Tuesday, November 3, 2015

Grandes Picaretas, Pequenas Vendas

Pouca coisa acontece na vida por acaso. Veja o caso do mercado de vinhos no Brasil. Importadores, lojistas, vendedores, consumidores, blogueiros... todos completamente aquém do nível amador.

Há raros casos de sommerliers competentes e ou bem intencionados.

Recentemente testemunhei a seguinte conversa entre vendedora e cliente numa padaria famosa de SP (me pergunto por que tão famosa assim, apesar de eu gostar de ir lá).

“Pode levar esse vinho, a Madonna adora o vinho, ela sempre manda trazer para os USA. Quando ela veio ao Brasil pediu um rose de Provence, mas o Manuel Beatu deu esse vinho para ela e ela se apaixonou” --- Rose de SC.

Cliente desconfiado.

Eu: Conheço essa vinícola, o produto é um lixo que custa caro. Se a Madonna gosta disso é prova que as drogas derreteram o cérebro dela

“Mas você não entende de vinhos, há 7 uvas aqui dentro. Vinho rose especial”

Eu: Esse vinho não vale metade do que custa.

Cliente sai com um carrinho até que cheio de vinhos, mas não leva o lixo sugerido.

E vem a pergunta: Num mercado sério, com pessoas de nível de conhecimento alto haveria espaço para tanta picaretagem e mentira na hora da venda?

Vocês se merecem.



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