Monday, June 27, 2011

Mensagem aos Blogueiros Inteligentes. WE MISS YOU.

Recentemente tive o prazer de conhecer duas pessoas do mundo do vinho que tem muito a ensinar e a falar. Os dois tinham blogs, mas segundo eles desistiram dos postings pois o trabalho não compensava a baixa audiência, ou pior ainda, o baixo nível dos leitores. Um deles ja foi viticultor, dos bons, e quebrou, ficou meio deprimido. Big fucking deal. Achou que era muito esperto para a ignorancia reinante, mas he isso mesmo. Pessoas muito sabidas, inteligentes e cultas sao raras no mundo. O que queriam? Condecoracoes pela inteligencia e sapiencia? Nope, that ain't gonna happen.


Eu tenho que discordar desses senhores tão sabidos e peco para que voltem a escrever. O que acontece na internet he isso mesmo; gente de todos os tipos e intencoes. Há os que escrevem sendo amigos de todas as importadoras para ver se continuam sendo chamados para comer e beber de graça, há os que escrevem para vender o que querem vender, há os que chegam com todo gás e logo se vão (blogueiro bexiga de aniversario), há os blogueiros que promovem  as lojas/restaurantes/escolas, ha os que falam sobre função do decanter, da taça, sobre variedades de uvas, há os que falam coisas infantis, tolas, mas todos fazem aquilo que tem a oferecer. Raro seria ver um Paulo Francis da vida em cada blog...


Em suma, a leitura he gratuita e cada um vai ter o publico que merece. De vez em quando aparece um ou outro que não cita fonte, fica chupando artigos dos outros....emfim: coisa de internet... blogueiros inteligentes, essa he a internet. Get over it. Voltem a escrever, nos que queremos aprender coisas relevantes sobre vinhos (seja produção, clima, comercio, logística, leis, cultura, o que for) precisamos de vocês. 


Quando me propus a escrever isso sabia muito bem que jamais atrairia uma multidumbre para o blog, e estou bem contente com esse fato. Eu não posso ter muitos hits por dia por topico. Não faz sentido, mas espero conhecer pessoas brilhantes para poder aprender com eles e quem sabe via um debate aqui e outro ali poder passar algo de bom para frente tambem.



4 comments:

  1. Prezado,
    Ótimo post. Eu confesso que muitas vezes fico desanimado vendo tanta coisa ruim na internet, mas acredito que, como você mesmo falou, cada um tem a audiência que quer e que merece.
    Se forem bons, que voltem a escrever. Realmente estamos precisando de gente boa para falar sobre vinho no Brasil.
    Um abraço
    Daniel Perches
    www.vinhosdecorte.com.br

    ReplyDelete
  2. Boa João!!

    Também ando de saco cheio dessa paralisia mental e infestação promocional que se abate sobre os blogs. Espero que isso mude logo e pode ter certeza que muita gente vai passar por aqui hoje e concordar contigo.

    Fico na torcida para que os bons voltem a escrever.


    abs!

    Alexandre
    www.diariodebaco.com.br

    ReplyDelete
  3. Caro João,
    Diz o ditado que, quando os "gatos saem da casa, os ratos fazem a festa..." (sem trocadilhos, é lógico!).
    Acho que agradar a todos é tarefa inglória e improvável (principalmente se falarmos sobre vinhos), portanto, popularidade não é algo que se deva esperar muito.
    Pessoalmente, escrevo (e transcrevo) sobre aquilo que gostaria de ler (como enófilo): avaliações de vinho, notícias, dicas sobre vinho, eventos e ofertas/promoções interessantes, etc... (não sei se estou no meio dos gatos ou dos ratos...)

    Não se dê por vencido. Continue a escrever como um "gato" e chame os outros de volta!

    ReplyDelete
  4. Literalmente, blog sério neste país que é regido pela falta de cultura é raro de se encontrar.
    Mas a estes poucos remanescentes damos a glória, que não se cansem de nos alegrar com verdades e sempre com imparcialidade no mundo de Bacco.

    ReplyDelete