Wednesday, May 21, 2014

Comecando A Perder O Respeito

Mais uma vez....leio as bobagens que esse senhor fala.  Ja falei para ele, venha morar nesse lugar lindo e dai ouse manter as ideias.
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/05/1457495-sociologo-domenico-de-masi-elogia-ocio-dos-brasileiros-em-novo-livro.shtml

7 comments:

  1. JR,

    Não li o livro em pauta, o que me impossibilita de qualquer comentário a respeito. No entanto, tenho participado anualmente do ciclo de palestras Mutações, com a curadoria do filósofo Adauto Novaes, e patrocinado pelo Sesc-SP, onde embaso este texto.

    Em um destes ciclos foi debatido o ócio criativo com o título "elogio a preguiça", no qual os vários filósofos convidados expuseram suas visões sobre o tema. Um deles foi Domenico de Masi, que explanou sobre a atual sociedade pós industrial do 1o mundo, onde aproximadamente 1/3 desta população trabalha em atividades criativas, outro terço mesclando com atividades produtivas, e último terço somente em produtivas. O homem pós industrial exercerá o chamado ócio criativo pois executará estas 3 atividades ao mesmo tempo: trabalho criando riqueza; estudo criando aprendizado; lazer criando alegria.

    Posto este vídeo com o símile da palestra proferida, em que os 10 min iniciais versam sobre a evolução da humanidade, se não tiver paciência pule, mas é muitíssimo interessante a continuidade até o final. Vale a pena assisti-lo pelo enfoque inédito do pensamento. Será um momento de lazer que te trará satisfação, de um estudo que te proporcionará aprendizado, e finalmente de trabalho que te gerará novo post, mas sem riqueza, rsrsr. Abraço.

    https://www.youtube.com/watch?v=dQVVgqiV-lc

    ReplyDelete
    Replies
    1. Bom video, mas ele ainda nao me convence que "tudo pode acontecer ao mesmo tempo".

      Para nos isso descamba em folga pura, acho mesmo que nao funciona.

      Mas o homem tem conhecimento.

      Delete
  2. Grato pelo video. Assistirei com tempo e sem ansiedade.

    Em relacao a ocio, produtividade, felicidade:

    Quem trabalha 12 horas diarias dia apos dia esta fazendo algo errado ou entao fuma muito, come pao de queijo, faz breaks em excesso. Esta errado.

    Alta produtividade no trabalho leva a pessoa a ter mais tempo para a familia, aos pensamentos, a exercicios, a tudo. Veja os exemplos dos americanos, alemaes, japoneses (economist ha pouco tempo escrevou sobre isso, e os americanos tem 30% mais produtividade que os vice-campeoes).

    O resto he tontice para vender livro. Aqui no Bananal temos muito que mudar antes de entrarmos nessa de ocio criativo. A produtividade bananica bate em niveis ridiculos.

    Suponha que voce seja super produtivo no seu trabalho na capital. Aind assim vai perder seus 180 minutos para ir e vir do trabalho. Ja era seu ocio criativo. Sobra tempo para ficar cansado de transito.

    Ocio criativo combina com pequenas cidades e grandes civilizacoes. Tem que haver os dois ao mesmo tempo.

    Mas isso sou eu falando...

    ReplyDelete
    Replies
    1. agreed!!! discorreria sobre o assunto, afinal fui um 'afortunado' de estudar o ócio criativo na faculdade como catalizador do processo de inovação.

      Mas depois desse post preciso parar de ler blogs e voltar ao trabalho hahaha. Fica pra próxima.

      Delete
  3. Ocio criativo eu vi ontem na pratica..supermercado lotado dia 21..perguntei para o gerente geral a razao..e ele "é o pessoal que recebe bolsa familia!!" e ainda emendou "compram muita cerveja, carne e carvão"!
    Conclusao, ocio criativo sem grana no bolso/banco não dá!

    ReplyDelete