Wednesday, June 13, 2012

Grandes Vinhos, Pequenas Vendas

Quando eu era criança pequena em Barbacena eu fiz um giro pela Itália e acabei parando em Montefalco, ultra pequena cittá da Umbria. Cidade como milhares na Itália. Pequena, linda, encantadora e que produz alguma coisa fantástica de vinhos.


A uva em questão de la se chama Sagrantino [di montefalco]. Existem poucas marcas dessa coisa maravilhosa no Brasil e há boas explicações para isso. Primeiro que o vinho na origem custa tanto quanto brunello ou barolo. Segundo que o vinho é de guarda muito longa, demora bastante para se mostrar plenamente e terceiro que o brasileiro gosta de gastar bastante com rótulo. Sagrantino de Montafalco tem pedigree somente junto aos conhecedores de vinho. Os compradores de vinho chileno e argentino ou de bombas europeias famosas nao entenderiam o sangrantino.


Estando na Itália procure por um bom produtor de sagrantino. E prepare AQUELA COMIDA FORTE para encarar o vinho. Bon appetit!!! (significa bom apetite em português).


A foto até parece que é de Valinhos, mas é de Montefalco mesmo.







5 comments:

  1. João,
    No evento do Gambero Rosso, provei um ótimo Sagrantino, o Colpetrone 2006. Advinhe? Não tem importador (ou não tinha) pro Brasil...
    Abç.

    ReplyDelete
  2. Meu cunhado vai para a Itália em agosto. Acho que vou pedir para ele trazer um trem desse aí para mim.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Doni.

      Peca uma garrafa magnum. Cunhado serve para essas coisas.

      Sds

      Delete
    2. Quanto deve custar uma dessa? Pois ele é mais pão-duro que o Tio Patinhas. Se eu pedir algo caro, ele não vai trazer, mesmo que eu dê o dinheiro assim que ele chegar. Vai inventar uma desculpa qualquer.

      Delete
    3. Doni,

      15.00 Euros na vinicola, uns 35 Euros nas vinotecas.

      Mais de 100%. Quem que he o fdp mesmo? Italiani i braziliani, tuto eguali.

      Delete