Monday, August 4, 2014

O Vinho Moderno. Lado Bom E Ruim

A respeito daquela conversa sobre vinhos modernos:

Definicao do vinho moderno: Tenho duas, grosseramente.

1. Vinho feito com tecnicas, maquinario, laboratorio, cuidado e higiene das mais avancadas. 

2. Vinho frutado em excesso, muita madeira, madeira artificial, tecnicas para aceleracao do envelhecimento do vinho, leveduras artificiais, adicao de componentes para dar equilibrio a acidez, taninos, acucares, alcool e arredondamento final.

Pode haver 1 sem 2, mas nao existe 2 sem 1.


Enquanto que ninguem pode negar que houve muitas melhorias com a adocao de tecnologia no mundo dos vinhos, tambem houve muito excesso na utilizacao dessas melhorias que constantamente beiram a fraude na producao quando nao muito produzem produtos que sao pura falsificacao.

Defendo tecnicas modernas na producao do vinho, sejam essas podas corretas, controle fitossanitario, refrigeracao durante fermentacao controlada, armazenagem, e na medida do aceitavel substancias (ha opcoes como o classico enxofre ate outras mais modernas, cujos maleficios para saude nao sao completamente certos ainda) para manter o equilibrio do liquido durante os anos que seguem.

Mas paro por aqui. O que tenho contra o vinho ''moderno'' he a aceleracao forcada do envelhecimento do vinho (grandes vinhos que levam 10 anos para estarem "prontos" saem de fabrica prontos para consumo), e tudo que foi mencionado no item 2. Tambem reconheco que em muitas vezes as uvas estao fora do padrao de colheita (principalmente por problemas climaticos) e dai o enologo tem que dar uma batizada no vinho. 

Reconheco que seria melhor que todos tomassem um vinho australiano/chileno/argentino/americano/europeu de U$D 1.50 a garrafa nas refeicoes que coca-cola, guarana jesus, ou ainda tang (e genericos), mas tambem torco para que os consumidores aprendam (utopia??) a discernir vinho bom de vinho feito com tecnicas que disfarcam defeitos e problemas e assim mandem mensagem as industrias do mundo todo: No more rubbish shitty wines.

Duvido que nao haveria uma correcao forte na maneira como sao feitos essa porcaria de bilhoes de litros. Mas...








2 comments:

  1. JR,

    Fato que sempre questiono, e que ainda não formei opinião, é a utilização das leveduras selecionadas na fermentação para uma aromatização específica . É interferência humana na vinificação, como outras do plantio, para incremento de qualidade. O vinho classificado como Natural, utiliza na fermentação somente leveduras originais( autóctones); meu questionamento é como considerar o vinho de fermentação com leveduras selecionadas ? Hoje está postado no site da revista Decanter interessante matéria sobre o tema, e minha dúvida perdura. Leia e tire suas conclusões. Abraço.

    http://www.decanter.com/people-and-places/wine-articles/587335/yeasts-do-you-know-what-s-flavouring-your-wine?utm_source=Eloqua&utm_medium=email&utm_content=news+alert+link+05082014&utm_campaign=Newsletter-05082014

    ReplyDelete
    Replies
    1. Great stuff.

      Ex-futuro winemaker frustrado aliviado.

      Delete