Wednesday, March 5, 2014

Qual A Sua Definicao De Um Vinho Bom?

Ha varias conversas e definições que dizem ou tentam dizer o que é um bom vinho. Pessoas que estao iniciando no mundo eno-alguma coisa adoram dizer que "vinho bom é vinho que a gente gosta".

Eu tenho tendencias a discordar disso. Pense bem, se estivessemos falando de tubaina, guarana jesus, revolver de feira (aquele colorido), daria para encaixar esse comentario?

Tubaina boa he aquela que a gente gosta. 

Para mim, nao. Vinho bom é aquele feito da maneira mais natural possivel, com ajuda do clima naquela safra, guardado ou nao em carvalho do bom, feito de maneira mais higienica permitida.

Depois viriam as preferencias por estilo, gosto, uva, corpo, etc etc.

Just saying.

6 comments:

  1. é difícil chegar numa definição. em música, por exemplo, eu gosto daquelas que mais me parecem sinceras, mesmo que por trás daquilo ali sejam uma fingição que só.

    mas então, como definir sinceridade? that's where the pig's tail swirls. pra vinho eu já vi que Bordeaux tinto não é, em geral, minha praia. pode ser bom, deve ter muita coisa boa - só não é meu estilo mesmo. e por aí vai...

    como foi de Carnaval, JR? abraço!

    ReplyDelete
    Replies
    1. EP, trampei no carna, tirei pedido!
      Bordeaux nao vale o que custa.

      Keep it real, man

      Delete
  2. Gosto é personalíssimo e evolui. Em relaçao ao vinho eu por varios fatores evolui do "que a gente gosta" para "o eu posso pagar."! 8o)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Express,
      Independentemente do gosto e evolucao tem que haver uma definicao sobre vi.ho bom. Fico com a maneira como foi produzido.
      Sds

      Delete
  3. JR,

    O vinho é considerado bom quando há o equilíbrio entre seus taninos, sua acidez, e seu teor de álcool. E basta ! Abraços.

    ReplyDelete
    Replies
    1. RM, perdoes, mas esses itens podem ser criados e/ou alterados em laboratorio. Dai voltamos para outra seara *seara, palavra da moda*.

      SDS

      Delete