Tuesday, October 1, 2013

400 Lojas De Vinhos Virtuais. E Contando…

Reportagem do Valor de 01/10/2013 diz que o pais (para frente Brasil!!) já tem mais de 400 lojas de vinhos virtuais. 

Eu vi varias nascendo. Uma bem grande delas nasceu de uma briga de sócios...o sócio controlador não era muito esperto (e se achava muito esperto). Eis que alguns deles saíram da empresa original, fundaram outra e tcham tcham: Hoje são caso de sucesso.

Há vários motivos para a abertura dessas lojas; importadoras que tem baixas vendas (ou não) que tentam fisgar pessoa física (o g rande sonho de todas), produtores diretos, lojas com vendas baixas (ou não) e muito curioso no meio. 

Ha um outro motivo curioso tambem: Empresas e pessoas atras de dinheiro. Por essa eu nao esperava.

Uma das verdades he que as lojas fisicas e supermercados perderam consumidores pois o mercado nao apresenta crescimento. Lembra daquele jogo chamado "rouba monte"? Se milhoes de garrafas sao compradas online, milhoes nao foram vendidas no varejo fisico. Nao houve criacao de demanda, segundo blogjrarao e fontes.

O que será dessa cambada toda? O mesmo de sempre: Somente aqueles que tem bastante expertise e grana (ao mesmo tempo) sobreviverão e a cada momento surgirao varios pequenos tentando romper a camada da sobrevivencia. Igualzinho ao mercado fisico de varejo, de importacao.

Outra tendencia: O mercado vai acabar com os estoques dos vinhos encalhados um dia. Ai essa turma nao vai ter como dar aqueles descontos de 70% que dizem dar hoje.  Terao que comprar direto de produtores, ate mesmo via importacao. Mercado complicado de se operar...

Se servirem para divulgar e apresentar o vinho para milhoes de ignorantes, que sejam bem-vindos. Mas imagino a decepcao do cara que compra aquele chianti especial ou o chileno com frutas de bosque, taninos redondos, final longo na boca (1 segundo). Mal para todos do setor.

Eu acho que essas lojas servem muito bem para quem sabe o que esta comprando. Mas a maioria compra no impulso (nada de novo se nos referimos ao comportamento do consumidor com computador na frente), movido pelo desconto astronomico (por vezes falso) e definitivamente sao iniciantes no mundo do vinho. Clube de vinho, clube de cafe, clube de cerveja, clube de sei la o que nao he para quem sabe onde e o que comprar, na minha nada humilde opiniao. Eu escolho o que quero.

Interessante como as fotos usadas pelas lojas sao iguais. A cara da tal sommelier morena (que segura a taca nao pela haste, mas pelo corpo/bojo mesmo) esta em varias lojas. Meio sensual a senhorita, mas nao inspira confianca.

Expectativa do consumidor online na hora da compra 


E a realidade na taca (muitas vezes) 







No comments:

Post a Comment