Monday, January 28, 2013

E Com Jeitinho Tudo Se Resolve

Uma certa vez resolvi comprar um imovel para abrir um bar na America. Localizacao perfeita para o que eu queria. Algo para estrangeiros e [pseudo ou nao] intelectuais da area. Nao haveria erro. O unico da cidade bombava e era uma porcaria.

Imediatamente nao passei pelo 'fire code' informal de um amigo. SE comprasse o imovel, nao conseguiria abrir o local (autorizacao), nao obteria seguro de nenhuma forma, nem financiamento junto a bancos. Nao pode, nao pode. Va contra e passe uma temporada na cadeia.

Se [entre muitas coisas] escrevo um pouco aqui e' porque nao comprei o imovel nem tenho bar na America.

Ainda me espanto com o orgulho que pessoas de varios niveis sociais no Brasil tem do jeitinho; da gambiarra; da improvisacao (oh o talento vai dos campos de futebol ate as salas de executivos versateis, escreveria Caminha hoje); do desrespeito a normas, leis, regras; pelas brechas achadas nas leis e constituicao.

Nessa epoca de informacao e conhecimento instantaneos ja deveriam saber mais sobre tudo. Inclusive o quanto somos sub-desenvolvidos.

Ou nao aprenderam isso enquanto compravam panelas, sabao em po e jeans na Florida?






1 comment:

  1. Meu avo ja dizia, "gente errada faz negocio com gente errada"!
    Tem muita boate grande por ai com alvara de bar ou ate mesmo de lanchonete e TODAS funcionando ha anos e acredite com bombeiros em dia!
    Pode explodir restaurante, pode desabar predio e pode boate pegar fogo que ninguem fica preso apos conclusao do inquerito. Por que? porque basta o empresario começar a nominar quem e em que orgao publico levou um qualquer que a turma abafa. assim, caminha o brasil (em minuscula mesmo)!

    ReplyDelete