Tuesday, August 19, 2014

Desisti Do Tinto Nacional

Esperei durante algum tempo para curtir vinhos recem lancados da safra 2005, considerada a melhor das ultimas decadas (talvez perca para a de 2012).

O resultado foi que provei vinhos bons, mas longe de serem considerados espetaculares. Sao vinhos que claramente sao bem feitos, sem maquiagens, sem aquela coisa da qual todos aqui nesse espaço fogem. 

Entao fica a mensagem, eu ja desconfiava e falava disso ha tempos: Nao he tao facil achar vinho tinto bom oriundo da serra gaucha (lembrar do clima, do solo, dos recursos humanos), mas quase impossivel achar grandes vinhos de la, vinhos de alto nivel.

Ainda assim por que nao se contentar (a quem interessar) com o fato que podem de vez em quando obter bons vinhos? Ponto.

5 comments:

  1. Será que a região lá da divisa com o Uruguai vai render coisas melhores? Me parece que sim, mas ainda precisamos de alguns anos... Talvez a serra catarinense seja melhor no ufutro. A serra gaúcha, para tintos, tem muito a perder com a chuva. Aí vêm os preços irreais e a m... está completa.

    Uma vez li um artigo de um pesquisador do Embrapa que fala dos problemas do clima da região e como afeta as uvas tintas. Ele sugeria que o Basil tentasse adotar uma uva branca como "uva símbolo", como fizeram outros países do novo mundo com as tintas, ela seria a Riesling Itálico, e se investisse em fazer espumantes com ela, que teria as melhores condições de desenvolvimento na área e teria potencial de render os melhores vinhos espumantes e brancos no país, naturalmente.

    Sei lá se é muita viagem, mas pensando que uva branca amaudrece antes do período chuvoso, parece fazer algum sentido para a região "clássica" do Sul. Você, que tem experiência agronômica, acha muita besteira? E seu vinho, saiu?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Lavi,

      espumante de uvas naturalmente mais aromaticas he facil no Brasil. Moscatel e derivadas.

      Depois vem os espumantes secos.

      Produtores de banana, coco, cafe e acai no Chile tambem sofre. Clima, clima.

      Meu vinho nao saiu porque o cara fechou a vinicola. Desistiu, nao fiz nem um litro. Mas ainda brinco com isso. Me falta uva que preste em SP. Ha videos na internet ate da embrapa ensinando a fazer vinho em casa. NADA complicado, mas o segredo esta na selecao das uvas.

      SDS

      Delete
  2. Rá! Tchama a professora glória de fruticultura !e aquela coisa fofa de climato!Paulo cintura controlando o deficit hídrico !o vinho deverá se chamar Mito!

    ReplyDelete
    Replies
    1. De abreu,

      Chama o seu idolo osmar para a adubacao (atenzzzao para a chamada), o tche para controlar praga, a fafa para fazer topografia, e os irmaos cara da pau para o business plan.

      Tem escolinha do prof raimundo na tv todo dias e dunga ainda esta na cbf. Estamos de volta a 1990!

      Delete
  3. Jonny Rat.. Bons vinhos, mas a que custo? Eu já desisti faz tempo... Gustavo

    ReplyDelete