Tuesday, October 8, 2013

Simplificando O Vinho Para Quem Comeca Nessa Vida Deliciosa

Artigo com sabor requentado...

Sabado foi dia de degustacao com amigos (ou conhecidos) num clube de Swing em SP (fui com uma das secretarias). 

Um desses amigos mostrou vergonha e indignacao por nao saber identificar as frutas que todos (aparentemente) sentiam que vinham das tacas. Pode ser o seu caso. Portanto.....

Nao sei quem falou que as pessoas tem obrigacao em saber se ha goiaba, morango, chocolate, gasolina com 91 octanas, santinho de eleicao, bolor, etc nos vinhos.

Quem deveria se preocupar com o ''achar pelo em ovo de codorna'' sao compradores, sommeliers e afins do mercado. Gente que tem que identificar se o vinho corresponde na taca aquilo que esta na ficha tecnica, se estao corretos para o estilo proposto, preco, etc.

Vinhos de certas cepas e regioes tem que ter aroma disso, gosto daquilo e pronto. Barrica de carvalho americano, frances, sloveno, hungaro tem que dar caracteristicas x, m, e a bebida. E Ze Fini.

O restante de voces tem que curtir o vinho, sentir se causa dor ou prazer, se da vontade de tomar mais ou nao, se valeu a compra ou nao. Pode ate ser que com o passar do tempo comecem a identificar aromas e gostos, mas isso nao deveria ser fixacao ou prioridade.

Curtam a viagem.



2 comments:

  1. Bebo vinho ha apenas 7 anos; parei de viadagem de tentar ficar identificando os "n" cheiros e gostos e retrogostos e agora identifico-os apenas como ruins, medios, bons e muito bons. E o legal é encontrar os bons e muito bons por preços camaradas. Abracos. Gustavo .Ps: João já tomou esse café?? http://www.ateliedocafe.com.br/

    ReplyDelete
  2. Gustavo,

    Gente que entende muito de cafe (confio completamente no gosto deles) me indicou o atelie (da grande Valinhos, cidade do espeto de prata... ). Preciso passar la uma hora para fazer um estrago, mas me falta hoje espaco-tempo.

    Boa dica.

    ReplyDelete