Sunday, September 25, 2016

American Wines. Acostumar Porque Nada Vai Mudar

Algumas coisas tiveram a qualidade aumentada de 500% na America em 20 anos. Cerveja (com mudanca de lei em 1980 e poucos), queijos, vinhos, azeite de oliva. 

Os queijos, as cervejas e os azeites competem em qualquer lugar do mundo na qualidade (os 3) e no preco (cervejas principalmente). Ainda que eu goste de muito lupulo, as cervejas podem as vezes cansar o ser vivente com todo aquele lupulo. 

De todos esses produtos o unico que ainda nao conseguiu atingir niveis de precos compativeis com o capitalismo americano (giro giro giro!). E as regioes produtoras ainda nao conseguiram ainda estabelecer uma identidade realmente propria com uvas proprias (nao conseguirao porque as uvas sao europeias!!). Na costa West ha os pinots, os cabernets puxando a fila dos tintos juntamente com chardonnays e sauvignon blancs.

Desconhecidos de muita gente ha vinhos com todas as uvas da europa, mas aqui comecam as dificuldades para os consumidores:

Se for para consumir grandes vinhos feitos com garnacha, sangiovese, tempranillo, tannat ou malbec pagar-se-a uma fortuna. Sao vinhos de alcance limitado. Ficam na cidade mesmo ou alguns turistas arrebat

Se for para consumir os vinhos feitos com as pinots, cabs, chardonnays da vida existem os ultra vulgares que tem preco palataveis ou entao vamos para os muito elaborados que custam um rim la na cracolandia. Qualquer U$ 100 resolve o problema.

Me lembro do meu primeiro contato com produtor (via amigo) para perguntar se gostaria de exportar ao bananal. Foi a primeira das muitas vezes que fui desprezado. Se voce nunca viu alguem que nao tem o minimo interesse em exportar os produtos (para receita, para divulgacao) esse alguem se chama produtor de vinhos nos USA.

Agora milhares e milhares descobriram que podem produzir numa garagem grande sem ter que gastar para ter ''terra''. O resultado sao vinicolas dentro das cidades umas ao lado das outras com os tasting rooms abertos e vendendo direto ao consumidor com uma bela margem.

Mas nao espere vinhos decentes com precos meramente decentes nos USA ou no bananal tao cedo. Chateau St Michelle e as outras bombas continuarao contribuindo com a ma fama dos usaers....


1 comment:

  1. Faz sentido portanto porque poucas garrafas dos EUA chegam ao bananal.

    ReplyDelete