He o que me garantiu um produtor de azeite de verdade (ambos sao de verdade, o produtor e o azeite). Estamos com os estoques dos bons azeites no chao quase e quem importar agora corre o risco de morrer com o estoque cheio.
Lembro que os bons azeites subiram ha mais de um ano em 50% no preco. E ainda temos o cambio aqui para atrapalhar.
O seu azeite que voce compra em supermercado continua com o preco garantido....ali he so dar uma batizada no "azeite" e a vida continua soberba.
JR,
ReplyDeleteEste é o teste de qualidade que aprendi com Manoel Chicao da Adega Alentejana :
- gele o frasco de azeite extra virgem em geladeira até atingir temperatura menor de 10oC por 1 hora.
- Ao retirá-lo, observe se há camada solidificada na parte superior. Caso exista, este conteúdo não é azeite extra virgem, e sim outro produto adicionado.
Azeite extra virgem barato contem aditivo.É batizado !!
Abraços.
Rafael, tudo bom? eu estranho esta tecnica. digo isso pois estive numa cidadezinha portuguesa é participei de perto da colheita (familiar), extraçao e "envase" (era feito em garrafoes de vinho). pois bem, ganhei uma garrafa PET com este azeite in natura que deveria ser misturado com outro ja refinado. ate porque a primeira prensa apesar de ser o mignon dos azeite é intragavel de amargo. ao chegar em casa(rio) e abrir a mala, o azeite puro estava na consistencia de manteiga, isto é, solidificou por inteiro. junto havia uma garrafa de azeite herdade do esporão que nada apresentou.
ReplyDeletelembre que porao de aviao chega a -10 facil.
abs
Expressa-mente,
ReplyDeleteAmanhã tirarei a dúvida com o Manoel Chicao e te respondo. Abs
JR e expressa-mente,
ReplyDeleteConsultei pela ferramenta iluminista Google e, desculpem-me, troquei as bolas. O correto é que após resfriar, o azeite puro torna-se pastoso, e o possível líquido, em camada superior, é o aditivo. Copiei a informação:
"Ao abrir a geladeira, o azeite extra virgem deverá apresentar–se espesso.
Isso acontece, porque o ponto de fusão (transformação de líquido para sólido) do azeite acontece na temperatura de 13-14° C, ou seja, com o abaixamento da temperatura o azeite deverá solidificar, e apresentar-se na forma pastosa"
Quanto ao azeite da Herdade do Esporão, aguardem as explicações do Chicao.
Abraços.
Deem uma olhada. Amanha post isso.
Deletehttp://www.oliveoiltimes.com/olive-oil-basics/olive-oil-fridge-test/32830
JR,
ReplyDeleteShow de bola !! A matéria elucida as limitações de validade do "fridge test"; pena que, nós os consumidores, continuemos expostos às adulterações, que não são acusadas no teste, pela diversidade bioquímica da composição dos óleos adicionados. Ainda, conhecer o produtor, e a origem do envasamento, auxiliam parcialmente na salvaguarda da qualidade do produto. Parabéns !
O que tem o azeite esporão? É ruim?
ReplyDeleteAlexandre,
DeleteEu faria uma analise quimica. E nao esquecer que eles fabricam varios tipos. Ha alguns mais caros e melhores que outros...
SDS