Nosso querido Financial Times publicou reportagem ontem dizendo que os dois lados estao tentando costurar um acordo comercial. Otimo.
Sonhar custa pouco, mas pode ser que o vinho seja contemplado nesse acordo e os 27% de imposto de importacao (entram em cascata) sejam derrubados pouco a pouco, como houve no mercosul quando o Chile entrou nessa.
Que tal incluir queijos e embutidos tambem nessa? Chega de pagar R$ 200/kg queijo bom.
Sera que rola?
De qualquer maneira esses acordos levam bom tempo entre o agreement e a implementacao total. Ha muitas barreiras em ambos os lados. Dois blocos MUITO protecionistas.
Dai vem a pergunta inevitavel: Os importadores de vinho abririam mao dos 27% nos precos ou deixariam as coisas como estao e aumentariam bem mais as margens?
Adivinha.
update:
Em igualdade de condicoes/custo os vinhos da europa massacrariam o lixo da america do sul. A nao ser que realmente o mau gosto do consumidor brasileiro seja incuravel.
JR, nessa improvável hipótese, o óbvio: haveria pequena redução; a maior parte engordaria as margens; essa pequena redução não bastaria pra derrubar a supremacia da dupla malbec argentina e cabernet chileno no (mau) gosto popular.
ReplyDelete"Não sei, só sei que foi assim" (Chicó, o Sábio)
Abs,
Vitor
loucoporvinhos.blogspot.com.br
JR,
ReplyDeleteCopio trecho do relatorio de 2013 da Wine Intelligence, sobre pesquisa do mercado brasileiro de vinhos, e os comportamentos deste consumidor para esta matéria. Pessoalmente, concluo que o desconhecimento do tema leve-o a fixar-se em marcas conhecidas , que lhe auferem confiança e tradição para a compra. Sòmente 37% dos entrevistados sentem-se competentes para a escolha do vinho. As mudanças de hábitos requerem investimentos em aculturamento dos consumidores, e isso leva tempo! Abraços.
Fatores de maior importância
Uma marca que eu conheço – 85%
Variedade de uva – 81%
O país de origem do vinho – 80%
Vinhos com longa tradição e linhagem – 80%
Harmonização com comidas – 80%
Recomendação de amigos ou familiares – 79%
Fatores de importância média
Se os vinhos são ou não produzidos de maneira
ambientalmente correta – 68%
Oferta promocional (ex. desconto no preço ou
3 pelo preço de 2) – 66%
Aparência da garrafa e/ou design do rótulo – 58%
Recomendação de críticos ou escritores – 57%
Fatores de menor importância
Os vinhos recomendados pelos funcionários da loja
ou panfletos da loja – 44%
Se o vinho ganhou ou não uma medalha ou prêmio – 41%
Raton, o brasileiro bebe vinho importado ruim e o maior culpado disso é o importador que acaba determinando o iremos consumir!
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