Tuesday, March 1, 2016

Mercado Do Vinho: Nunca Antes Na Historia Destepaiz

A onda de e-mails e comunicacoes vinda de todas importadoras fazendo promocoes nao da o tom real do desespero do mercado. Dizem que sempre houve promocoes no comeco do ano, mas essa vem carregada com desespero batendo a porta, vendas baixissimas, indice de calote bem alto. 

Voce que tem um salario, qualquer que seja, ou uma renda garantida nao tem ideia de como estao as coisas por ai. 

Conversei com uma meia duzia de bastante idade ou experiencia que me garantiram que crise com essa intensidade e duracao ao mesmo tempo jamais viram.

Repito: Historico e lamentavel que tinha que ser assim.

Aplicando o mesmo raciocinio seria o caso de prever que algo inedito (nao sei o que) tambem esta por vir?

Ao longo desses anos escrevendo porcamente aqui em alguns comentarios fui acusado de ser pessimista. Mas aprendi a licao bem antes da turma do positivismo: As pessoas no pais nao mudaram, nao melhoraram. O resultado nao poderia ser outro mais diferente do que isso quando os tais ventos de cauda mudaram para o nariz do aviao...

O mesmo vi na Espanha, onde tambem pensaram que seriam uma Suecia em menos de uma geracao. Let alone Ireland.



2 comments:

  1. Olha, o mercado de vinho é meio autodestrutivo quando chegamos a momento de crise, com suas margens bizarras e produtos mais bizarros ainda. Conheço um importador que está trazendo um Lambrusco qualquer e distribuindo para pontos de venda pelo país. Sem margens absurdas, nada. Vende feito água...

    Mas hoje a IstoÉ vem com uam reportagem com a suposta delação premiada de Delcídio Amaral. Jogou álcool na fogueira.

    O Brasil, se um diz tiver jeito, vai levar muito tempo. Mas para começar, precisa cair todo este governo primeiro, não tem outra saída. Se cair o humor já muda e paramos de alimentar a crise, que era meio inevitável, só não precisava ser tão pesada.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Vai levar muito tempo. Nao vejo como de repente isso comeca a ter crescimento sustentavel de somente 2.0% ao anos por 10, 15 anos. Nao ha investimento em produtividade (que poderia ser alcancada de diversas maneiras, so mexendo em leis imbecis e burocraticas ja teriamos uma melhora) acima de tudo. O investimento em pessoas se resume a 80 faculdades por kilometro quadrado que nao significam nada. Tropecou na calcada, entrou no vestibular.

      Eca.

      Delete