Tuesday, October 29, 2013

Consumo De Chopp E Cerveja Despenca

Ja ha algum tempo eu escrevi que o consumo de cerveja havia caído para níveis interessantes (se voce nao he acionista dessas empresas). Aqui um dado que ajuda a explicar essa queda (http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,precos-da-cerveja-sobem-o-dobro-da-inflacao,168514,0.htm ).

Semana passada estava conversando com vendedores de chopp e cerveja em pizzarias e afins. Todos confirmaram o que os donos e gerentes me contam ha um bom tempo; o consumo despencou no ultimo ano. 

Lei seca, alto preco e essa tal crise são os primeiros culpados. Nao me lembro de mais algum...mas ate pode ter.

Ah, as pizzarias de ''nivel elevado'' em SP apresentam uma perda de receita em torno de 33%. Fonte: duas redes famosas. Sub-fonte: Radio forno. Por enquanto elas tem reservas para queimar, mas se durar mais um pouco....


11 comments:

  1. Pizza de muzzarela a 60 reais em algumas das top. Claro que vai cair o movimento. Talvez SP esteja chegando ao fim da escalada de preços mantida por demanda. Só que esse mercado "comprador" corta tudo o que é supérfluo no menor engasgo.

    ReplyDelete
  2. Tah tudo ridiculo. Vá no 348 e peça uma fraldinha pra 2, mais 2 refrigerantes, uma porcao de arroz branco e uma porcao de batatas ao murro. Conta: R$190
    Na boa, com US$80-90 pratas vc come bem pra caramba em NY. Nao faz sentido.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Como nao sou economista celebridade de canal pago ninguem acredita em mim. Mas esta a caminho uma correcao bem forte no pais. Em varios niveis e setores alem do economico.

      SDS

      Delete
    2. Meu medo é que acho que vai acabar em convulsao social. Sempre fui contra carro blindado, pois ao comprar estou assumindo que vivo em uma regiao com guerra civil. Dito isso, seria irresponsavel criar meus filhos nesse lugar.
      Porém, estou comecando a mudar de ideia.....pois acho que o bicho vai pegar....ou entao vou-me embora pra Pasargada.

      Delete
    3. Financiero: Uruguay esta logo ali. Eu conheco e endosso o pais.

      SDS

      Delete
    4. tá precisando de alguem pra abrir uma filial sua lá em Montevideo ou arredores?

      Delete
  3. A AMBEV ta "don’t give a shit" para esta queda! Basta colocar agua no chope...fora que estamos com uma over safra de milho!!
    Qualquer dono de birosca ate o fasano da vida sabe que AMBEV nao rima com eficiencia logistica. Voce pede 10 barris e recebe 3! Pede 3 e recebe 15!!
    Um camarada comprou na internet um bido que melhora a eficiencia de aproveitamento do barril para 90 e muitos %. Resultado, a AMBEV parou de fornecer ate ele tirar a geringonça.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Safra de milho otima, mas a de arroz nao tanto. Vamos botar o que na ''cerveja'' ao inves de arroz?

      Delete
    2. Espressa, imagina na Copa.....vcs comerciantes vao ter que carregar um estoque gigante. capital de giro vai pras cucuias

      Delete
    3. Imagina na copa? Voce acredita que vamos faturar absurdamente?
      Copa do mundo ferra com comercio. So bar meia boca com televisao fatura algo (e olha que o povo fica comendo azeitona com queijo tipo mozzarella para ver o jogo).

      Madalena amancebou-se....nao quer que eu volte mais.

      Delete
  4. Nao eh questao de aumentar absurdamente o faturamento de donos de bar, mas entendo ser inegável um aumento no consumo de cerveja durante a copa.
    o meu ponto eh que a AMBEV nao vai conseguir fazer a logistica adequadamente, entao pra garantir que nao haja desabastecimento vai socar bebida nos clientes, por isso mencionei o problema sobre o capital de giro....

    ReplyDelete