Monday, August 12, 2013

Possivel Acordo Brasil Europa Poderia Transformar Mercado De Vinho. Ou Nao

Nosso querido Financial Times publicou reportagem ontem dizendo que os dois lados estao tentando costurar um acordo comercial. Otimo. 

Sonhar custa pouco, mas pode ser que o vinho seja contemplado nesse acordo e os 27% de imposto de importacao (entram em cascata) sejam derrubados pouco a pouco, como houve no mercosul quando o Chile entrou nessa.

Que tal incluir queijos e embutidos tambem nessa? Chega de pagar R$ 200/kg queijo bom.

Sera que rola?

De qualquer maneira esses acordos levam bom tempo entre o agreement e a implementacao total. Ha muitas barreiras em ambos os lados. Dois blocos MUITO protecionistas.

Dai vem a pergunta inevitavel: Os importadores de vinho abririam mao dos 27% nos precos ou deixariam as coisas como estao e aumentariam bem mais as margens?

Adivinha.

update:
Em igualdade de condicoes/custo os vinhos da europa massacrariam o lixo da america do sul. A nao ser que realmente o mau gosto do consumidor brasileiro seja incuravel.

3 comments:

  1. JR, nessa improvável hipótese, o óbvio: haveria pequena redução; a maior parte engordaria as margens; essa pequena redução não bastaria pra derrubar a supremacia da dupla malbec argentina e cabernet chileno no (mau) gosto popular.
    "Não sei, só sei que foi assim" (Chicó, o Sábio)
    Abs,
    Vitor
    loucoporvinhos.blogspot.com.br

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  2. JR,
    Copio trecho do relatorio de 2013 da Wine Intelligence, sobre pesquisa do mercado brasileiro de vinhos, e os comportamentos deste consumidor para esta matéria. Pessoalmente, concluo que o desconhecimento do tema leve-o a fixar-se em marcas conhecidas , que lhe auferem confiança e tradição para a compra. Sòmente 37% dos entrevistados sentem-se competentes para a escolha do vinho. As mudanças de hábitos requerem investimentos em aculturamento dos consumidores, e isso leva tempo! Abraços.

     Fatores de maior importância

     Uma marca que eu conheço – 85%
     Variedade de uva – 81%
     O país de origem do vinho – 80%
     Vinhos com longa tradição e linhagem – 80%
     Harmonização com comidas – 80%
     Recomendação de amigos ou familiares – 79%

     Fatores de importância média

     Se os vinhos são ou não produzidos de maneira
    ambientalmente correta – 68%
     Oferta promocional (ex. desconto no preço ou
    3 pelo preço de 2) – 66%
     Aparência da garrafa e/ou design do rótulo – 58%
     Recomendação de críticos ou escritores – 57%

     Fatores de menor importância

     Os vinhos recomendados pelos funcionários da loja
    ou panfletos da loja – 44%
     Se o vinho ganhou ou não uma medalha ou prêmio – 41%

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  3. Raton, o brasileiro bebe vinho importado ruim e o maior culpado disso é o importador que acaba determinando o iremos consumir!

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