Tuesday, January 15, 2013

Vale Dos Vinhedos Como "Melhores Destinos Dos Vinhos E Viagens Em 2013". WTF???

Pronto. Mais uma revista fala que o Vale dos Vinhedos esta entre os 10 melhores lugares produtores de vinhos que merecem uma visita em 2013.

O link esta aqui http://www.winemag.com/Wine-Enthusiast-Magazine/Best-Of-Year-2012/10-Best-Wine-Travel-Destinations-2013/

Ficaram loucos ou sao ignorantes ou puxa-saco os que pensam que a Serra Gaucha tem qualidades visuais que batem ou empatam com as regioes vinicolas do mundo todo??

Ha paisagens belissimas no Brasil e nem mesmo a chatice dos politicos, a violencia diaria, a corrupcao, e o custo de vida surreal  tiram o merito desses lugares, mas... para mim a revista quis fazer media com todas as regioes possiveis que coubessem de 1 a 10 (ha exemplos tontos na lista tambem)

Nao da para comparar as mil e umas regioes produtoras em New Zealand, Italia, Espanha, Portugal (douro), Slovenia, Croacia, Oregon, California, Argentina, Chile, Africa do Sul, Australia com qualquer serra daqui. Menas, turma, menas....


Nem tao bom quanto dizem, nem tao ruim. 

Atualizacao: Mocada, pelo amor de Anita Garibaldi, Neguinho do Pastoreio ou qualquer outro santo gaucho: Estou falando claramente no artigo que a serra nao merece um top 10 em relacao aos outros destinos (milhares) que existem por ai (para nao falar que a revista nao sabe onde fica a serra e o rio de janeiro). Tudo questao de comparacao. Ninguem aqui (eu) falou que o lugar nao presta. Ja fui la e ja me diverti. Bonito, so isso. Nao tenho planos para voltar. Assim como nao volto a muitos outros lugares (dentro e fora do pais). E valeu pelas muitas opinioes. Todas. Ponto final.

Realmente o Adriatico perde em beleza para qualquer corrego por ai. So ir ate la e conferir....



20 comments:

  1. Se o m2 da “Expovinis” ja era, os mais caros de qq exposiçao de vinhos internacional, agora com esta materia paga vai para o high level, "nunca na historia deste pais...".
    Isso me fez lembrar a decepçao que minha viajada tia teve ao visitar inhotim no ano passado apos ler materia em uma revista estrangeira. Ao expressar sua frustração escutou com justificativas, "é baixa temporada" e "fazemos isso para manter a rusticidade..."!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Espressa,

      em um grande episodio dos Simpsons, Lionel Hutz diz a Marge que a casa nao esta acabada, mas rustica.

      Rusticidade é o #$@&@&

      Delete
  2. Não consegui acessar o artigo, acho que está linkado errado.

    ReplyDelete
    Replies
    1. god damn me. ja foi corrigido, grato a voce, Luiz.

      Delete
  3. Faaala leitao!
    Beleza? Eu to ficando louco ou a dica do cara eh comprar um pao de queijo e um espumante ir na Floresta da tijuca?kkkkk...compra no Rio GRande do Sul e vai comer no RIo de JAneiro?
    Grande abraco

    ReplyDelete
    Replies
    1. E ai Tortel, td bao ai? Janeiro ja comecou com um monte de trabalho.. esse ano vai ser bem melhor pelo jeito. Depois conversamos fora do ar.

      Eu tinha visto essa tontice que voce viu tambem. Da para levar a serio essas publicacoes? Vc acha que quantas vezes por ano algum reporter da revista poe os pes la?

      Abrazo.

      PS: Vem quando para Palmas para tomarmos um guarana jesus gelado?

      Delete
  4. Olha, eu viajo por muitos e muitos e muitos lugares e tenho certeza que a inclusão do Vale dos Vinhedos é muito justa; uma coisa são as belezas, outra é a estrutura, a sinalização, tudo, e o Vale dos Vinhedos é sim uma referência mundial.

    Ainda bem que vivemos num país livre, cada um tem o direito a ter suas opiniões. Um abraço

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola D. Maria. Pais libre, pero no mucho. Ja viu o numero de jornalistas mortos por ano aqui? Mais que no Iraque. Blogueiros de vinhos sao incapazes de apontar algum erro em algum vinho feito pelos amigos que enchem a pancinha deles. Tudo muito falso.

      Com todo respeito, ha coisa muito melhor e mais bonita no pais que o vale dos vinhedos. Ate no Parana ja vi paisagens mais bonitas. Gramado tem mais virtudes que o vale, so para ficar no RGS. Os locais geralmente veem as coisas com outros oculos. Tem a historia da familia ali, as boas experiencias, os amigos....

      Inclusive os produtos que fabricam. Nao importa o tao ruim que seja o vinho;queijo;pastel;broa;caqui;pamonha;linguica... eles sempre acham que nao ha coisa melhor no mundo.

      O fato do reporter ter falado de pao de queijo e parque da tijuca ja mostra que nem sabem onde fica isso. Nao da para levar a serio essa reportagem. Eu ja escrevi ao editor cobrando um absurdo desses. Veremos se escreve de volta.

      Thanks for stopping by. Ate uma proxima.

      SDS

      Delete
  5. Desculpa mas vou discordar de ti,

    desconheço algum turista que foi ao vale dos vinhedos e não se encantou com a cultura daquele povo, com a receptividade e hospitalidade do gaucho serrano ítalo-brasileiro e ão tenha se encantado com a história da colonização italiana brasileira na serra gaúcha e sua história no vinho no país.

    Posso não ter viajado tanto ainda, mas desconfio um pouco deste complexo de que tudo o que é de fora é melhor,

    não vejo um povo frio como o americano e demais povos de língua anglo-saxônica tendo mais calor e hospitalidade na recepção aos turistas a qualquer hora do seu dia-a-dia como na serra

    também não vejo porquê não podemos estar nesta lista, Bento é a cidade com maior qualidade de vida no País, com uma bela infra-estrutura, e porquê não, belas paisagens vitivinícolas, como a dos plátanos...

    enfim, torço para que mais regiões ainda entrem nesta lista, na américa latina o Brasil já é referência em enoturismo... e no mundo não estamos longe.

    abraço

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fala Leandro.

      A questao nao é se Bento é ruim. Nao é nem um pouco. Inclusive tem belezas. MAS comparado a centenas de outras regioes vinicolas pelo mundo, fica beeeeeeeem menos bonita.

      Outro ponto: Nao esta em pauta o calor humano daqui ou dali, ao menos para mim. O que vale como turista para mim é a paisagem, a comida, a cultura. Ja fui a lugares maravilhosos no mundo onde fui tratado muito mal. Acontece.

      Nao gosto do tratamento em Paris, mas ainda assim troco Paris por SP.

      As pessoas no mundo tem problema para aceitar a ideia que independentemente do passaporte o planeta é delas. Que sejam livres para ir e vir, falar e desfalar de quem quiser. Se a comida do Butao é melhor que a de SP, vou comer a melhor. Musica? Idem. Roupas? Idem.

      Mulherada? Puts, melhor que no leste europeu nao ha. Nao tem essa de colombiana, brasileira.

      Voce como agronomo pode cair na california para fazer um mestrado na UC David em vinho. Ja vai voltar (se voltar) diferente.

      Essa conversa de gente fria é balela. Fica frio (sem trocadilho) que todos sao iguais no mundo todo dadas as mesmas condicoes e situacoes.

      Gostos...gostos, cada um tem um, igual a CEP.

      Outro abraço.

      Delete
    2. Aí é que está a questão,

      talvez na tua percepção, numa lista elaborada por ti, pelos teus critérios, o vale não estaria presente.

      Porém a elaboração da lista teve seus critérios, eu vejo muitos pontos positivos em infra-estrutura e receptividade ao enoturismo no Vale dos Vinhedos e assim, posso entender a elaboração da lista e a presença do Vale.

      Me desculpa mas discordamos novamente, tenho vários contatos, amigos, professores que estudaram em Davis e sinceramente o modelo americano de vitivinicultura não é compatível com o meu, então, jamais iria pra lá e não aceitaria os princípios que eles tomam como base.

      No meu caso, as melhores escolas estão na Europa, lá se aprende a valorizar o regional,o que é da gente...

      coisa que o brasileiro deveria aprender bastante ainda pra perder um pouco desse complexo vira-lata.

      O vale dos vinhedos é uma experiência incrível para qualquer turista, assim como outras regiões tradicionais pelo mundo, talvez por estar no teu pátio não dê o merecido valor...

      é isso um abraço!

      Delete
    3. Leandro,

      MEGA interessante o que voce diz aqui:" tenho vários contatos, amigos, professores que estudaram em Davis e sinceramente o modelo americano de vitivinicultura não é compatível com o meu, então, jamais iria pra lá e não aceitaria os princípios que eles tomam como base.

      No meu caso, as melhores escolas estão na Europa, lá se aprende a valorizar o regional,o que é da gente..."


      Vamos la: O que quiseram dizer que o metodo americano nao eh compativel com o seu?? Vinho fast food? Nao de terroir?

      Eu tambem tenho preconceito com vinho americano...talvez seja porque me vem a mente os USA com fast food, holywood, etc etc.

      Ja no que diz sobre europa, a principio concordo. So te lembro que no mundo do vinho ha muito espertinho por ai e que o vinho europeu em GRANDE PARTE nao tem nada de 'vinho da gente da terra'. Um monte de coisa feita as pressas, de industria mesmo.

      Por ultimo, sem defender os americanos: Ha muita vinicola nos 48 estados americanos que eh tradicional, pequena, artesanal.

      Curioso para saber sobre as diferencas entre os dois mundos.

      QUER escrever algo sobre isso e colocar aqui no blog??? Me manda um e-mail.

      SDS

      Delete
    4. hehehe tem mais a ver com o conceito, a filosofia de produção de vinho..

      é claro que isto é uma média, um perfil, mas há exceções como tu citou, em ambos os lados da moeda... quando der um tempo escrevo no meu site, o http:portalvitivinicultura.webs.com

      mas é um assunto delicado...

      acho um pouco pretensioso esse julgamento de o Vale dos Vinhedos não merecer estar no top 10... talvez esteja embutido ai (e pode ser que tu nem tenha se dado conta) um certo gosto pessoal teu com vinhos e alguns produtores gaúchos ou do vale...

      mas mesmo que não esteja, talvez seria mais interessante ver melhor como a revista organizou esta lista e quais os critérios que levaram em consideração e os pesos,

      como disse, mesmo que não considere os vinhos melhores e nem a paisagem a mais bonita, há alguns parâmetros na organização, no desenvolvimento e no perfil do enoturismo do Vale dos Vinhedos que merece respeito nos 4 cantos do mundo.

      Um abraço e confere lá o meu site!

      Delete
    5. Leandro, conferir o site vou. Uma vez semana vou la.

      Eu viajo mesmo bem por ai. Sei do que falo quando comparo regioes. Toscana para mim nao eh grande coisa e parece ser um pecado mortal nao ter que falar bem de la. Por comparacao ha outras muuuuuuuito mais bonitas na Italia.

      O que muita regiao tem que o glorioso RGS jamais tera eh neve a sua vista direita, oceano lindo a esquerda e as vinicolas no centro DURANTE O VERAO. Isso tem demais na europa e Nova Zelandia. Incomparaveis.

      Nao sei se tu sabes (olha ai, usando segunda pessoa), mas vendo vinhos de algumas vinicolas bem pequenas do RGS. Otimos vinhos pelos precos. So noao gosto das grandes corporacoes por motivos filosoficos e de qualidade mesmo. Dia que as minhas vinicolas ficarem enormes, eu mudo de fornecedores. Nesse mundo do vinho nao acredito que nada feito aos centenas de milhares de litros tenha qualidade. Abs.

      Delete
  6. A materia é isenta...isenta de IPI mas pagou IOF!
    nao tem uma musica que diz "conhecer o mundo por cartao postal"? pois é ele pode ter confundido os postais.

    Entendi o texto mais ou menos assim, "O vale é bastante bucolico, gostei de ficar sentado a beira mar, degustando a segunda melhor pina colada do mundo. O que dizer dos pasteis de belem, nossa dos deuses. Uma dica é apos o almoço (recomendo a famosa e local, fogo de chao. prefira os pratos com peixe e de sobremesa va de cartola) caminhar pelo vale e ver as maravilhosas obras de oscar neymar espalhadas pelo vale dos vinhedos.
    resumindo, nem parece que estamos em buenos aires, capital do brasil! E como dizem os locais...axé!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Criativo! Vou checar os precos da LIGT3 para ver se sua sogra esta de bom humor hoje...

      Delete
  7. Putz Ratão, tem gente louco para te colocar na ratoeira e colocar o Enrolando Michel prá te comer.
    Ele é a estrelinha da gauchada que coloca rios de "corretivo" na grande maioria dos vinhos das marcas famosas da região.
    A serra gaúcha é muito legal, sem dúvida.
    Tem uma infraestrutura bem montada e é muito hospitaleira, mas em vinhos o vale não vale o que cobra. Tem coisa boa mas não neste exagero.
    Muito marketing enganoso, muita goma e muito ácido glicérico.
    Modelo cultural italiano??!! com uvas francesas..
    O vale DO é o reduto da gangue que entrou com o pedido de salva guarda contra os vinhos importados.É lugar non grato para quem realmente ama o vinho, sua origem, cultura e história. Eles não tem amor pelo vinho só pela grana..
    Mas vale muito a vista..

    ReplyDelete
    Replies
    1. Relou Nilson. Favor ler atualizacao da materia (final da pagina).

      Ha gente boa no RGS que produz vinhos. Conheco uns par, mano. Gosto dos vinhos que produzem. Compro, vendo, recomendo. E levo paulada quando falo bem de vinho gaucho. Estou virando masoquista mesmo.

      O resto da turma -- grandes produtores? Nao chego perto.

      Bis bald.

      Delete
  8. Eu penso em percorrê-lo de bike.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Se prepara e leva bike boa. Tudo muito ingrid (ingreme) la. Capacete e luvas ajudam. Estou levemente vivo por causa de um capacete.


      Gruessen

      Delete