Monday, October 26, 2020

Vinhos Brancos. A Saga Continua

 Em tempos de ser politicamente correto o tempo todo ainda me surpreende que o vinho branco não tenha tido o nome mudado. 

Enquanto isso passei os últimos meses pensando e pesquisando motivos para o vinho branco nao ter conquistado as tacas e adegas. 

Uma equação com muitas variáveis me confirmou que as pessoas continuarão  a não saber o que pode ser um bom vinho branco. O resumo dessa pesquisa épica:

Vinhos brancos demandam mais cuidado na vinificação (principalmente na fermentação primária onde qualquer deslize condena o vinho), no transporte (idealmente refrigerado, sofre nas grandes distâncias), na armazenagem (de novo a necessidade maior de controle de temperatura, luz). Geralmente nao aguentam o ''envelhecimento'' tanto quanto os vinhos tintos. Coisa da natureza, as uvas ''brancas'' (ou caucasianas) são em grande maioria mais sensíveis aos elementos, nao aguentam o sol na cara, perdem qualidade desejadas facilmente. 

As uvas brancas tem menos estruturas, poucas podem ir para barrica. Poucas tem as características da chardonnay, a tinta das brancas como dizem por ai.

Na hora de divulgar o vinho, devido a procura menor por brancos haveria uma necessidade maior de se investir em propaganda, em tempo, em energia para promover o vinho branco. Alguém está disposto a isso?

Tudo isso acaba no tal da relação custo, investimento x lucro esperado. Enologos e donos de vinicolas me confirmam que no final tudo acaba no dinheiro. 

Temos mais trabalho, mais energia, mais dinheiro jogados num produto que vai dar menos lucro, e com um resultado incerto do outro lado pois as chances dos consumidores (falando globalmente) continuarem a comprar e tomar o vinho tinto são sempre esmagadoramente maiores. 

Percamos as esperancas.

Friday, October 16, 2020

Turismo Em Tempos De Pandemia

 Historico. Merece registro. Como veremos isso em alguns anos? Talvez dentro de mais uma pandemia, vai saber.



Thursday, October 15, 2020

Grandes Marketings, Poucas Verdades

 Apos toda aquela briga (que durou um dia) com uma apresentadora global falando mal de pizza de empresa de franquia, me peguei comendo pizza com amigo de certa regiao sul de certa cidade do pais que me contou que so compra na pizzaria tal e tal, aquela cujo o fermento veio da Italia, e o fermento seria o mesmo apos mais de 100 anos.

Lo siento (poco) mas o fermento ja alterou a composicao ha decadas, nao pode ser mais o mesmo do nono.

Vale a filosofia da propaganda, mas em termos biologicos seria uma inverdade.