Monday, September 29, 2014

Inimigo Lojista, Mande Embora Seus Vendedores



Quem precisa de vendedor de vinhos bom, dedicado, educado e honesto hoje em dia? Com o aroma da recessao batendo nas portas ha mais de 2 anos no mundo do vinho, faria sentido dizer que precisamos cada vez mais de melhores profissionais para vender mais. Acho que nao.



Leia isso (comentario escrito mais de uma semana nesse blog amador):

O relacionamento gera proximidade, confiança, credibilidade, representatividade e segurança. O que procuramos para minorar os riscos do negócio é atenuado com o relacionamento. Você está com toda a razão. Os passos sequentes como as indicações, avaliações, pontuações, comparações, exclusões e degustações devem ser levadas em consideração para a compra e venda em todos os níveis negociais


Qual o problema desse comentario (na minha opiniao) pertinente? 

Veja no elevador do seu predio se alguem aceita ficar 10 segundos sem olhar para a p de um celular.

Cada vez mais as compras estao ocorrendo via internet (fria, distante, sem confianca, credibilidade, olho a olho), via e-mail. A nova geracao chega com telefone na mao e joga algum app para ver se o vinho presta ou nao. Acabou a interacao com o vendedor. Ainda que websites coloquem fotos de um "sommelier" ou uma pseudo gostosinha qualquer falando que esta a-pai-xo-na-da por aquele cabernet sauvignon que se parece com um carmenere, he algo muito distante. 

Mesmo em restaurante ha palhacos que usam celular para aferir o vinho, deixando com cara de bunda o sommelier de plantao (alguns sommeliers sao bons, e haja saco para ver o caipira usando isso para impressionar a puta que ele pegou na augusta para passar uma noite inesquecivel na capital).


40 milhoes de brasileiros compram pela internet (de tudo). 

Qual foi a ultima vez que voce comprou uma passagem de aviao com a sua agente de viagem?

Acho que a nova geracao vai perder um bom tempo fazendo compras  de vinho via web ate ondia que perceberem que o cara a cara he melhor negocio. Mas ate la muita gente ja bateu as botas, fechou as portas...

Engracado que sei de algumas lojas de vinhos que comecaram eletronicas e o cara viu que nao daria resultado. Montou lojas fisicas.

Hoje ele ja quer mudar de novo.





3 comments:

  1. JR,

    O que você bem constata em sua matéria é a transição da substituição dos consumidores da geração "Baby Boomer", aqueles da faixa etária dos 48 aos 65 anos que se utilizavam do contato pessoal, que ora se retraem do mercado, pela inclusão gradativa dos consumidores da geração "Millenials", aqueles da faixa etária dos 21 aos 35 anos, que utilizam "ad nauseam" dos celulares e tablets para tudo em sua vida. No meio está a "Generation X ", os de 36 a 48 anos, em franca ascensão profissional e com elevado poder aquisitivo, que se utilizam do contato e dos meios eletrônicos para consumo. Este é o desafio atual para marketing do vinho mundial : como comunicar, quantificar, qualificar e atingir estes três segmentos do mercado.

    Nós no Brasil andamos a reboque dos EUA e EU, e ambos estão a frente destes estudos, e como sempre iremos copiá-los nas soluções.
    Posso adiantar que a garotada norte americana e européia está dando preferência ao consumo de espumantes, vinhos brancos e rosés!! Na contramão do consumo brasileiro que é majoritário em vinhos tintos.

    Mudar será preciso, "e pur si movi" Abraços de um "Baby Boomer"

    http://www.decanter.com/news/wine-news/584741/retiring-baby-boomers-may-damage-us-wine-sales-growth-say-researchers?utm_source=Cheetahmail&utm_medium=email&utm_content=news+alert+link+220114&utm_campaign=Newsletter-220114

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  2. JR,

    Assista ao vídeo Aspirational de Matthew Frost com a belíssima Kirsten Dunst , um flash sobre os Millenials.

    http://vimeo.com/106807552

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