Para quem nao leu, perdeu. Uma boa reportagem sobre a quase casa centenaria de SP que todo o natal vende milhares de cestas e o ano todo atrai gente de todos os lugares para compras.
Estadao de hoje (15/12).
Se for pensar bem a formula de sucesso deles passa por uma formula mais que batida, mas que muita gente nao ve; bons produtos, bons precos, e uma localizacao ate que boa. E tambem tem os 88 anos de mercado que ajudam a autoalimentar a fama do local. Muitos dos produtos ali nao sao exclusivos, alias, grande parte nao he.
Li com certo desprazer alguns consultores dizendo que a estrategia da tal empresa de nao abrir filiais vai contra a ''logica do capitalismo''. Essa entre outras baboseiras.
"Quem nao cresce, desaparece'' costuma ser o moto dessa turma que so fica atras de um computador dando pitacos.
Pois justamente o tal ''crescimento'' que ja matou varias empresas iconicas no ramo de bebidas e alimentos finos, mais recentemente o Lidador no RJ (oh, abriram um monte de lojas em -- for fuck's sake -- em shopping centers!) e em SP em cada shopping center havia uma loja de vinhos de um certo grupo que descobriu na pele que aqui nao he Suica. Ate pouco tempo decidiram ate por importar vinhos alem da abertura de lojas em qualquer lugar que tivesse a palavra 'shopping' por perto.
Na terra da ponte preta havia uma loja super famosa e tradicional que decidiu por abrir uma filial fora do local original. Estao tentando se reerguer ate hoje.
Existe um mito que as empresas precisam crescer porque os herdeiros que assumem a posicao precisam de trabalho e rendimento. Entao a cada 3 filhos precisa-se abrir 3 empresas, e assim por diante.
Que maneira mais linda que quebrar uma empresa. Dar uma posicao a um maconheiro porque ele precisa de um brinquedinho para sustentar os habitos caros do mimadinho.
Aposto que a Santa Luzia dura mais 88 anos e que a concorrencia (muitas vezes importada as pressas, tropicalizada as pressas, com moda feita as pressas) nao dura mais 5, se tanto.
Claro que eles tem que crescer em faturamento e lucro, afinal todos os custos crescem tambem, desde custo fixos ate os custos dos produtos. E cada ano tem varios desafios para manter ou melhorar as margens face aos custos que sempre sobem, mais ou menos, mas sobem.
Ah, caso alguem duvide eu aposto que a remuneracao dos donos ou dirigentes da Santa Luzia nem de longe chega na retirada Nababesca que donos de importadoras e emporios tem por ai. Tambem duvido que os donos desfilem com gelzinho no cabelo e com Land Rover financiado pela cidade.
Por isso uns duram para sempre e outros nem 2 anos.
PS: 200,000 cestas de natal. E ja foram 500,000!
Ratão
ReplyDeleteE muitas vezes a Casa Santa Luzia tem preços melhores nos produtos do dia a dia do que a concorrência tradicional (Carrefour e Pão de Açúcar) na região dos jardins. O díficil é entrar lá e levar só esses produtos.