Pronto. Virei vitima de nao seguir minhas proprias palavras e conselhos. Comprei alguns vinhos nessa promocao de Janeiro e levei tocha.
Tem vinho estragado ali no meio desse paraiso todo. "Eu te disse, eu te disse"....
YOU GET WHAT YOU PAY FOR. Always.
Me Furrei.
João, bom dia!
ReplyDeleteOntem mesmo estava conversando com um colega sobre isso. A questão: em que caso a loja tem a obrigação de trocar vinho de safra antiga, vendido em liquidação?
Chegamos às seguintes conclusões:
1) Se o vinho apenas passou do seu ponto, ou seja, perdeu seus aromas, sua acidez e começa a dar pontas de oxidação, azar do comprador. Ele está próprio pra consumo, embora não esteja em sua melhor forma. Quem compra vinhos "velhos" em liquidação sabe ou deveria saber disso;
2) Se o vinho está realmente estragado, o vendedor tem a obrigação de fazer a troca. Aliás, nem poderia fazer a venda, pq a empresa não pode colocar produtos estragados em circulação. O preço pago, maior ou menor, é irrelevante. Estragou? Ralo. Sem essa de liquidar. O CDC protege o consumidor contra essa prática, não importa a natureza do produto: bebida, comida ou produtos duráveis.
Podemos admitir como exceção um vinho muito antigo mesmo, de colecionador, como vemos em leilões por aí. Afinal, em regra, um vinho com mais de 50 anos, por exemplo, não está sendo adquirido para consumo.
Li em outro blog comentários de que a dupla Vinci/Mistral não faria mais bota-fora pq alguns "malandros" estavam levando vinhos pra trocar depois, reclamando que estariam estragados. Ora, ora... Quem é mesmo o malandro da história? O golpe não colou?
No seu lugar, reclamaria. Dias depois de aberto, não será fácil provar que vc já comprou estragado, mas a reclamação é nossa única arma contra os picaretas. Joque no Twitter, Facebook e o escambau. Se não resolver, ao menos incomoda bastante.
Abç.
Oi Vitor. Seu comentario esta recheado de bons argumentos. Reclamei SIM com a importadora que trocou rapidinho os vinhos por outros (de outra uva). Os clientes foram trazendo as garrafas uma apos a outra para trocar e apos abrir outras garrafas na frente da representante ela viu que o negocio nao estava bom mesmo.
ReplyDeleteAinda tentou falar em estocagem mal feita, mas com A/C funcionando o tempo todo aquele vinho ordinario tinha que aguentar mais uns 5 anos.
Por ultimo: Todo ano as pessoas compram vinhos nessas promocoes pega ratao, reclamam e depois voltam la de novo.
Por ultimo ultimo: Ha poucas promocoes boas mesmo. Tipo...importador quebrando e liquidando o estoque. Mas ainda assim o indice de acerto para o consumidor normal he de pura sorte.
Saudacoes pluviometricas!
Concordo que tem que ter sorte. Eu tive sorte coma Vinci/Mistral em 2009. Comprei 8, uma só veio ruim. Eles me creditaram o valor dessa garrafa.
ReplyDeleteEsse ano achei que ia fazer um super negócio com a World Wine, mas foi uma palhaçada. Eles anunciaram mais de 60 rótulos diferentes em promoção. Só que em menos de 1 hora do início da promoção tinham menos de 12 disponíveis. Foi só pra fisgar mesmo. Eu acabei comprando 5. Desses, o primeiro achei horrível.
Bom mesmo foi a viagem que fiz pro Chile ano passado. Vinhos como Errazuriz Max Reserva a 13 dolares. Mas no brasilzão vinho bom é a preço de ouro.
Ponti, ola. Todos os anos varios de nos falamos #%&#%^# das promocoes e no ano seguinte voltamos la.
ReplyDeleteParece que esta no ADN do Brasileiro ser fisgado por palavras como "oportunidade", "promocao", "pague 4 leve 6".
Sds