Tuesday, June 21, 2011

Quem quer ABRIR UMA LOJA DE VINHOS??

Você gosta de vinhos, visita vinícolas, participa de confrarias e um belo dia resolve abrir uma loja de vinhos, não é assim que a vida nos mostra? Não é também a mesma situação de alguém que adora comida, cozinha super bem e resolve abrir um restaurante?

Pois é, nada poderia ser mais errado. Tentarei mostrar o grande erro que é abrir um negocio tão caro, tão complicado e de retorno longo e incerto quando o vôo é cego.
Pontos cruciais para que uma loja de vinhos de certo:

  • 1.       Cash flow is king. Não entendeu? Cash flow is king. Repita isso 100 vezes.
  • 2.       Ponto. Localização é quase tudo. Estude o ponto. Re-estude o ponto. Conheça a vizinhança, pois do ponto você saberá quem são seus clientes, quem são seus competidores, se haverá desapropriações ou não, se o bairro está decadente ou não.
  • 3.       Falando em ponto saiba porque vale a pena comprar ou alugar um ponto. Estude seu locador, a família dele. Veja o quanto pagará pelo aluguel face o valor do imóvel.
  • 4.       Conheça o mercado. Saiba tudo sobre produtos, tendências, importadores, fornecedores. Visite feiras até cansar. Cansa mesmo. É um pé na orelha ficar indo de evento em evento, mas é melhor que seja assim do que ficar a mercê de vendedores que vão lhe falar o que comprar e por quanto.
  • 5.       Coloque as pessoas para trabalhar nos lugares onde elas tem mais competência, inclusive o senhor. Quem é bom vendedor não é bom administrador e vice-versa, exceção feita a algum William Gates da vida....aposto que você não é um Bill Gates.
  • 6.       Falando em pessoas, welcome to hell. Contratar gente de boa índole com conhecimento de vendas e/ou vinhos é mais difícil que achar político honesto.
  • 7.       Deixe seus problemas longe do seu comercio. Aquela cara feia demora varias horas para ser desfeita. Até parece papo de exotérico, mas é impressionante o tanto que as pessoas conseguem nos ler. Bom humor =  ótimas vendas e o contrario é muito verdadeiro.
  • 8.       Faça um business plan. Brasileiro adora abrir empresas e negócios e com o tempo aprender o que deveria ter aprendido, pesquisado antes. Learning by doing é um conceito muito estudado em economia e guess what, custa muito CARO. No business plan deveria constar seu payback time e ROI. Se não souber o que são esses termos, fique como investidor em renda fixa que assim não quebrará.
  • 9.       Aprenda suas despesas antes de abrir sua loja. Você se surpreenderá de ver quantas coisas corroem suas margens.
  • 10.   Aprenda sobre impostos. O governo é seu primeiro sócio. Se não souber o quanto pagará por cada compra e venda, não saberá precificar seus produtos, e se não souber quem são seus clientes (o tal do ponto, ponto, ponto) não saberá que produtos comprar e se não souber do mercado não saberá se estará pagando bem ou  mal pelos produtos. Percebe a seqüência de pode levar um tiozinho legal a bancarrota?
  • 11.   Pague seus fornecedores em dia. No longo prazo os espertonildos sempre se ferram. Ficam ricos tão rápido quanto pobres também. Cara, não seja mais um caloteiro, pague seus fornecedores. Quem paga bem pode exigir preços e condições melhores.
  • 12.   For the fuck´s sake (perdoem as mais educadas), pague seus impostos e livre-se de aporrinhações com auditorias. Muita gente paga um monte em multas e todo o “lucro” que havia antes vira pó de serra, igual ao que existe em muito vinho por aí....
  • 13.   E por ultimo, somente um louco larga um emprego onde ganha R$ 400.000 por ano para abrir uma loja de vinhos ou uma importadora de vinhos. As pessoas ficam ricas com EMPREGOS BONS e não com comercio. Comercio leva anos e anos e anos para dar retorno e nem assim o tutu que sobra será EVER igual ao que vinha do emprego. Nesse caso eu sempre digo aos meus clientes; fique com seu emprego e vai gastar seu dinheiro visitando vinícolas, praias, países,etc. etc...mas não pense que se fica rico com esse negocio.


Ainda assim eu teria feito tudo de novo. Não me arrependo de ter tentado. E a idéia de não dever satisfação a chefe idiota algum não tem preço (sinto pequena saudade dos bons chefes que tive também).
Espero ter ajudado alguém ai fora.

14 comments:

  1. Ótimo post. E agora uma pergunta. E não vale responder "depende", porque eu sei que depende: qual o investimento inicial de uma loja de vinhos? Se a resposta for tão direta quanto os 13 tópicos, seria excelente. Ah, e vale responder: não faça isso.

    ReplyDelete
  2. Bricio e Paty, relou para voces.

    O investimento inicial varia (opa, nao falei depende) da localizacao do imovel, do tipo de moveis que voces pretendem colocar la dentro, a decoracao tambem, o perfil imaginado de clientes , da area da loja, numero de funcionarios e por ai vai.

    No meu caso eu fui bem humilde (mas nao cheap, stingy, mao-de-vaca) na hora de comprar os moveis. Coisas bem bonitas de segunda mao (de lojas que quebraram).

    Veja o estado do ponto tambem. Precisa de reforma grande?

    O topico he muito vasto para ser coberto por varias linhas, mas me mandem o email de voces que eu entro em contato e dou uma ajuda.

    blogjoaoratao@gmail.com, ok?

    Se valeu a pena? Como investimento valeu, mas nao largue seu emprego por causa disso. Nao vale a pena, mesmo. Agora creio que ha uma bolha de lojas tambem em varias cidades por ai...cuidado.

    Bom, a disposicao. JR.

    ReplyDelete
  3. Muito bom meu amigo!

    Pensei em montar uma loja ano passado, e ao passar por meu check-list pessoal, que tem varios dos teus pontos, parei na fase de planejamento. Falando em números, um capital de giro de aprox. R$ 60,00 fora o capital para importação de 1 container de vinhos me fez entender que o ROI realmente é longo... Mas quem sabe daqui uns 20 anos na aposentadoria?

    Gustavo - Bebideria.com.br

    ReplyDelete
  4. Gustavo, hello.

    Que bom saber que ha pessoas que se preparam bem como voce.

    Ganhe muito dinheiro no seu emprego e depois va atras do seu sonho. Confie em mim, ser dono de emporio + importador nao deixa ninguem milionario; mas feliz e da para ter uma vida digna. MAS hombre....quanto trabalho. Mesmo.

    ReplyDelete
  5. sou frances e moro no brasil. Eu gostaria de abrir uma loja de vinhos com vinhos franceses a maioria de bordeaux, minha cidade. Mas nao sei se eu posso importar esses vinhos no brasil ou se eu tem que passar por uma importadora?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aymeric, tudo tera que passar por uma importadora. Bem vindo ao mundo da burocracia, da demora, dos custos altos.

      Boa sorte, precisara de bastante dela.

      SDS

      Delete
  6. Oi Joao meu nome è Nilza moro na Italia a mais de 20 anos sou uma sommelier e uma enofila. Com esta crisi na Italia estou enteressada em exportar vinhos italianos principalmente da regiao toscana para o Brasil. O que eu tenho q fazer? por onde tenho q começar e qual sao os custos?meu email è celinoitalianwine@hotmail.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ciao Nilza. Da um tempo que ja respondo isso.

      Auguri.

      Delete
  7. Boa tarde João. Qual é margem de contribuição e a margem de lucro?? Existe compras minimas nas importadoras?? Qualquer coisa entre em contato tiagors86@hotmail.com, tel (11) 78855649
    Abraços

    ReplyDelete
  8. João somos um grupo de 06 estudantes de ensino tecnico de logística estamos com um trabalho de lojas de vinho estamos com muitas duvidas de macro ambiente e micro: fornecedores, tecnologia, layout custo de inventimento etc você poderia nos ajudar com seu conhecimento seria grande de importância para nós desde já agradeço sua atenção. segue nosso email - kennyesil0109@hotmail.com

    ReplyDelete
  9. Ola ! O microempreendedor individual pode montar uma loja de vinho ?
    Estou vendo aqui a lista de profissões e tem: comerciante de bebidas e proprietário de bar e congêneres. Pra quem quer começar e fugir dos tributos, acho
    essa modalidade seja boa.

    ReplyDelete
  10. Olá João, boa tarde.
    Estou aposentado e pretendo montar um comercio de queijo, vinho e especiarias (sem abrir muito o leque). Gostaria de um local diferenciado e que premiasse os Chefs de hoje em dia. Se puder, gostaria de sua experiencia e no que poderia ajudar com detalhes.
    Um forte abraço,
    Carlos e Marcia

    ReplyDelete
    Replies
    1. ola. desculpa mas realmente nao posso ajudar. boa sorte.

      Delete