Friday, May 30, 2014

Defendendo Quem Nao Pediu Nem Precisa De Advogado: Robert Parker

Leio com bastante frequencia que em quase todos os cantos do mundo ha uma legiao de blog writters, criticos, aspones, minha sogra, a vizinha gostosa do 16 andar, que tem a mania de falar do tal de Robert Parker.

As "acusacoes" sao as mesmas de sempre: O cara so gosta de geleia de frutas, madeira ate as beiras, vinho com 80% de alcool, so toma Bordeaux, etc.

O que poucos se preocupam em dizer he que o cidadao honorario de Bordeaux toma vinho de todos os lugares do mundo e tem uma boquinha bem ecletica. Ja o vi elogiando borgonha, espanha, portugal, argentina, italia etc etc etc. Vinho branco, tinto, rose, azul, verde. Uvas de todos os tipos cairam na rede dele. Quando o vinho he bom pelo preco, ha elogios aos montes. De pinot noir ate tannat.

Mas como ele construiu uma empresa onde varias pessoas degustam e  comentam o vinho (e pessoas pagam para ler esses comentarios) geralmente sai a critica como ''RP 94", e o coitado nem pos os olhos no vinho.

Jay Miller foi um que so toma bomba de fruta com madeira ate a tampa e muito alcool. Mas aos olhos dos incautos saia a critica como RP.

Preocupe-se em comprar vinho bom com preco correto e deixa essa gente para la. Poucos valem seu tempo. 

Na internet ha varios websites onde centenas de pessoas opinam sobre o vinho. Para mim algo mais valido que somente uma pessoa dizendo isso ou aquilo.


5 comments:

  1. Toda unanimidade he burra. (NR)

    http://en.wikipedia.org/wiki/The_Wisdom_of_Crowds

    ReplyDelete
  2. sem dúvida! O CT seria mais interessante, porém, se tivesse um contraponto melhor da opinião do público vs. opinião da crítica, como o RottenTomatoes faz pros filmes. Outra coisa que falta um pouco é a sair do vinho e ir pra vinícola. O Cellartracker podia ter um general overview da vínicola também.

    No mais, concordo com o Ratón. O cara prova de tudo (pode ser um vendido também, rs) e populariza o consumo. Outra, por mais que não concorde com os pontos, eles servem pra guiar uma busca. Hoje as opções são infinitas! Diversas vezes já me peguei escolhendo na wine.com (por favor, a americana! PONTOCOM, não a com.br). Vc filtra o país, a região, o tipo, a uva, o preço.. e continua com algumas dezenas na amostra. Aí o que vc faz? Filtra os Pontos! Quando vc não tem tempo, terceiriza um pedaço da escolha

    Mas podia ter um sistema combinado de pontos do vinho, com rating de qualidade da vinicola, nota pra safra, estrelas pelo benefício/preço e BAM! Choose your wine! Taí a idéia, agora alguem desenvolve o site pra eu poder esclher meu vinho de quarta a noite sem perder o começo do jogo. rs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nao conta para ninguem, uso CT e Erparker para buscas rapidas.

      Delete
  3. Ótimas observações!
    Belo post!

    Abraço,
    Jorge.

    ReplyDelete