Friday, October 25, 2013

De Trambique Em Trambique O Mercado Vai. Para Baixo

Novo rico = velho trouxa.

Durante o periodo em que o pais pensou que fosse uma Suica, Finlandia ou Dinamarca, houve uma explosao no consumo alguns produtos que sao estigmatizados como ‘’de classe alta, gourmet, gente culta’’, etc.
Entre eles estavam os produtos trufados, ou de trufa, ou a base de trufa. Deus, o Obama e meu contador sabem que vendi um monte disso.

Na mesma epoca de voos lotados de italianos a GRU trazendo trufas escondidas nas calcas, apos um mini curso com um produtor serio de trufa cheguei a conclusao triste que muitos sao enganados o tempo todo. E esses produtores (em grande maioria Italianos) jogam contra o mercado. Por que? Porque colocam precos nas alturas, o tonto de primeira viagem compra o azeite, o creme, a manteiga e voila; gosto mezza boca, nada espetacular. 

Paga-se R$ 80.00 por um potinho cheio de batata e aromatizantes.
O cara me fez olhar os rotulos um a um dos produtos disponiveis no mercado. Deprimente. Tartufo nero em fatias? So olhar o genero e especie predominante Aestivum. Nao he o verdadeiro tartufo nero (melanosporum), mas sim o de verao. Basico para muitos de voces? Sim. Para mim foi somente mais uma aulinha triste.

Problemas em se comprar o tartufo de verao? Nao. A questao he comprar gato vagabundo por preco de lebre de primeira.

Para mim o pior mesmo foi o conteudo lotado de batata no creme. Segundo esse produtor nao ha ninguem no mercado nacional que importe/comercialize um produto feito realmente com trufas 100%.


Essa conversa mais uma vez me lembra a historia de varios produtos que as pessoas compram somente uma vez, e desiludidos com o resultado voltam ao tradicional mesmo. Segundo esse produtor na Europa ha otarios tambem que compram aos montes os mesmos produtos e invariavelmente o resultado he o mesmo: desilusao ou resignacao do tipo "acho que nao tenho paladar para as boas coisas".


5 comments:

  1. E os azeites trufados quimicamente? E o sujeito se esbalda com aquela gasolina

    ReplyDelete
  2. Lembram das garrafas azuis? A imagem dos vinhos alemães ficou manchada por anos.

    ReplyDelete
  3. Que tal azeite aromatizado com uma pedra de carvão vegetal? A venda por 79,0tarios na deli. Duvida, é vc quem importa? ;O)

    ReplyDelete
    Replies
    1. O carvao he ativado e nao ha nada de errado com aquilo. Inclusive ja esta provado que cura cancer, calvice, impotencia sexual e mau gosto no vinho.

      Delete