Recentemente tive o prazer de conhecer duas pessoas do mundo do vinho que tem muito a ensinar e a falar. Os dois tinham blogs, mas segundo eles desistiram dos postings pois o trabalho não compensava a baixa audiência, ou pior ainda, o baixo nível dos leitores. Um deles ja foi viticultor, dos bons, e quebrou, ficou meio deprimido. Big fucking deal. Achou que era muito esperto para a ignorancia reinante, mas he isso mesmo. Pessoas muito sabidas, inteligentes e cultas sao raras no mundo. O que queriam? Condecoracoes pela inteligencia e sapiencia? Nope, that ain't gonna happen.
Eu tenho que discordar desses senhores tão sabidos e peco para que voltem a escrever. O que acontece na internet he isso mesmo; gente de todos os tipos e intencoes. Há os que escrevem sendo amigos de todas as importadoras para ver se continuam sendo chamados para comer e beber de graça, há os que escrevem para vender o que querem vender, há os que chegam com todo gás e logo se vão (blogueiro bexiga de aniversario), há os blogueiros que promovem as lojas/restaurantes/escolas, ha os que falam sobre função do decanter, da taça, sobre variedades de uvas, há os que falam coisas infantis, tolas, mas todos fazem aquilo que tem a oferecer. Raro seria ver um Paulo Francis da vida em cada blog...
Em suma, a leitura he gratuita e cada um vai ter o publico que merece. De vez em quando aparece um ou outro que não cita fonte, fica chupando artigos dos outros....emfim: coisa de internet... blogueiros inteligentes, essa he a internet. Get over it. Voltem a escrever, nos que queremos aprender coisas relevantes sobre vinhos (seja produção, clima, comercio, logística, leis, cultura, o que for) precisamos de vocês.
Quando me propus a escrever isso sabia muito bem que jamais atrairia uma multidumbre para o blog, e estou bem contente com esse fato. Eu não posso ter muitos hits por dia por topico. Não faz sentido, mas espero conhecer pessoas brilhantes para poder aprender com eles e quem sabe via um debate aqui e outro ali poder passar algo de bom para frente tambem.
Prezado,
ReplyDeleteÓtimo post. Eu confesso que muitas vezes fico desanimado vendo tanta coisa ruim na internet, mas acredito que, como você mesmo falou, cada um tem a audiência que quer e que merece.
Se forem bons, que voltem a escrever. Realmente estamos precisando de gente boa para falar sobre vinho no Brasil.
Um abraço
Daniel Perches
www.vinhosdecorte.com.br
Boa João!!
ReplyDeleteTambém ando de saco cheio dessa paralisia mental e infestação promocional que se abate sobre os blogs. Espero que isso mude logo e pode ter certeza que muita gente vai passar por aqui hoje e concordar contigo.
Fico na torcida para que os bons voltem a escrever.
abs!
Alexandre
www.diariodebaco.com.br
Caro João,
ReplyDeleteDiz o ditado que, quando os "gatos saem da casa, os ratos fazem a festa..." (sem trocadilhos, é lógico!).
Acho que agradar a todos é tarefa inglória e improvável (principalmente se falarmos sobre vinhos), portanto, popularidade não é algo que se deva esperar muito.
Pessoalmente, escrevo (e transcrevo) sobre aquilo que gostaria de ler (como enófilo): avaliações de vinho, notícias, dicas sobre vinho, eventos e ofertas/promoções interessantes, etc... (não sei se estou no meio dos gatos ou dos ratos...)
Não se dê por vencido. Continue a escrever como um "gato" e chame os outros de volta!
Literalmente, blog sério neste país que é regido pela falta de cultura é raro de se encontrar.
ReplyDeleteMas a estes poucos remanescentes damos a glória, que não se cansem de nos alegrar com verdades e sempre com imparcialidade no mundo de Bacco.