Friday, October 11, 2013

Aumento Na Producao Nao É Seguido De Aumento Na Qualidade

Recentemente participei de uma degustacao bem grande de cervejas. Tive a oportunidade de degustar algumas cervejas que degustara quando eram ainda coisa de micros cervejarias. Ja nao sao mais. Cresceram, prosperaram e hoje estao em supermercados e varios outros pontos menos nobres.

Infelizmente como acontece com derivados de leite, vinho, cafe e azeite de oliva, as cervejarias nao conseguem manter a mesma qualidade apos um incremento em volume de producao. Isso me colocou a pensar que esse mercado de cervejas "nobres" deve crescer por um tempo, mas a medida que os cervejeiros tomem nota que o que estao comprando nao é grande coisa, havera retracao e somente os melhores e maiores ficarao no mercado.

A coisa funciona assim: J. Carlos Pingaiada toma somente skol, serra malte, brahma extra. Um dia resolve arriscar cerveja A. Nao demora muito vai ver que aquilo la nao era grande coisa por R$ 8.00. Parte para a cerveja B de R$ 16.00 (600ml) e em pouco tempo descobre que poucas dao satisfacao pelo valor gasto.

Se o mercado de vinho fino seco barato (R$ 15.00) ja nao comercializa volumes enormes e apresenta margens ridiculas, imagine o mercado de cervejas mais caras (que é muito menor). A conta nao fecha, mas as portas, sim.

2 comments:

  1. JR,
    Brilhante sentença!
    Gostei, num primeiro momento, quando vi cervejas diferentes, que só encontrava em Blumenau, no mercadinho do lado de casa aqui no RS.
    "Mãs"... Já não é a mesma coisa. E, acredite, a única coisa que "melhorou" foi o preço. Não para o consumidor, claro.
    Abraço!
    Alexandre de Sousa.

    ReplyDelete
  2. No Bra$il qualidade é consequencia e nao meio ou fim. Nao muito raro é ate acidental! Agora, o primeiro adjetivo depois do "diferenciado" tenha certeza que é, "qualidade"! ate porque falar é de graça. ja aplicar requer varias outras qualidades no empresariado.

    ReplyDelete