Com a enxurrada de dinheiro que corre no mundo, a onda de mergers and acquisitions esta mais para tidal wave. Bancos, IT, retail...e-commerce, airlines, cervejarias e ate nas vinicolas.
No caso das cervejarias o consumidor tem todo direito de ficar preocupado. Em todo lugar o ganho fica somente para as empresas. A qualidade cai e nao tem choro. Para as empresas.
Ha um aumento bem grande tambem em M&A entre as vinicolas, mas ao contrario das cervejas nos nao deveriamos temer mas noticias nos vinhos bons. Por bons motivos:
Porcaria compra porcaria. Porcaria de vinicola ganha escala e quando nao muito aumenta o volume de mais porcaria.
Mas porcaria nao se interessa por coisa muito boa e pequena. E outra, aquilo que he muito pequeno e especial geralmente esta em alguma DOC (seria) protegida ou alguma parcela muito pequena de terra.
Nao sera pela (hipotetica) compra pela concha y toro que o Chateau Margaux comecara a produzir 80 mil litros a mais do mesmo vinho por ano.
Por enquanto estamos tranquilos. Que a porcariada continue a se casar entre eles. E produzir os vinhos monstrinhos....
Sobre fusão de cervejarias, hoje soube que há conversas entre Heineken e Kirn Brasil, com a holandesa comprando a japonesa (que tomou o "golpe do balanço" ao comprar a Schin). Heineken cresce bem no país, junto com Amstel, e quer aproveitar fábrica e logística... Os japoneses estão loucos para cair fora e reduzir o prejuízo que tiveram...
ReplyDeleteNossa, bem lembrado. Quem nunca ouviu historias das notas fiscais que duravam varias viagens. E as tais torneiras magicas?
DeleteE nao deu em nada....