos sobre os possíveis efeitos que os novos micro-organismos possam ter em nós, e nos seres já existentes.
Rei Roberto Carlos
DeleteAmanha deve ir ao ar aqui um pequeno artigo sobre organicos e GMOs. Gostaria de ler sua opiniao.
SDS