Friday, January 3, 2014

2013: Mais Um Anus Horribilis. Retrospectiva Vinhos

2013 foi mais do mesmo so que piorado (ok, piada). Creio que nao seja novidade para ninguem que o pais atravessa dificuldades que em grande parte sao originadas na incompetencia -- mas nao ma fe-- do governo federal que aprova e cria as leis e normas que sao seguidas (ou nao) por contribuintes, mercado e afins.

Temos problemas de recursos humanos, produtividade, logistica, fiscal, politico e a lista continua.

O  mercado do vinho fino?

Mais do mesmo, piorado. Varejo continua bem apertado, no negativo. Muita gente fechou portas, outros abriram ainda pensando que estavam em 2009, ano em que se pensava que aqui seria uma escandinavia em 5 anos.

No atacado foi o ano de tentativas frustradas de fusoes (como dizia um amigo da Ukrania com quem estudei: dois mancos nao fazem um inteiro), e tambem muita hemorragia nas empresas de medio porte, principalmente. Essas tem menos capacidade de venda x custos fixos e operacionais.

Estoques perderam em valor em termos reais e nominais. Muita queima foi feita com € a 2.20 e depois quem teve que repor algo pagou €3.20. Nao pode fazer bem uma pancada dessas.

Se a essa altura nao perceberam o tanto que varejo e atacado de vinhos he um negocio ruim, merecem um espelho que zurra sempre que se olhar para ele.

Mercado em recessao de lado, eu vi muita gente trabalhando sem saber fazer contas AINDA. Tributacao, markup, margem, compra, venda e precificacao sao conceitos muito basicos que nao sao dominados. Com um mercado dificil dessa maneira nao choca que varios lojistas estejam em pessima situacao.

Uma moda que foi deixada de lado foi a das lojas virtuais. Ou investe para valer e vira uma concorrente da wine.com ou nao faz isso. Ficar no meio nao leva a nada, mas a bancarrota. Uma plataforma de e-commerce que seja decente custa muito caro. E aqueles e-mails que sao vinculados toda semana por lojas e/ou pequenas empresas ponto com sao tao fraquinhos de ofertas que prestam.... Em SP uns 5 fecharam rapidinho em um ano.

Restaurantes com vendas de vinhos em baixa, lojas idem, consumidores assustados e receosos dos rumos do pais. Diz a lenda que quem sobreviver aos proximos anos (que nao serao em nada melhores) se dara muito bem. Mesmo? Not so sure.... e nao sei se vou pagar para ver essa.

Como virou moda dizer; 2014 será um ano desafiador.





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