Recentemente participei de uma degustacao bem grande de cervejas. Tive a oportunidade de degustar algumas cervejas que degustara quando eram ainda coisa de micros cervejarias. Ja nao sao mais. Cresceram, prosperaram e hoje estao em supermercados e varios outros pontos menos nobres.
Infelizmente como acontece com derivados de leite, vinho, cafe e azeite de oliva, as cervejarias nao conseguem manter a mesma qualidade apos um incremento em volume de producao. Isso me colocou a pensar que esse mercado de cervejas "nobres" deve crescer por um tempo, mas a medida que os cervejeiros tomem nota que o que estao comprando nao é grande coisa, havera retracao e somente os melhores e maiores ficarao no mercado.
A coisa funciona assim: J. Carlos Pingaiada toma somente skol, serra malte, brahma extra. Um dia resolve arriscar cerveja A. Nao demora muito vai ver que aquilo la nao era grande coisa por R$ 8.00. Parte para a cerveja B de R$ 16.00 (600ml) e em pouco tempo descobre que poucas dao satisfacao pelo valor gasto.
Se o mercado de vinho fino seco barato (R$ 15.00) ja nao comercializa volumes enormes e apresenta margens ridiculas, imagine o mercado de cervejas mais caras (que é muito menor). A conta nao fecha, mas as portas, sim.
JR,
ReplyDeleteBrilhante sentença!
Gostei, num primeiro momento, quando vi cervejas diferentes, que só encontrava em Blumenau, no mercadinho do lado de casa aqui no RS.
"Mãs"... Já não é a mesma coisa. E, acredite, a única coisa que "melhorou" foi o preço. Não para o consumidor, claro.
Abraço!
Alexandre de Sousa.
No Bra$il qualidade é consequencia e nao meio ou fim. Nao muito raro é ate acidental! Agora, o primeiro adjetivo depois do "diferenciado" tenha certeza que é, "qualidade"! ate porque falar é de graça. ja aplicar requer varias outras qualidades no empresariado.
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