Thursday, February 14, 2013

Lance Armstrong E O Vinho No Brasil

Agora todos ja sabem o que aconteceu com Lance Armstrong. Ele era o melhor dos dopados. 

O que pouca gente sabe no Brasil eh que Lance tinha num jornalista da ESPN um grande amigo. Ou assim pensava o jornalista.

Calma que ja explico Lance e o vinho no Brasil.

Esse jornalista virou amigo de Lance e comecou a defende-lo em todas situacoes possiveis. Durante anos deu a cara para os tapas, mas sempre acreditou no amigo que jurava para ele que jamais se dopara. Ai, que lindo.

E o caso Lance com o vinho no Brasil?

Simples: O jornalista da ESPN acabou escrevendo uma carta onde diz que o maior erro da vida dele foi ter virado amiguinho de Lance e acabou deixando de ser um jornalista que relata fatos para defender o amigo. Ele ate pegou pesado com o cara, mas aqui nao eh espaco para isso.

Com grande pesar vejo que no Brasil, quarto mundo dos vinhos, ha um monte de jornalista, blogueiro, puxa-saco de plantao que trata importador e dono de vinicola por "amigo". Meu amigo tal, meu amigo acola....

Um numero espantoso de "criticos" de vinho no Brasil posam de informativos quando na verdade estao representando vinicolas, tentando vender um patrocinio no blog, querendo ir a proxima boca livre e assim por diante.

Nao ha nada de ilegal nessas atividades, mas a essa turma falta autonomia e isencao para comentar sobre quaisquer vinhos e assuntos. E assim deixamos de formar e informar consumidores. E assim o mercado continua de lado e para tras. So ver os numeros de 2012. 

9 comments:

  1. seja no vinho ou nos esportes o grande LANCE deste jornalistas e blogueiros é ser "amigo" pra ver se ganha uma mordomia, um regalo, uma passagem, uma hospedagem, isto é, a famosa boquinha. e em boquinha fechada nao entra vinho de graça!!!

    ReplyDelete
  2. Fala João, depois de longas férias, passo aqui apenas para dizer que este texto do jornalista da ESPn é obrigatório para todos os aspirantes ao jornalismo e mesmo a quem quer entender melhor estas relações entre repórteres e fonte.

    Acho legal fazer uma distinção: No caso do Armstrong, o jornalista o defendia por realmente acreditar nele, por ter construído uma amizade "em off", tendo conversado sobre as suspeitas inúmeras vezes com o atleta e este ter sempre mentido, negando qualquer envolvimento com o doping. O repórter não se aproximou para obter vantagens de qualquer tipo.

    No caso dos jornalistas-amigos das vinícolas, a ligação é justamente para obeter vantagens: ganhar vinhos de graça, viagens, jantares. Ou o cara realmente é pago, sem deixar isto às claras, para dizer que o espumante daqui é melhor que champagne, que a Merlot realmente vai bem no Vale dos Vinheods, quase como em Bordeaux...

    Há sites ditos jornalísticos, isentos, que fazem degustações que mais parecem obra de ficção, com vinhos nacionais vencendo ou empatando com outros vinhos e, sem que eu os beba, sei que tal resultado seria impossível.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Lavi,

      leio/sigo varios jornalistas no mundo afora. Confio em dois somente. Um é brasileiro, mas cobre F-1 e vive na França. O outro americano da cnnsi/tennis.

      No mundo do vinho ja nao confio em mais ninguem.

      Oh vida, oh ceus.

      SDS

      Delete
  3. JR, tava escrevendo sobre isso. Agora, com seu post, ficou desnecessário.
    Quer frequentar as bocas ricas? Ok, nada de ilegal, mas saiba que, daqui pra frente, suas recomendações valem tanto quanto a Xuxa indicando hidratante Monange.
    É uma escolha sem volta. Jabá e crítica isenta não harmonizam. Simples assim.
    Abs.

    ReplyDelete
    Replies
    1. oi Vitor.

      Que faco com minhas caixas de monange? Eu acreditei, pus todas minhas fichas nela. Gostei dessa, boa!

      SDS

      Delete
  4. Quem é o jornalista e onde posso ler o texto?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Rick Reilly, da Espn.com
      Tá aqui:
      http://espn.go.com/espn/story/_/id/8852974/lance-armstrong-history-lying
      Abs.

      Delete
    2. I AM SORRY eh uma p de expressao que americanos overuse e da nisso. O cara nao esta SORRY p nenhuma.

      Poderia dizer I FUCKING APOLOGIZE que seria melhor. Ele nao esta sorry. Ja ja vai ganhar $$$$ com livros e a vida continua boa.

      Delete
    3. I$$o ele ja fez muito bem! Com o cancer que hj se sabe que foi efeito do dopping ele amealhou varios milhoes de trouxas, ops digo de dolares com as tais pulseiras amarelas.

      Delete