Thursday, January 14, 2016

Caballo Loco. Nunca Tanto Por Tao Pouco

Voce sabe que tem gente esperta no negocio quando estao vendendo algo por muito mais que vale. Repare que esperteza nao significa desonestidade. No caso do vinho geralmente a garrafa he pesada, a etiqueta bem pensada, a rolha cara e contam  um monte de historia para justificar a "fama" do vinho. E tambem para justificar o preço.

Valdivieso Caballo Loco Grand Cru Apalta, Colchagua Valley, Chile label Image result for caballo loco wine-searcherImage result for caballo loco wine-searcher

A questao he que os vinhos nao sao ruins, bem ao contrario disso, mas pelo mesmo preço da familia grand cru (sao 4 exemplares) ou o "numerado" [ todos entre R$ 350.00 a R$ 450.00 no minimo) pode-se comprar em Banania brunellos, barolos, barbarescos, chianti classico riserva, priorats, rioja gran reserva, ribera, douros de altissimo padrao, amarone.... e ainda sobrar um troco.

Na america esses vinhos sao facilmente encontrados por $ 40.00. Adivinha se tem vinho melhor nessa faixa?? Somente um desavisado compra isso sendo que na gondola ao lado tem um chianti classico riserva implorando para ir para casa. Ou pinot do russian valley, ou blend californiano dos bons. Ou um pinot do oregon.

Nao me interessa como o vinho foi precificado, mas nao tenho a menor duvida que tanto a vinicola (valdivieso) quanto o importador atual (ravin) em Banania estao satisfeitos com a performance do vinho.  

Vinhos que me fazem pensar, refletir, o quanto ainda tem que se aprender sobre vinhos, marketing, cultural, comportamento de consumidor no brasil. Vale um study case nesses mbas de fim de semana. Estou falando serio, afinal o mercado esta lotado de otimos rotulos a otimos precos que simplesmente nunca decolam. Eu ja tentei cobrar bastante por vinho excelente, mas deconhecido e so tomei na cabeça...entao so precificar alto nao resolve. 

Food and wine for thought....


No comments:

Post a Comment