Tuesday, September 2, 2014

Adeus Aos Mais Experientes? Adeus A Paciencia? Goodbye Adegas Com Vinhos Evoluidos?

Me pego pensando se a contratacao de Max Verstappen na F-1 com [nem ainda] 17 anos tem algo a ver com o que acontece no mundo do vinho, seria mera coincidencia ou teria uma correlacao muito forte mesmo. 

Lembremos que nao faz muito tempo uma pessoa normal para ser diretor ou ate mesmo diretor presidente de uma grande empresa precisava caminhar muito. O auge acontecia aos 50 e poucos anos, ou aos 60. 

Eu conheco alguns presidentes de empresas importantes que mal completaram 30 anos. E nem todas sao de IT, algumas sao de automoviles.

Ja chego no vinho.

No automobilismo de competicao o normal era o moleque ficar varios anos em varias formulas ate alcanzar a F-1. Uma boa idade para ser campeao era perto dos 30 anos. Hoje com 27 anos Vettel he tetracampeao. Nem precisou aprender a dosar o equipamento, a escolher a estrategia correta...bastou ser veloz e ter um carro a altura do talento.

Sim, houve um cataclisma no mundo com o mundo digital tecnologico. A molecada de hoje em dia gasta tempo desenvolvendo apps nos computadores. Dos 10 aos 18 anos ja sao 8 anos  com muitas horas acumuladas. 

E-mail ja virou coisa do passado. A mensagem instantanea nos obriga a ler e responder tudo na hora. Recompensas a velocidade da luz, impaciencia, ansiedade, frustracao. . Isso tudo ja he sabido por quem da pitacos aqui. 

Dai me pergunto se (puta, mais uma vez) estamos caminhando  sem volta para uma sociedade do nao esperar para conquistar.


 Eu ainda tenho tempo para deixar vinhos na [caixa de sapato] adega por no minimo uns 5, 6 anos. 

E curtir o ritual de esperar he otimo. Nao he dificil, basta comecar com algumas garrafas e depois o ciclo se completa. Sempre havera uma garrafa pronta. Compra uma garrafa boa por mes e em poucos anos tera uma vez por mes uma delicia na taca. Conquistada com espera.

Mundo estranho, mas parece que a pressa e o imediatismo sera normal para eles...so be it









No comments:

Post a Comment