Thursday, May 9, 2013

Leite Adulterado. Mais Uma Vergonha Que Nao Dara Em Nada

E voce acha que isso eh novidade ou que quase ninguem o faz por ai? Seria possivel que ate vinho adulterassem? Cerveja? Azeite de oliva? Geleias? Paes? 


Oito pessoas são presas por adulterar leite no RS

Segundo as investigações, cinco empresas de transporte adicionavam água e ureia ao produto cru entregue para a indústria

08 de maio de 2013 | 9h 35

Elder Ogliari - O Estado de S. Paulo
 * Atualizada às 20h56
PORTO ALEGRE - O Ministério Público do Rio Grande do Sul detectou um esquema de adulteração do leite, feito por transportadores, em três regiões do Estado. Oito pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira, 8, pela Brigada Militar em Guaporé, Ibirubá e Horizontina suspeitas de participação na fraude. A operação, denominada "Leite Compen$ado", contou com apoio do Ministério da Agricultura e da Receita Federal.
Segundo o Ministério Público, cinco empresas de transporte de leite adulteravam o produto cru entregue para a indústria. Depois de recolher o leite nas propriedades rurais, eles adicionavam água para aumentar o volume e, para compensar a perda nutricional, acrescentavam ureia, produto que contém formol em sua composição e, por isso, é considerado cancerígeno pela Organização Mundial da Saúde.
As empresas investigadas transportaram aproximadamente 100 milhões de litros de leite entre abril de 2012 e maio de 2013. "Ouso dizer que isso é mais grave que o tráfico de drogas, pois o traficante vende para quem quer comprar o tóxico enquanto na adulteração do leite o produto é entregue ao consumidor, que não tem nenhum conhecimento prévio sobre a situação desse produto", comparou o promotor de Justiça da Especializada Criminal de Porto Alegre Mauro Rockembach.
Mesmo que os lotes, correspondentes a 1,5 milhão de litros, tenham sido recolhidos dos mercados, o Ministério da Agricultura divulgou suas referências para que os compradores que eventualmente tenham o produto em casa deixem de consumi-lo e devolvam as caixas ao fornecedor em troca de novas. Estão na lista o leite integral Italac, produzido pela
Goiasminas em Passo Fundo, lotes L05KM3, L13KM3, L18KM3, L22KM4 e L23KM1, e, da mesma marca, o leite semidesnatado lote L12KM1. Além deles, também o leite UHT integral, da marca Líder, beneficiado pela Bom Gosto em Tapejara, e o leite UHT integral marca Mumu Lote 3 ARC. Da LatVida constam na relação o leite UHT fabricado em 16 de fevereiro com validade até 16 de junho.
As empresas envolvidas comentaram o assunto em diferentes notas com argumentos semelhantes de que o problema foi pontual e resolvido com a retirada dos lotes suspeitos do mercado. O Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilat), afirmou, também em comunicado, que suas associadas foram prejudicadas pela adulteração feita pelos transportadores. "É dado tranqüilizador para a população o fato de que todos os lotes identificados com problema foram retirados do mercado e não se encontram mais à disposição do consumidor", destaca. "Os estoques disponíveis no varejo estão aptos ao consumo humano".
OH COME ON, MAN. Dado tranquilizador?? 

2 comments:

  1. Eu ouvi uma entrevista no rádio, com o presidente de uma associação nacional de produtores e o cara foi bem claro: quando as transportadoras pegam o leite nos produtores, deve ser feito um teste para verificar a qualidade/composição do produto. Qualquer falha e quem paga a conta é o produtor. Quando o leite chega à indústria, esta deve fazer o teste. E a fiscalização do governo deve cuidar da indústria. Ou seja, não foi só a quadrilha que dominava o transporte que errou...

    ReplyDelete
  2. Aqui nao ha falhas, e sim conluio. Pra começo de conversa quem faz a tal testagem e pseudo fiscalização para o governo na cooperativa/laticinio é funcionario da propria empresa.

    ReplyDelete