Monday, October 21, 2013

Café Brasileiro, Ainda Muito Longe Dos Melhores

Dona Barata me trouxe um café estraga paladar da Guatemala. Plantado (e oh, colhido) a 1550 metros de altitude o café amadureceu como as grandes uvas de altitude e clima corretos: Devagar, sem pressa, apurando o açúcar e a acidez.

Para “piorar”ainda mais as coisas o café foi colhido manualmente.  Esta sendo meio deprimente voltar a tomar café brasileiro após mais uma experiência favorável com café dos estranjero.  Por que ‘’nosso’’ café não esta on a par com os melhores do mundo?

Fatores que influenciam uma ótima bebida:

Clima, altitude, tratos culturais, colheita manual, secagem correta e constante, torra, armazenagem e transporte.

Já pensou ter uma fazenda de 1500 hectares de café e colher tudo a mao?  E para secar tudo isso no brazo?  A conta não fecha (como ocorre nos países da Colômbia para o norte)

Ah, o preço que ela pagou em Seattle foi muito mais barato que os cafés da moda no Brasil. Suplicy, Santo Grão, Coffee lab, Octavio’s, museu de Santos.

5 comments:

  1. Esses dias tomei um da Sumatra. Sem comentários, excepcional. Mas, pelo preço, não dá pra tomar sempre, infelizmente.

    Agora, costumo comprar no Verdemar aqui em Belo Horizonte um 100% arábica, do Sul de Minas, que normalmente seria destinado a exportação (penso eu na minha ignorância). Sai a R$9,50 250g, só um pouco mais caro que o "Gourmet" (eca) 3 corações, que aqui está uns 8 reais.

    Claro, é pior que os bons importados, mas mesmo assim acho muito bom. Talvez não fique tão atrás.

    O que você acha desses cafés do sul de Minas? Você que já rodou mais nesse mundo, acha que mesmo esses estão muitos quilômetros atrás?

    Abraço!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Mateus,

      ha boas coisas, sem duvida, em MG, SP, BA, mas ainda assim em quantidades comerciais ficam atras dos cafes de outros paises.

      Sul de MG costuma ser suave, meio achocolatado, acidez media (se nao estou errado).

      Chapadao de Ferro (MG tambem) faz coisas bem melhores. E se nao estou falando borracha tem a ver com altitude. Acima de 1000m.

      Falando nisso, vou pegar um para mim agora.

      Delete
    2. Valeu a dica, vou procurar por aqui esses de Chapadão de Ferro.

      Delete
    3. Chapadao de ferro tem bastante presenca. Bem marcante. Pegue alguns de torra media.

      E bom cafe!

      Delete
  2. O café brasileiro tem qualidade na origem! Nao tem é na produçao, torra e envase. Lembre que 53% das amostras de café com selo ABIC foram reprovadas em MG. Foi encontrado desde pedra, graveto, terra passando pelo tradicional batismo com milho, feijao e cevada.......

    ReplyDelete