Tuesday, June 7, 2011

Uma Previsão DARK para os [grandes] lojistas e BOA para os consumidores

Grandes e/ou tradicionais lojas em SP (onde conheço o mercado melhor) vem levando chumbo ano após ano ultimamente. Acostumadas com pouca competição durante anos reinaram sozinhas no mercado. Todos conheciam as grandes casas por nomes e era uma alegria ir até lá fazer as compras.... Muito bem, aqui estão as mudanças de mercado e dando a cara à tapa arrisco algumas previsões:

  1. Antigamente havia (ou haviam como dizem por aí. Será que não se ensina mais português??) poucas importadoras e lojas. Lojas essas, na base da amizade, do relacionamento vendiam para o Brasil todo. Hotéis, restaurantes, todos eram clientes. Mas algo mudou, e elas perderam muitos clientes, mas o que foi que ocorreu mais exatamente?
  • Hoje as importadoras estão em muito maior número. Vendem diretamente à pessoa física e clientes jurídicos. São competição para os próprios clientes (as lojas).

  • Com a criação do regime de ST para outros estados, hotéis e restaurantes fora de SP pagam um preço tao absurdo pelas mercadorias que resolveram comprar diretamente das importadoras e de preferência importadoras do estado deles. A loja não tinha mais margem para repassar o produto.

  • A proliferação de lojas por vários bairros. Hoje ninguém tem que ir ao mercado central ou ao centro comprar alguma coisa, por mais requintado que seja esse produto. Minha loja (de bairro) mesmo oferece de tudo, e muita gente me diz "ai que delicia não ter que dirigir ate tal lugar para comprar lá". Convenhamos que dirigir em SP Capital é um pé na orelha.

  • O mercado muda. Antes as lojas tradicionais vendiam absurdos números de cestas de natal, o que era uma grande fonte de renda. Guess what? As pessoas estão cada vez menos dando cestas de presente. Há 3 anos vejo essa turma errando nas compras. Há um estoque gigantesco em muitas lojas desde o natal passado de muitos produtos. 
Às previsões....

  1. Grandes lojas terão que saber operar muito bem nesse novo mercado. O mercado continua do mesmo tamanho e o bolo terá que ser dividido entre mais comedores. O volume deles tende a diminuir.
  2. Com o advento dos smartphones consumidores chegam as lojas munidos de toda informação de safra e preço. O "Gerson" que se cuide, pois a nova geração não quer saber de muita firula, quer preço bom. Ponto. Comparam na nossa frente os preços.
  3. O faturamento por loja vai cair para todos. Um processo de seleção natural muito abrupto e cruel. Preparem-se para diminuir um pouco o padrão de vida e azar de quem não se adaptar a nova realidade.
Und das ist das....

1 comment:

  1. Vou adorar, vai aparecer no mercado um balaio de blogueiro e consultor de vinho chorando "pitangas", vai diminuir drasticamente os trouxas que alimentam este bababas........

    ReplyDelete