Wednesday, March 18, 2015

Pre Vendas: Verdades, E Meias Verdades (E Meias Mentiras)

Mais velho que o vinho he o artificio de lancar um vinho para venda antes que esteja no mercado ou sequer produzido. Novidade nenhuma. Bom para vinicolas, lojistas, importadores que conseguem um folego com dinheiro alheio. 

Em tempos de internet como nao ha interacao vendedor/comprador e por consequencia ninguem consegue medir a tom de voz, os olhos, a linguagem corporal (fica facil identificar um picareta ou alguem com credibilidade), ha muito abuso de qualidades nos produtos. So ler qualquer propaganda que chega carregaaaaaada nas caracteristicas dos vinhos. Cada negocio melhor que o outro. Todo santo dia. Aromas e gostos fantasticos em vinhos de R$ 18.90.

Recebo sempre e-mail dizendo que os melhores vinhos da regiao estarao disponiveis em alguns meses e que basta pagar  (geralmente fica em ) 50% do valor proposto como reserva que em pouco tempo estarao na minha casa.

Problema dessa turma he nao dizer a verdade total. Aqui a traducao do que dizem:

"Estamos sem fluxo de caixa e atraves de seu pagamento poderemos pagar por boa parte dos custos totais. Em caso de nao obtencao do dinheiro nao conseguiremos prosseguir com a importacao e vamos ter que devolver seu dinheiro que possivelmente foi comido pelo cheque especial. Claro que os vinhos estao disponiveis para qualquer um, he que no nosso caso so tivemos que solicitar que colocassem etiquetas nas garrafas."

Bastaria dizer o que algumas importadoras e lojas dizem abertamente: Voce he nosso socio nessa transacao comercial. Deposite tanto ate dia x/x que assim que chegarem os vinhos faremos a entrega com emissao do ultimo boleto.

Empresas honestas tendem a durar por muito mais tempo que as ''criativas''. O modelo atual de comercio de vinhos online expoe algumas falhas de carater bananico e isso os consumidores ja perceberam faz tempo. 

Cheers

Image result for dirty rotten scoundrels

2 comments:

  1. JR,

    Comprar en primeur não é para amador, fazer hedge é aposta de profissional. Leia as opiniões divergentes de profissionais para o lançamento en primieur da safra 2014 de Bordeaux. Tô fóra !! Abraço.

    http://www.decanter.com/bordeaux-2014/en-primeur-coverage/588101/bordeaux-2014-is-this-a-watershed-year-for-en-primeur?utm_source=Eloqua&utm_medium=email&utm_content=news+alert+link+23032015&utm_campaign=Newsletter-23032015

    ReplyDelete
    Replies
    1. Caro,

      Vou meramente chutar, mas com menos milionarios chineses e russos comprando tudo por la, eu vou dizer que a bolha de bordeaux comeca a fazer pfsssssssssssssssssssss.

      E outra, o mercado continua soft. Nao tem como haver correria por bordeaux 2014. Ou tem?

      Gostei do artigo. Obrigado.

      Saludos.

      Delete