Sunday, February 5, 2017

Guia Pratico Para Se Dar Bem No Japao

Com as devidas desculpas porque nao sou guia de turismo da vida, mas tentarei dar o maior numero de sugestoes para os samurais de bom gosto que queiram passar algumas semanas no Japao.

1. Onde ir? De um extremo ao outro o pais he lindo nas 4 estacoes do ano. Nao recomendo o inverno para quem quer conhecer Hokkaido porque neve para caramba. Mas durante os outros meses a ilha he linda e ultra gostosa para esportistas.
Tokyo he parada obrigatoria, provavel onde se coma com o menor custo. Depois vale de tudo. Dependendo do gosto do fregues as cidades do interior tem muitos templos, muita comida fresca, muita ostra, enguia, ova... e comidas regionais.

2. Como ir? Maior bocada que existe se chama JR Pass para turista. Compre-o, he meio caro mas vai se pagar rapidinho. E em varias cidades e ferries voce pega o barco ou trem local de graca com o JR Pass. Alugar carro? Boa sorte. Nem os locais que tem dinheiro usam muito carro....o transporte para todo lado he espetacular e muito, muito pontual. O trem bala se chama Shinkansen e a classe economica he um luxo e conforto so. Nao gaste dinheiro a toa na classe especial (green).

3. O que ver? Well..depende do que voce gosta. Eu nao tenho religiosidade nenhuma, mas he impossivel nao querer visitar templos; sao simplesmente lindos, e cheios de licoes historicas. Recomendo museu em Hiroshima. Triste demais. Infelizmente so no local para perceber como foi tudo tragico e talvez, desnecessario. Algumas ilhas nas frentes das grandes cidades tem montanhas ate que altas...e sao deliciosas para turistas. Tudo do mar fresco e delicioso. Natureza para todo canto..mas tambem me diverti visitando sakeria (daquelas beeeeeem antigas). O museu da guerra de Tokyo he famoso pelas opinioes deles sobre as guerras. Ja houve polemica a dar com pau a respeito das opinioes do governo japones em relacao as guerras....adivinha quem estava errado e provocou as guerras de acordo com o japas?

4. Como pagar? Cartao de credito nao he algo que possa ser usado a toda hora. Recomendo que saque dinheiro sempre que possivel. Ande com uns 10,000 yenes que ja esta bom. Da para pagar refeicoes em lugares pequenos, e mais alguma emergencia.

5. Quanto custa? Viagem bem barata em dollar e dependendo dos locais visitados ate em REAL. Para passar muito bem em 15 dias um casal deve queimar uns R$ 12,000....
Boa refeicao custa uns 1500 Y. Um bom hotel fica em 10,000 Y por casal. Alugue um mini WIFI portatil no aeroporto. Ficar sem internet no japao he vela preta e caixao. Toda hora precisamos consultar um mapa e nem sempre consegue-se ler os mapas ou saber qual trem pegar e quando. U$ 50.00 por 15 dias. Mais barato e melhor que essas nets da vida. Roupa e eletronicos sao bem mais caros que nos USA. Vinhos sao 50% no minimo mais caros. Cafe, carissimo. Melhor mesmo tomar muito cha verde ou entao comprar um nescafe Gold Blend no super. Os trens sao caros...recomendo realmente que compre o JR Pass e durma sossegado. Os parques e templos sao pagos, mas nada que espante os bons espiritos.

6. Onde Ficar? De preferencia a guest houses e lugares pequenos para sentir como he ser japinha de verdade. A palavra magica se chama RYOKAN que he algo mais ''intimo''. Ryokans com ONSEN (agua quente natural) sao mais caros...mas ainda assim tem bed and board com comidinha tipica. DICA IMPORTANTE: As estacoes de trem tem tudo que voce precisa. De hoteis silenciosos e otimos ate a comida, remedio.....Use internet para achar o seu hotel. Cuidado com feriados santos para chineses porque eles invadem o pais. Ficar no hotel dentro da estacao ajuda demais.

7. Onde Comprar? Comida e necessidades basicas podem ser encontrados nas ruas facilmente ou se estiver chegando de trem numa cidade media, nao se desespere. O shopping dentro da estacao sera melhor que muito shopping brasileiro.

8. O que falar? Japinha nao fala ingles. Mas eles se esforcam para ajudar a qualquer um...principalmente quem fale um pouco so de NIHONGO. Chamar alguem dizendo ''choto sumimasen'' ajuda demais. Eles param na hora para ajudar o incauto. Falar HAI, ARIGATO, OHIO, DO ITOCHIMACHITE, contar os numeros ate 10 tambem ajuda muito. Tambem ajuda se moldar ao sotaque deles. Eles entendem com muito mais facilidade o ingles falado com sotaque deles.

Voce jamais vera um povo tao educado no trato com as pessoas. So isso valeria a viagem.

9. O que comer? Se for peixe cru, coma somente em cidades costeiras. Tokyo esta na beira do mar, mas o peixe ja nao chega tao fresco. Parece peixe de japa em SP....mas no verdadeiro litoral as ostras parecem que derretem na boca apesar do tamanho de bola de baseball. Pais he um show para quem nao tem restricao alimentar....mas cuidado com o excesso de arroz branco e com misso. Haja sal em tudo aquilo. Seus rins vao agradecer se maneirar um pouco. Aproveite para comer os doces que tem pouquissimo acucar. Coma coisas diferentes, aproveite os sorvetes feitos de cha. Eu gostei. No aeroporto de Narita ha chocolates que estao entre os melhores do mundo. Oportunidade unica, compre e coma cada quadradinho como se fosse um tesouro.

Consideracoes finais: Va. Aproveite. Vale cada hora da sua viagem... Sao organizados, limpos, demonstram tremendo respeito pelo pagador de imposto (nos), pelo outro humano e o pais he seguro. Eu passei medo em lugares como Russia e caribe..com gente do mal por perto. Brasil idem, mas nao conta, ja seria covardia contar quantas vezes tentaram me roubar ou furtar. Alem de tudo ainda tem uma historia interessante e muita comida boa enquanto viaja de trem em trem (que sao ridiculos de limpos e organizados). Nao ha gente cortando fila na hora de entrar....uma outra civilizacao.

Bolo de cha verde com feijao e chantilly....

Tipico menu set...mas espetacular.

Pequeno campo de arroz (sem arroz no momento). Nenhum espaco se disperdica.





O Joao de Barro niponico faz ate casa melhor que o brasileiro....

passa no super, pega o almoco e pronto. volta para o trabalho

Can't get any fresher...

quem entende, consegue enxergar a diferenca na textura a cor dos peixes....esses foram comprados em cidade litoranea. Outra categoria de comida....







5 comments:

  1. JR,
    Muito legal a postagem.
    Tenho curiosidade em conhecer o Japão.
    Apenas uma pergunta: e levando criança, a viagem ainda fica interessante/possível?
    Abraço!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acredito que jovens nao tem a mesma lente que temos para apreciar certas coisas e vice versa. Eles adoram coisas tontas como pokemon enquanto nos gostamos de apreciar arte, museus, comida.. mas la he tao diferente que da sim para curtir.

      Acho que gostariam dos trens (por dentro e por fora), das coisas eletronicas -- mundo pequeno, mas ainda assim tem coisa diferente por la que demora um pouco para chegar no brasil --, e por que nao os carros no outro lado da rua.. a maioria dos carros bem pequeninos. Assim como as roupas...parece tudo para crianca. Abraco.

      Delete
  2. Maravilha de relato, esta aí um lugar que nunca havia passado na minha cabeça em visitar....

    ReplyDelete
    Replies
    1. Va, se gosta do tema/cultura e historia local/comida/natureza/templos A viagem nem he tao longa assim... 12 horas ate LA, 10 horas ate Tokyo. Suportavel.

      Delete
  3. E o preço da passagem de avião? 12 mil reais para um casal por 15 dias?

    ReplyDelete