Friday, August 22, 2014

Azeite News: Mas Noticias ??

Ou nao? Vai que o mercado se obriga a descobrir alternativas interessantes pelo mundo. E dai surgem novos "players" (toma essa, turma do mundo corporativo).

Azeite de oliva continua a $ubir na europa. Bons azeites ja estao num patamar perigoso de preco para importacao. Qualquer subida do euro vai enviabilizar por completo a importacao, ou entao o consumidor que pague o preco.

Sera que estariam dispostos a pagar bem mais pelo azeite do que pagavam ha 3, 4 anos?

Enquanto isso acho que mesmo sem subsidio o azeite Chileno vai preencher vacuo. Acho.

Importadores pequenos e valentes ou talebans ja estao tentando alguma coisa. Sera que vao poder competir com as grandes redes e ate restaurantes que ja importam o proprio azeite?

Vou pensar nisso enquanto faco um churrasco com capivara que matei na minha ultima ida ao RGS. Ao som dos curios que tenho em muitas gaoiolas. 

3 comments:

  1. Isso que o que vem para o bananal é o resto do resto do óleo de oliva....

    ReplyDelete
  2. JR,

    Recém chegado de um tour à Portugal, em um jantar, após alguns copos junto ao proprietário da tasca, este me confidenciou que um grande importador brasileiro de azeites, frequentador assíduo do local, prazeirosamente ri quando revela, que na origem seus azeites extra virgens são misturados com óleo na proporção de 60% azeite/óleo. Portanto meu caro, cada vez será misturado mais óleo para compensar qualquer variação de preço ou cambial.

    Ontem, no El Corte Inglés o frasco de 500 ml do básico azeite extra virgem Gallo estava em promoção a 3,99 euros. Comprei os azeites alentejanos Cartuxa e Monte Portugal por 7 e 9 euros cada frasco de 500ml, por ser turista recebi 10% de desconto e devolução dos 18% de IVA. Tenho garantido a finalização dos pratos de bacalhau por este ano todo com azeite extra virgem superior puro. Tu estás já convidado, ó gajo !!

    ReplyDelete