Wednesday, October 2, 2013

Mais Uma Importadora Bate As Tacas (Botas)

Ao menos sairam de cena dando um bon voyage, tiveram alguma decencia ao enviar um e-mail. Tiro meio chapeu a essa gente que sai da Europa e acha que importar vinho de la he moleza no Brasil. Meio chapeu pela bravura, meio chapeu negativo pela extrema falta de conhecimento e preparo.  Tiro um chapeu com orelha de burro para mim tambem por largar uma bela carreira para tentar a vida como importador. Tamo junto, he nois!!!

Conheco muito europeu que veio para ca apos a divulgacao de todas as noticias maravilhosas do Bresil la fora. E ate hoje ha ecos dessa maravilha que aquele um de 9 dedos dizia ser esse pais. Na verdade o cara estava no papel dele, tinha que dourar a pilula mesmo. Presidente serve para isso tambem. Tem que vender. 

A desilusao dessa gente quando aprendem o que he o Brasil de verdade he secular. 

Essa importadora durou poucos anos. E quanto vinho deram a blogueiros e inuteis de plantao... estavam em todos eventos com aquele sorriso [disfarcando o desespero] na cara.

Mar nao esta para peixe, ourico, nem para bota, pneu, alga, mare vermelha...

10 comments:

  1. JR,

    Recebi este e-mail da paralização das atividades no Brasil, onde também faz a indicação de loja virtual de vinhos de Joinville - SC, o que penso que continuará a garimpar e exportar os vinhos para cá . Deixo como indicação, para você utilizar desta opção para importação de vinhos de pequenos produtores, de excelente qualidade, com preços acessíveis ao consumidor final, porque disso tem expertise de sobra.

    Abraço

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  2. Morte anunciada. Eu até me interessava por alguns cursos e degustações que eles ofereciam por email, mas o interesse era anulado pelos produtos anunciados ($). Não se compra vinho de 90-100 para beber no dia-a-dia, em sã consciência. Ainda assim, todos miram esse público

    Curioso, como isso é cada vez mais comum. Vinho é gosto adquirido ou costume hereditário. No meu caso os dois. Não sou o consumidor padrão, sei disso. O vinho, depois da minha família, é talvez hoje o maior amor da minha vida. Jovem (menos de 30), prefiro vinho a cerveja, tomo lá minhas 2 garrafas por semana com a patroa. Eventualmente cometo meus deslizes comprando vinhos mais “especiais” para a adega (+300 BRL). Influencio os amigos na bebilança e assim bebemos juntos. Deveria ser um dos alvos, claramente não sou.

    Me sinto cada vez menos atraídos pelas “promoções” que chegam diariamente no email, não tem apelo. Ou recebe-se promoções relâmpagos, sempre de envio imediato (ufa!), com 500% de desconto do Malbec “Bodega Suco de Chips de Carvalho” a 23,90, ou anúncios trazidos por ventos franceses de excelentes garrafas super pontuadas a módicos R$190 (aqui vale um comentário, o MINIMO que vc espera de um vinho de 200 reais é uma boa pontuação!). Mas não é isso que eu quero comprar no sábado a tarde. É de Carignans e Primitivos ali na faixa dos 50-60 pila que são regados os jantares durante a semana, assistindo a nove.. digo... o jornal. Mas o email com a promoção não enxerga isso. E os gênios que manda os e-mails também não.

    Não compro mais na internet. Cansei de receber ofertas “tentadoras” da empresa de condado americano, ou aquela das Especiarias, a do vento francês (irmã do gênio polivalente italiano) e tantas outras. Chego a conclusão que a culpa é minha! Ou meu paladar é muito bom pro Santa Madeira, ou meu bolso é muito pobre pra aproveitar o pontuado Chateau Tenuta Bob Parker. Parece que tentam vender para dois públicos, a grande massa que não entende, ou quem caga dinheiro. O médio que de fato consome regularmente e ajuda a sustentar parte da cadeia, fica de lado.

    Enquanto isso busco minha satisfação no mundo real. Compro na loja de vinhos da rua, que sabe o que eu posso, vende o que eu gosto e mais importante, não tenta empurrar porcaria e não tem spam – coisas que só a o face-to-face proporciona.

    Torço pelo mercado de vinhos, mas o povo insiste em marcar gol contra. É triste, mas muita gente ainda vai mandar despedidas. Míopes.

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    1. Ta falado. Tipico consumidor bem instruido e com certa litragem. Esta no rodape da classificacao de consumidores.... lembrar que a grande massa que compra vinho no Brasil he a turma do vinho suave de mesa, seguida dos lambruscos, seguida dos apreciadores de vinhos chilenos e argentinos.

      SDS

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    2. Caraca... acho que nem eu me descreveria tão bem quanto o Seu Meliê...

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    3. Também me identifiquei, mas ainda compro pela internet, após alguma pesquisa, em diferentes lojas! Saudações. Gustavo - Campinas

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  3. Pois é. Sou o lanterna da tabela. E depois os caras nãos sabem pq fecham as portas.

    Ex: um colega de trabalho comentou de um amigo "gênio" que botou uma importadora com uns sócios ano passado. Acharam que podiam "investir" numa importadora. Não conhecem o mercado, não têm os canais de venda, focaram em produtos exclusivos de "boutiques" com produção ínfima. Não querem vender pra PJ (lojas e rest), apenas para PF. Não vi um rótulo que custe menos de 400 conto... e estão reclamando q está difícil vender. (!!!!)

    Duas coisas pra completar:
    1) Nos últimos 3 meses (Jul-Set) tentei fugir da oscilação cambial e ir um pouco mais pro produto nacional, ir além dos espumantes e um branco aqui e acolá e conhecer melhor o "meu" produto. O tristeza. Coisa cara por qualidade duvidosa, as coisas boas são absurdamente caras, e o próprio vendedor - o principal canal de distribuição - reclama do produtor nacional pela dificuldade em lidar com o amadorismo comercial de alguns. É um gol de placa, contra.

    2) É incrível como não se valoriza o consumidor de uma forma geral. Pessoal não conhece o Beer Game. A grana só existe num lugar na cadeia: no bolso do consumidor. Mas tem blogueiro que reclama quando PF vai aos eventos, tem restaurante que cobra 150% de margem, tem picareta que não trata o cliente com respeito.. Aí o pessoal reclama do tributo, isso e aquele outro. Imposto não é empecilho, é desafio. Dinheiro na rua não falta, brasileiro adora estar alavancado. Mas do jeito que está vai ficando difícil mesmo de sobreviver.

    Enquanto isso tem gente pagando 20 conto a long neck de cerveja "premium". Esse mesmo povo podia estar pagando 40 por 750ml de vinho.

    São esses meus 2 cents.

    JR, curto muito teu blog. Uma visão de quem tá por trás da indústria. Mantenha-nos informado.
    abs

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    1. SM,

      o meu principal objetivo quando "fundei" o blog era atrair gente como voce para debate, troca de informacoes, ofensas (brincando), e por ai vai.

      Obrigado pela participacao que agrega valor intelectual. Planejo um IPO desse blog em pouco tempo, estou cuidando disso com alguns bancos.

      Apareca sempre. Meus poucos clientes sao muito bem servidos e adoram minhas dicas, paciencia chinesa para explicar e a arte (simples) de nao ser picareta. Mas meus concorrentes insistem no contrario....

      SDS

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    2. JR / Meliê / Mauaccad (Esse é Brimo!)

      Estudei e estudo Filosofia, Psicologia entre outras coisas mais por gosto próprio (mas trabalho no meretrício da TI) e acompanho a mais de ano o blog do JR que consegue traduzir um monte de percepções da massa brasileira e do mundo Gourmet e Vitivinícola que as vezes me espantam a acidez das palavras e por muitas vezes me espantam a coragem e o intelecto de quem vê esse movimento com outros olhos!

      Garanto que muitos de senso comum se espantam e lêem seus textos mais por curiosidade, pois não tem competência para entender o que propõe e confesso que às vezes essa ignorância me acomete e me incomoda a ponto de passar a semana pensando no que tentou expressar rs... mas me esforço.

      Confesso que invejo a forma e o talento que vocês tem de expor o que pensam em palavras escritas e expresso os meus parabéns! Fico aqui por enquanto com meus pensamentos e feliz em ter o que ler para causar mais brainstorming na minha cabeça que tenta acompanhar esse movimento desesperado da classe média brasileira rs.

      ...

      Raphael Baruki.

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    3. Baruki,

      Eu tambem me surpreendo com o nivel dos comentarios aqui. Os artigos nao sao graaaaaaaande coisa (tenho muito do que fazer na vida), mas as respostas sao otimas.

      E nada nada ha alguma liberacao de endorfina nessa de escrever em um blog. Ja provaram isso.

      E escrevo isso enquanto tomo um cafe comprado no fantastico museu do cafe em Santos... chapadao do ferro. Fantastico.

      SDS

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