Sera?
Fatores de maior importância
Uma marca que eu conheço – 85%
Variedade de uva – 81%
O país de origem do vinho – 80%
Vinhos com longa tradição e linhagem – 80%
Harmonização com comidas – 80%
Recomendação de amigos ou familiares – 79%
Dessa primeira lista eu diria que os motivos mais tontos (para mim) seriam os 5 primeiros. MAIOR importancia para uva, marca, origem, tradicao e harmonizacao?
Fatores de importância média
Se os vinhos são ou não produzidos de maneira
ambientalmente correta – 68% (quem determina isso? Quem diz realmente o que he correto ou nao?)
Oferta promocional (ex. desconto no preço ou
3 pelo preço de 2) – 66% (SE o desconto for REAL, otimo)
Aparência da garrafa e/ou design do rótulo – 58%
Recomendação de críticos ou escritores – 57% (que bom que essa gente nao tem tanto poder assim em relacao influenciar a massa, mas ainda assim 57% he bastante. Sera que essa turma de blog influencia? Minha experiencia profissional diz que eles/elas tem pouquissima influencia).
Fatores de menor importância
Os vinhos recomendados pelos funcionários da loja
ou panfletos da loja – 44% (temos aqui um sintoma da falta de conhecimento dos funcionarios e sommeliers ou excesso de picaretagem que espanta os crientes??)
Se o vinho ganhou ou não uma medalha ou prêmio – 41% (Deveria ser menos visto que qualquer vinho pode ganhar alguma coisa).
Fatores de grande importancia para mim, que teoricamente deveria saber mais que o consumidor comum?
- indicacao de quem eu confio (a pessoa ja fez toda a triagem para mim antes).
- preco
- experiencia (baseada no monte de erro x acerto que ja cometi). garrafas tambem falam...
JR,
ReplyDeletePosto o link para acesso ao relatório completo, elaborado em 2013 pela empresa inglesa de pesquisa de mercado Wine Intelligence sobre o Brasil . É de grande valia para as tomadas de decisões estratégicas de todos aqueles que de alguma forma participam, ou queiram participar, do mercado de vinhos finos brasileiro.Abraço. Acesse:
http://www.fecomercio.com.br/arquivos/arquivo/wine_intelligence_doing_business_in_brazil_2013_asaaayaaaa.pdf