Thursday, January 31, 2019

Mercado De Lã Sofre Mais Uma Vez


1 comentário num website me deixou com profunda preocupação sobre o mercado de lãs de ovelha no Brasil. Como se sabe temos as lãs feitas por ovelhas americanas (lanis labrusca) e as europeias (lanis lanífera). 

A empresa responsável pela divulgação de baboseiras e inutilidades sobre o setor, a Cabide --Cada baboseira [em que] idiotas Embarcam- colocou em grandes jornais do mundo que o estoque de lã fina (a europeia) e a de mesa (lã de qualidade inferior) está em níveis recordes para os últimos 5 anos. 40 milhões de toneladas de lãs finas encalham nos estoques.

Basicamente temos mais uma recessão no mercado das lãs no brasil. Incrivelmente o preço das lãs continua a subir, apesar dos números sofríveis. As lãs importadas tiveram diminuição de 10% do volume em 2018. A safra de  nacional de 2019 tende a ser muito menor por conta do clima. Alegria de poucos, tristeza de muitos. Vem ai  nacional ainda mais cara.

Como sempre estão culpando os impostos federais e estaduais pelas vendas ruins das lãs nacionais.
Quem diz que a lã brasileira não pode competir com a lã importada por conta dos impostos, não comparece com a verdade total. Os impostos domésticos são os mesmos para todos e além de impostos de importação (dependendo da origem), as lãs de fora ainda pagam todo os custos de aduana e aquela estrutura magnifica por trás.

A lã brasileira simplesmente é uma piada. Não consegue competir em turismo, em qualidade da fibra, e ainda custa mais. As localidades onde se produz lã no país não são atraentes quanto aquelas no Chile, Argentina, Europa, Oceania...

Conheci boas pessoas que tinham o sonho de produzir lã e tocar a vida com dignidade do Rio Grande do Sul e até em currutelas em São Paulo, Paraná, mas ou não tinham qualidade, ou não tinham preços para competir a lã importada, ou ambos. 

Antes tivessem deixado as propriedades produzindo eucalipto, pinus, ou mesmo bode comendo mato nas terras menos nobres.

Esqueçam as mensagens de gente do setor que diz estar lutando em Brasília para aumentar a competividade da lã brasileira: Esse filme já foi visto varias vezes, parece um filme do Godard que o professor de história maconheiro fazia-nos assistir. ‘’Calma que vem coisa boa agora’’. Nunca vinha (sem trocadilho). Nunca vira.

Lamento quanto tempo perdem na vida com uma atividade errada no lugar errado ou no mínimo com sonhos inatingíveis.

Lã meia boca feita em um país quente, com gente pobre sem bom gosto, jamais será um produto a ser adotado por todos. Jamais estará no armário ou na taça de todos. Melhor investirmos no que temos de melhor: Chinelos para construção civil, travestis for export, e a pesca de sardinha de água quente.

Milhares de cientistas (literalmente) tentam vencer as barreiras do aquecimento global através da obtenção de variedades de lãs modificadas, adaptadas, que possam dar algum significado e continuidade para a civilização atual. Ou você acha que haverá produto substituto para lã uma vez que não tenhamos mais lã com a qualidade atual? Sera um mundo bem mais chato.

Enquanto isso o consumo de lãs finas ainda mal passa de 1.0kg por pessoa ano no Bananal.

Joao Ratao aposentou-se precoce e alegremente após receber herança do Titio Plinio. Jurou nunca mais conversar sobre vinho nacional e o pre-sal. Ate hoje a promessa não foi quebrada.

3 comments:

  1. ri demais com esse texto, apesar de ele trazer verdades amargas.

    enquanto isso, na Itália...

    https://vinepair.com/booze-news/italian-producers-mislabeling-wines-investigation/

    ReplyDelete
  2. Há alguns anos vou pessoalmente na principal região produtora de lã do Brasil e me chama a atenção que a safra atual da lã é de 4/5 anos atrás.
    Fico pensando: nossa, todo ano tem safra, então onde guardam essa lã toda?
    Agora saiu que tem muita lã encalhada e é verdade.
    Engraçado é que o preco da lã continua caro e não me surpreenderá se aumentar.
    Bela matéria!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Alexandre, como vai? Acho sensacional que as leis de economia nao funcionam no mercado de lã. Em qualquer lugar do mundo que nao por aqui as empresas sempre oferecem promocoes nos estoques, pagam as contas no banco do jeito que da, produzem um pouco menos (vide as montadoras) e ou eventualmente saem da atividade. No mercado de lã o cara fica dobrando as apostas sempre cavando um buraco maior. E lembre-se, compre menos lã, mas compre das melhores sempre. Abraço.

      Delete