Monday, March 26, 2018

Sake Nao He Vinho E Vice-Versa

Sake news. Fui convidado atender uma palestra sobre sake promovida pela ibravin deles. Adivinha quantos offices tem no mundo todo? 

Arigato. Gostei, aprendi, me surpreendi.

Realmente sake pode ser bem mais do que pensamos que he, harmoniza bem com uma pancada de comida, mas nao vai jamais tomar o lugar do vinho nos restaurantes ou a mesa, como tenta ha decadas o proselitista palestrante. Sake, coitado, virou ate uma religiao para o cidadao.

Ha muitos motivos pelos quais sake nunca empolgou no mundo. Destaco o preco caro dos bons sakes, o lado cultural, a falta de mais complexidade de aromas e gostos.

E enquanto concluia isso me lembrei dos vinhos que jamais vao assombrar o mundo. O que era para ser descoberto e conquistado, ja era. Ha varias regioes que ainda fazem coisas espetaculares, mas sao vinhos que somente especialistas ou sortudos os conhecem e ninguem vai ficar sabendo. Se todo o mundo os conhecessem, ainda assim nao haveria producao para atender a todos.

Nao ha mais piemontes, toscanas, bordeauxs (em que pese super producao), borgonhas, champagnes, riberas, corgos...a serem descobertos.




2 comments:

  1. Acho que você iria gostar, se é que já não viu: http://www.birthofsake.com/ (tinha na NEtflix aqui no BR)

    ReplyDelete
    Replies
    1. E ai, tudo em cima? Tem aqui tambem. Vou ver.

      Sake he gostoso...mas nao pode substituir vinho nem ralando, como querem os japas e demais fanaticos.

      Saludos.

      Delete